domingo, 7 de março de 2010

Comunicação Efetiva em Projetos - Qual sua opinião ?

Comunicação em Projetos

Os indivíduos tem várias maneiras de se comunicarem uns com os outros
e, interpretar a comunicação dos colegas requer que você conheça estilo
de comunicação e, de seus colegas.
Entender seu estilo pode melhorar seu relacionamento e sua carreira, deixando as pessoas se sentirem mais a vontade se, voce enfatizar e utilizar certos comportamentos que se adequam a ao estilo de comunicação de seu colega.
Os estilos de comunicação são manifestados no comportamento. Assim sendo, você pode observar como os outros se comportam
para identificar os seus estilos. Em geral as pessoas são mais receptivas a um estilo de comunicação que é semelhante aos seus estilos primário e de suporte.

Comunicação efetiva em projetos requer o entendimento destes estilos de comunicação , que são classificados em quatro:
  • Ação,
  • Processos,
  • Criativo e
  • Pessoas.
Para isso é necessário você examinar as características de comunicação dos seus colegas, veja algumas características abaixo:
Os Criativos
É pensador, rápido e profundo, questiona a si e aos outros consequentemente não acredita que as coisas são óbvias,
parece as vezes saber das coisas antes dos outros, ressente-se de ser cerceado ou ser solicitado a operar de forma bem definida,
aprecia criar estrutura própria a partir do caos, corta caminho através do pensamento tradicional e se permite descobrir novas direções e situações lucrativas, preocupa-se com o quadro global, pode ser impaciente com aqueles que pedem detalhes, pode se preocupar mais com o desenvolvimento de idéias do que coloca-las em prática.
Como agir com os criativos
Pergunte suas opiniões e idéias.
Os Processuais (Analíticos)
Trabalha de maneira continuamente tenaz, fundamenta-se em observações e princípios racionais (lógicos), evita emocionalismo, é cético com relação a novas trajetórias, partindo do que já deu certo no passado. é cético das reações iniciais de terceiros, até que testadas e analisadas, prefere dormir sobre novas idéias, antes de assumir compromissos e evita envolver-se com necessidades momentâneas ou ser afetado por paixões.
Como agir com o Analítico:
Influencie com fatos tangíveis e de sólida evidência, não com opiniões.
Os Produtores (ação)
É um executor, avança criativamente, parece mover montanhas, empolga-se em trabalhar em vários projetos e tarefas ao mesmo tempo. tem inacreditável habilidade em cumprir tarefas, assume compromissos apenas após ter certeza de poder cumprí-los,tem que estar apto a entender e relacionar uma ação proposta com sua própria experiência ou terá dificuldades para dar continuidade, aprende melhor fazendo, ao invés de fazê-lo por análise teórica ou conceitual. é diretivo e decisivo, descarrega suas ansiedades através da ação, é bem organizado, pragmático e conduz incisivamente, impõe altos padrões para si mesmo e para os outros.
Como agir com os produtores
Seja específico
Os Sensitivos (pessoas)
É dinâmico e estimulativo,é caloroso e sensível com necessidades e desejos de outros, pode captar discrepância entre o que alguém fala e o que realmente quer dizer,é introspectivo e perceptivo com relação a pessoas,
é paciente com os outros, é um bom ouvinte, entende a psicologia do comportamento humano, age com base na intuição, baseia-se nas suas próprias reações emocionais e opiniões sobre outros, ao apresentar suas idéias como se fossem fatos.
Como agir com o Sensitivo
Reflita sentimentos de cooperação ao invés de competição
A Regra de Ouro esta errada !

Ela nos diz parar tratar os colegas como gostaríamos de ser tratados. Parece legal, mas você pensa realmente que uma pessoa reservada gostaria de ser tratada da mesma maneira que alguém mais extrovertido ?

3 comentários:

  1. Informação interessante nesse seu post.
    Existe uma pesquisa no grupo Gerenciamento de Projetos do Linkedin a respeito da eficácia da comunicação cujo resultado deve ser bastante interessante.

    http://www.linkedin.com/redirect?url=http%3A%2F%2Fspreadsheets%2Egoogle%2Ecom%2Fviewform%3Fformkey%3DdFE3V1RxU3dsanpIUkItdnR3WW94Tnc6MA&urlhash=PkLj

    /Giovani Faria
    http://gerenciamentoestrategico.wordpress.com/

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  2. O ambiente influencia a comunicação e isto já está deverás demonstrado pela ciência durante toda a história da humanidade. Diante das afirmações acima, adicionadas ao meio ambiente gostaria de ressaltar uma técnica pouco explorada em gerenciamento de projetos e nos meios empresarias que faz toda a diferença no processo de comunicação: O Efeito Pigma Leão: Se criarmos um ambiente adequado a comunicação que seja capaz de deixar os interlocutores à vontade, de acordo com os modelos propostos no texto acima e adicionalmente a isto criarmos um senso de feedback positivo, podermos em 85% das vezes obter o que precisamos durante o nosso processo de comunicação, evitando desta forma o re-trabalho e perdas causadas pelo processo comunicativo que produzem efeitos negativos nos projetos empresariais.

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  3. Acredito de a falha de comunicação seja um dos fatores para o não sucesso em projetos.

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