sexta-feira, 16 de março de 2012

Kanban! a Gestão Visual

Kanban! a Gestão Visual


Publicado em: 16/03/2012  |  Leituras: 59 |  Fonte: Redação Qualidade Brasil | Hora: 00h09min 

comentar

Quadro KanbanFoto: Reprodução
Quadro Kanban
Kanban na realidade já é uma prática antiga muito utilizada, talvez a sua empresa já utilize está técnica e você não tenha notado, mas os seus resultados ajudam e muito no dia a dia, facilitando o processo de produção em todas as suas etapas, então vamos agora entender um pouco mais sobre sua origem e tambem de sua prática.
Kanban é uma palavra japonesa que tem como definição os termos Registro ou Placa invisível, isso mesmo, é através da identificação no fluxo do processo que o mesmo auxilia, podendo ser cartão, luzes ou caixas entre outras tantas técnicas utilizadas.
O Kanban é muito utilizado nas industrias automotivas em linhas de produção ajudando a controlar a Quantidade necessária entregue para cada etapa de um fluxo de manufatura e estoque, em caso desta quantidade se esgotar o aviso retorna ao seu ponto de origem gerando um novo pedido de mais peças ou não, criando assim um fluxo automático de produção, gerando resultados na produtividade.
Temos 2 tipos de Kanbans, sendo eles Kanbans de Produção ou Kanbans de Movimentação, agindo diretamente ao local de armazenagem de matéria prima, onde no uso deste acaba não sendo necessário a utilização de formulários, sistemas e até outra prática utilizada pela empresa.
O investimento para implementação é consideralvemente baixo, claro, isso depende do porte da empresa ao qual o mesmo será utilizado, mas no caso de uso de Quadros de cartões de sinalização ou identificação para os processos, o Kanban acaba se tornando a melhor ferramenta na busca pela sintonia perfeita da produção e estoque, pois além de sua didática o mesmo ajuda diretamente a não deixar o estoque sem produto, evitando atrasos ao clientes.
Quando no uso de caixas ou cartões para a produção, o objetivo é produzir somente o necessário para o estoque um determinado produto, retirando assim o excesso na produção e também no estoque.
Diretamente ligado ao sistema de produção o Kanbam ajuda no sucesso do Sistema Enxuto ou Just in Time, não tendo claramente a mesma técnica do Just in Time.
Pesquisando descobri um termo que define claramente o que é o  Kanban, gestão visual no controle de produção e estoques.
No caso de Kanban realizado através de Quadro de Cartões, o cartão poderá estar em no máximo dois locais, ou ele estará anexado ao Quadro ou estará na produção, ou seja, quando o mesmo estiver anexado ao produto, após seu uso ele retorna para o Quadro, logo após o mesmo fará parte de uma nova solicitação de fornecimento deste produto em questão.
Através da Gestão visual deste cartões, podemos nos orientar com as cores, como no quadro abaixo, onde podemos identificar a criticidade de produção definida pelo estoque.

Este processo de Kanban auxilia os operadores de determinado processo a identificar qual a necessidade de produção, tendo através destes cartões a programação exata para a mesma, digamos que seria uma exata conexão entre estoque e produção.
Em caso de não encontrar cartões no Quadro esta produção deverá ser Interrompida pois o estoque em questão já está no seu limite máximo.
Além do cartões tambem temos o sistema de caixas empilhadas na vertical, estando em locais demarcados com cores diferentes, funcionando da mesma maneira que o Quadro, ou seja, quando o nivel chegar ao máximo ou na cor vermelha quer dizer que haverá a falta de peças para o cliente.
Em caso de não houver mais caixas vazias no local, siguinifica que não a mais necessidade de produção de uma determinada peça para o cliente, pois as mesmas estão em produção ou em estoque.
Fica a dica do Kanban, talvez você já tenha visto ou utilizado, esta técnica apesar de simples é uma das grandes ferramentas utilizadas em indústrias de automoveis entre outras.

Abaixo na galeria de fotos coloquei alguns exemplos de imagens sobre o Kanban onde você poderá tirar algumas ideias muito práticas para começar sua Gestão visual.
Boa sorte!
GALERIA DE FOTOS:
Kanban no 5s
Kanban por setores
Kanban! a Gestão Visual
Kanban, controle visual
Modelo de caixas Kanban
Modelo de cartões Kanban
Quadro Branco com Post It
Quadro Kanban
Sistema automatizado com Kanban
Sistema Kanban Online

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário