domingo, 17 de junho de 2012

Método 8D de Solução de Problemas


Quem nunca herdou ou executou um projeto de produto ou  serviço ou projeto com problemas  de qualidade  que atire a primeira pedra...ou melhor, quem nunca teve que reclamar dos famosos problemas recorrentes?  Pois é...bem corriqueiro não ? 

O  “o método das 8 disciplinas”  indica  como se deve agir para resolver de verdade um problema, de verdade porque tenta-se acabar com problemas recorrentes. Este método foi utilizado pela primeira vez em 1987 pelo governo do EUA (8D-like).

O método das 8 disciplinas, é uma abordagem para solução de problemas ocorridos em produtos ou processos que  tem o intuito de identificar, corrigir e eliminar problemas recorrentes. 


A ideia é aumentar a sinergia entre os indegrantes da equipe de modo que todos possar dar sua contribuição para a solução do problema. 


No 8 D acredita-se que, a equipe (o todo) é melhor do que a soma dos seus membros (partes). Desta forma as indicações para solução de problemas se dá pela ação da equipe. 


Na figura abaixo discorro sobre as etapas:

 1 – Estabelecimento (Formação) da Equipe 

Nesta etapa faz se a definição dos membros da equipe que trabalharão para solução do problema, a 
definição dos papeis de cada membro é muito importante é espinha dorsal para o sucesso no processo de tomada de decisão
manter a equipe certa é o que definirá a solução efetiva.  Um ponto importante fica para o líder da equipe, este deve ter as habilidades de líder e das ações necessárias para sanar o problema:
  • Selecionar membros da equipe de diversas áreas que possuam conhecimento do produto e do processo e que possam auxiliar na resolução do problema identificado;
  • Verifique se a equipe possue o tamanho adequado e o apoio necessário
2 – Descrição do Problema

O problema é descrito em termos mensuráveis, verifica-se o mesmo é interno ou externo. Nesta etapa é que se tem em detalhes a localização e o definição clara do problema. Geralmente para identificação e detalhamento do problema usa-se o método 5W2H: O que (What), Quando (When), Quem (Who), Onde? (Where), porque? (Why), Como? (How) e Quanto (How much).


Saber realmente definir o problema é o meio caminho para uma solução efetiva!


3 – Desenvolvimento de plano de contenção Provisório

Quando o problema estiver ocorrendo, pode-se pensar em uma ação paliativa (acho que esta é a palavra ideal), o problema não é resolvido por completo, mas há um bloqueio momentâneo até que se encontre a solução definitiva, isto é, isole o efeito do problema até que sejam implementadas as ações corretivas).


Uma ação de contenção eficaz minimizará o efeito negativo que o  problema trouxe ao cliente


4 – Definição e Verificação da Causa(s) Raiz

Nesta etapa são identificadas todas as causas essenciais que podem explicar a ocorrência do problema, São testadas as causa potencias e identifica-se as alternativas de ações para eliminação desta causa raiz. Para a verificação das causas raízes é utilizado o ‘Diagrama de causa e efeito’.


Causas que quando excluidas resultarão na eliminação total do problema

5 – Definição das Ações Corretivas Permanentes

Após a definição das causas básicas, são definidas as ações de correção a serem aplicadas nesta causa para que o problemas seja resolvido de forma permanente. Quando ocorre de através de um ‘brainstorn‘ a equipe chegar a mais de uma solução para a causa, pode se escolher a melhor ou prioritária usando o consenso da equipe.


A escolha deve ser bem estudada para economizar recursos


6 – Avalie e Executar Ações Corretivas Permanentes (Figura da SETA) 

Nesta etapa é feita a verificação da eficácia das ações permanentes, aplicada as causas raízes. Faz-se o controle das ações de modo que se assegure a eliminação da causa raiz.

               A ação correta implantada é bem controlada e significa o problema resolvido

7 – Evitar (Impedir) Recorrências

Este é ponto final da resolução do problema, nesta etapa é necessário que se tenha uma ceta segurança quanto a resolução definitiva do problema. A causa raiz e analisada de maneira a impedir que o problema, ou um similar venha ocorrer.


É melhor prevenir do que remediar


8 – Reconheça a Equipe

Nesta etapa, o problema deve estar resolvido, e a não reincidência assegura. Aqui são feitos os reconhecimento tanto da equipe, quando dos esforços individuais. Por fim, o compartilhamento do conhecimento adquirido na resolução do problema deve ser compartilhado com toda a organização.


O reconhecimento é essencial!!!




Esta disciplina pode ser aplicada a qualquer área, para os colegas de Tecnologia de Informação, ai vai minha recomendação, as atividades de testes no desenvolvimento de software são de alguma forma o ponto de melhor encaixe destas disciplinas. Isso não que dizer é claro que o conjunto de etapas não possa ser aplicado no processo de desenvolvimento como um todo.




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