quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ferramenta de Qualidade – Diagrama de Pilar (Pillar Diagram)


Entender meramente o processo não é base suficiente para que se tome uma ação, você precisa entender os seus dados, analisar o processo e resolver o problema. 
Ação sem análise é tentativa e erro... 


Análise é necessária para que seja possível tomar a decisão certa.


Irei apresentar aqui uma ferramenta nova para analisar o problema. 
O nome adotado em português foi a melhor tradução que  pude encontrar para esta ferramenta que considero prático e de fácil uso, adotei este nome por que graficamente ela se assemelha a pilares sobrepostos na horizontal, em ingles se chama Pillar Diagram.

Um diagrama de causa e efeito é uma ferramenta poderosa para a análise de um único problema e identificar todas as suas possíveis causas. Às vezes, uma equipe de projeto pode querer analisar uma situação em que múltiplos problemas estão relacionados a múltiplas causas, todos os quais são geralmente conhecidos ou podem ser identificados facilmente e, existem em número limitado. O diagrama de Pilar permite que uma equipe de projeto consiga exatamente isso. O diagrama de pilar é uma combinação de um diagrama de causa e efeito e o diagrama inter-relação. Ele aborda vários problemas (causa e efeito diagrama aborda apenas um) e mostra as relações entre um conjunto limitado das causas e resultados. o diagrama inter-relação é usado para determinar as relações entre todos os elementos que contribuem em um sistema. A finalidade de um diagrama pilar é identificar as causas relacionadas com vários resultados.
Para criar um diagrama de pilar:


1. Construa o diagrama de Pilar identificando os resultados depois as causas. Resultados e causas são representados por caixas empilhadas uma em cima da outra como uma pilha de caixas
2. Conecte causas com resultados relevantes utilizando setas. Analise cada causa contra cada resultado em pares sucessivos. Se houver relacionamento relevante da causa com resultado, conecte a caixa de causa com a caixa de resultado utilizando setas.
3. Contar as setas de cada causa
4. Identificar as causas raiz. Causas com a maior quantidade de setas são as causas raiz também; isto é; causam influencia na maioria dos resultados.
Um exemplo de como o diagrama de Pilar pode ser usado para analisar múltiplas causas e resultados relacionados a relatórios mensais atrasados



Para construir o gráfico, a equipe do projeto primeiro determina quais resultados deveriam ser analisados. Partindo de um gráfico de Pareto e chek cheet  a equipe decidiu considerar erros relacionados a faturamento. Erros relacionados a Número de Cobrança, horas cobradas, código de viagem, código de material e código de custo direto geraram erros de faturamento.Envio fora do prazo falta de anexos pode causar retorno do relatório para correção e atraso no pagamento. A equipe determinou que os erros relacionados a data, período de cobertura, e numero de copias sao erros que ocorreram apenas uma vez e não incluíram no diagrama de Pillar. O próximo passo foi considerar as possíveis causas que podem estar afetando o processo.
Eles identificaram 5 causas (figura acima); depois analisaram cada causa contra cada resultado e determinaram se havia relacionamento existente entre os dois. Se fosse um relacionamento aparente, desenharam uma seta da causa para o resultado. Contando o numero de setas para de cada causa notou-se duas causas: Entrada Errada e Erro de Processamento pareceu terem maiores influencia nos resultados e foram , portanto a causa raiz. Ações de melhoria de processo para remover estas duas causas deveriam produzir melhoras significativas no desempenho. O diagrama de Pilar não permite uma analise profunda da causa e não é uma ferramenta de decomposição como o diagrama de causa e efeito. Uma análise subsequente usando diagrama de causa e efeito pode ser necessária antes de se adotar ações efetivas de melhoria. Por exemplo, pode ser necessário analisar “Entrada Errada”  mais profundamente para identificar as causas raiz.

Concluindo

O método de aplicar o diagrama de Pilar endereça o valor das causas, ele não endereça o valor do resultado. O que é um assunto diferente que deveria ser endereçado talvez por Pareto.

Bom uso !
Twitter: nelsonrosamilha
http://br.linkedin.com/in/rosamilha
Fonte: Project Quality Management: Why, What and How

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