quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Coisas que voce não deveria fazer quando gerencia um projeto

Coisas que você não deveria fazer quando gerencia um projeto

Como gerentes de projetos, fomos treinados (quando muito...) a sermos otimistas,  olharmos a luz no final do túnel...enquanto há vida há esperança, focarmos no que pode e deve ser feito ao invés de não pode ou não dá...Embora, a medida que progredimos na carreira você irá perceber que as coisas não são bem assim...Bem, aqui vai algumas dicas do que você (inclusive este autor) não deveria fazer quando gerencia projetos. 

1. Nunca assuma a primeira resposta que você recebe como fato  ou verdade

Gerentes de projeto estão sempre em negociações permanentes e incessantes. Todos os seus dias são compostos de datas, custos, entregas e prazos. 
Com isto você sente-se "obrigado" a responder com rapidez, pronto, primeiro erro... Ou ainda pior assumir a primeira resposta como verdade.

Nunca assuma que a primeira resposta que você recebe como fato seja a verdadeira, se, esta resposta  não atende às suas necessidades. 

Em vez disso, encare isto como ponto de partida para uma  negociação/discussão. Todos nós já estivemos na situação em que um recurso vai estima um número ridículo de horas para executar uma tarefa. E, quando você se aprofunda nos detalhes, e faz as perguntas certas... Você descobre rapidamente que a tarefa pode ser feita em uma fração do tempo original citado.
Pode parecer forte, mas recursos executam o trabalho ao longo do período de tempo possível e disponível, isto é, estimado por eles (é natural)...

Gerentes de projeto devem ser treinados para reconhecer quando isso esta acontecendo e rapidamente por fim a esse comportamento, esta mudança cultural tem que ocorrer, polêmico não ?

2. Bom senso

É fácil você se perder na metodologia de gestão de projetos, atualizando checklists, seguindo processos e procedimentos enquanto o seu projeto sai do controle.... Claro que metodologia deve ser utilizada, mas use o bom senso! Sua função é tomar decisões sensatas e utilizar de criatividade e inovação para fazer com que as atividades sejam executadas e o projeto entregue.

Pode parecer confuso você quebrar o processo ou modificar os procedimentos, mas lembre-se que você precisa entregar um projeto que traga valor para a organização e não apenas um monte de papel!

3. Gerencie seu stress pessoal e evite respostas emotivas

Gerenciamento de Projetos é difícil e pode ser estressante. O trabalho pode parecer difícil e inconcebível. Mas é o seu papel enfrentar este caos de maneira imperturbável. Lembre-se você esta a frente de sua equipe e, o peso da política, prioridades, indecisão e críticas recaem sobre você. É necessário proteger sua equipe para que possa segui-lo com segurança.  Não torne as coisas piores. 

A equipe precisa saber que você tem o controle da situação

4. Não faça o trabalho de sua equipe !

Imagine a cena, sexta-feira , cinco e meia da tarde....
Voce gerente de projetos esta verificando o último pacote de requisitos (já que voce tem experiencia nisto, aproveitou para verificar..) que será entregue ao seu cliente na segunda-feira de manhã, e percebe que que há erros e voce mesmo pode corrigir !

Voce reluta e decide não chamar seu funcionário de volta para fazer a correção, afinal de contas somos uma equipe e voce precisa demonstrar que pode ajuda-los. Não estou falando sobre voce ser parte da equipe ou colaborar com eles... temos um problema causado ppor voce, todos devem respeitar a função dos colegas , sua função não é ser Analista de Requisitos e sim Gerente de Projetos. 

Mantenha isto claro para todos, papeis e responsabilidades e, chame-o de volta.

5. Não escale muito cedo ....ou muito tarde

Escalar é uma arte. Quando voce escala muito cedo as pessoas pensam que voce não consegue resolver nada e qualquer coisa voce pede ajuda...Se voce escala muito tarde, voce rapidamente perderá credibilidade e efetividade e, rapidamente sua carreira como Gerente de Projetos enfrentará problemas na empresa.. Não há uma ciência para escalação de problemas, aprender com o passado ajuda. Recomendo que você sempre procure identificar áreas que potencialmente podem "incinerar" seu projeto e impactar a organização;  mantenha forte foco nestas áreas e, tenha certeza que voce entenda o que é importante e necessita de atenção extra.

6. Não se atole nos detalhes

Vamos enfrentar isto...Gerente de Projetos adora detalhes. Nós gostamos de saber como as coisas funcionam, gostamos de entender o que faz com que as pessoas tomem as decisões em funçao dos detalhes tecnicos. Isto pode deixar voce sobrecarregado de trabalho e, como consequência...voce ja sabe....Tente ficar longe deste tipo de atividade o máximo que puder, isto é trabalho para seus colegas experts, seu trabalho é pavimentar a estrado do projeto.

7. Não declare vitória muito cedo

Voce pode ver a luz no final do tunel a medida que o projeto se encerra! Mas nunca assuma que voce chegou la ! Não se deixe cair na armadilha, finalize o projeto 100 %. A verdade é que voce pode não saber o que voce não sabe ! Problemas inesperados podem estar rondando..e voce precisa estar atento !  

Bom uso !
Twitter: nelsonrosamilha
http://www.facebook.com/nelsonrosamilha (página de projetos e excelência operacional)

4 comentários:

  1. Nelson,
    Exclente colocação. Na maioria das vezes a luz no fim do túnel é uma locomotiva em sentido contrário.
    Se me permite, eu daria mais uma dica: Não assuma aquilo para o qual não lhe foi dada autonomia, com certeza você será exaustivamente cobrado e penalizado pelo insucesso.

    Nelson, parabéns pelo trabalho. Sempre nos brindando com informações úteis para o nosso dia-a-dia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Marlene muito obrigado, eu realmente espero que nossos colegas contribuam com um pouco de conhecimento e agreguem valor como voce !

    ResponderExcluir
  3. Nelson, boas dicas.

    Só recomendo atentar mais para a parte ortográfica e gramatical.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, muito obrigado pela crítica construtiva, acabei de fazer uma revisão do texto.

      Excluir