quarta-feira, 18 de abril de 2012

Qualidade: G.U.T Priorizando Ações


Publicado em: 18/04/2012  |  Leituras: 141 |  Fonte:  Zafenate DEsiderio  

A ferramenta G.U.T tem como função priorizar ações ou atividades a serem realizadas durante o processo de melhoria, selecionando variáveis de um projeto.
G.U.T (Gravidade, Urgência e Tendência) é umas das ferramentas que podemos aplicar a qualquer momento de forma direta nas ações de grupos internos da Qualidade, aplicando seu uso simples através da avaliação de 3 fatores.
Primeiramente devemos relacionar os itens que serão priorizados em uma tabela, considerando os fatores Gravidade, Urgência e Tendência.
MODELO DE TABELA GUT
Grau de Gravidade
A Gravidade representa o dano ou prejuízo que a situação acarreta. Portanto devemos considerar 5 níveis de avaliação.
Nível de Gravidade
Grau de urgência
A urgência representa o tempo de que se dispõe para resolver a questão e responde por duas categorias de tempo: Quantidade e Qualidade.
  • Quantidade é a disponibilidade do tempo relacionado ao prazo.
  • Qualidade é a disponibilidade do tempo relacionada à oportunidade do momento.
Portanto devemos seguir o mesmo conceito de avaliação do item anterior e aplicar o método de avaliação sobre 5 níveis.
Nível de Urgência
Grau de Tendência
A tendência representa o que poderá acontecer se nada for feito a respeito, neste caso responde pelos aspectos ou fatores mais desvantajosos da situação, seguindo também sua avaliação através de 5 níveis.
Nível de Tendência
Após entendermos o nível de cada fator a ser avaliado, vamos aplicar o uso da tabela para registrar os resultados, lembrando que esta mesma avaliação deverá estar assegurada por evidências.
Então no exemplo abaixo aplicamos para o problema 1 Gravidade = 5 , Urgência = 5 eTendência = 5 que totaliza 125, pois neste devemos multiplicar cada fator resultante conforme o exemplo, neste caso então temos a prioridade mais critica sobre o problema 1 que requer uma atenção mais urgente devido ao seu nível de Gravidade e sua tendência.
Tabela de Priorização
Portanto o G.U.T torna-se uma ferramenta estratégica para priorização de ações com objetivo de solucionar problemas nas organizações e projetos, lembro que a equipe envolvida deve estar capacitada  para compreender sua importância diante da avaliação no andamento deste projeto de melhoria, para que o resultado final seja garantido.
Então esta é mais uma maneira que podemos agregar na solução e melhoria sem perda de tempo e ao mesmo tempo cito que muitas empresas utilizam da mesma prática do G.U.T através de outras ferramentas administrativas, porém neste caso temos uma sistemática diferenciada que estarei falando em outro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário