domingo, 1 de julho de 2012

Resolvendo Problemas de Projetos / Qualidade com a ferramenta 5 Whys





5 Whys

Um problema é simplesmente um gap entre a realidade e expectativas. Em um mundo onde as expectativas de nossos clientes estão continuamente aumentando, novos gaps aparecem, por isso metodologias robustas de resolução de problemas são necessárias, esta é uma das ferramentas de trabalho. Inventado em 1930 pelo pai de Kichiro Toyoda Fundador da Toyota cujo nome era  Sakichi e tornou-se popular na década de 70.
Para aumentar as chances de voce identificar a causa raiz dos problemas e posteriormente serem alvos de melhorias, voce pode utilizar esta ferramenta, que é chamada 5 Whys.  A ferramenta permite a equipe pensar “fora da caixa” de maneira ampla sobre causas para problemas observados. A ênfase é pensar sobre o que esta acontecendo com o processo.  Este método vai ajudar você a prevenir que a equipe fique satisfeita em adotar soluções superficiais que não irão corrigir o problema no longo prazo.

A ferramenta oferece alguns benefícios quando atinge certa maturidade:

·        Simplicidade
·        Efetividade
·        Compromisso
·        Custo Zero
·        Compreensão
·        Flexibilidade

Como utilizar:

  1. Selecione a causa (do diagrama de cause e efeito  ou gráfico de Pareto)
  2. Tenha certeza que a equipe tenha o mesmo  entendimento do o que a causa significa (“Why 1”)
  3. Pergunte porque este problema ocorreu (“Why 2”)
  4. Selecione uma das razões relatadas na pergunta anterior e questione “Porque isto ocorreu? (“Why 3”)
  5. Continue neste processo até que você perceba que atingiu a causa raiz do problema



Veja o exemplo abaixo:


Dicas:

Não há nada sagrado sobre o número 5. Algumas vezes você pode atingir a causa do problema bem antes ou mais adiante.  Na verdade isso não é uma regra, é só uma orientação para buscar exaustivamente as causas de um problema evitando parar no primeiro ou segundo porquê. Vá em frente, pois quanto maior a precisão, melhor será o resultado. Esse método em certos casos fica um pouco limitado, pois várias poderiam ser as ramificações e conteúdos das causas, por isso, eu sugiro conhecer também o Diagrama de Ishikawa, famoso Espinha de Peixe ou Causa e Efeito.
Sabendo agora onde está o problema é mais fácil traçar um plano para sua correção. Um dos segredos dos 5 porquês, é responder as perguntas da forma correta e com critérios investigativos.

Bom uso !


Twitter: nelsonrosamilha (siga-me , todo dia tem algo novo de gestão de projetos que pode ajudá-lo, inclusive, vagas de empregos)
Linkedinhttp://br.linkedin.com/in/rosamilha

Endereçando as dores do cliente - O Mapa da Jornada do Cliente

Continuando nossa conversa sobre o mapa da jornada do cliente onde escrevi sobre conceito e benefícios do mapa da jornada do cliente (meu ...