segunda-feira, 17 de setembro de 2012

TRIZ - Teoria para Solução Inventiva de Problemas (Inovação?)


TRIZ

Teoria para Solução Inventiva de Problemas

TRIZ é a sigla para as palavras russas que, em português, significam Teoria para Solução Inventiva de Problemas, 

A TRIZ começou a ser desenvolvida em 1946, por G. S. Altshuller, na antiga URSS. Altshuller trabalhava na Marinha da URSS e era, ele próprio, um inventor. Desde o início, a abordagem de Altshuller diferiu dos métodos desenvolvidos no Ocidente, como o brainstorming, o método morfológico e a análise de valor. Isto porque Altshuller focalizou-se não no estudo do processo de solução de problemas ou nas personalidades criativas, mas, nos produtos do processo criativo: as patentes. Ele procurou definir e analisar os processos envolvidos na obtenção das soluções inventivas contidas nas patentes.

Altshuller diferenciava os tipos de problemas entre conhecidos e novos. Os primeiros são aqueles que podem ser resolvidos procurando em livros, revistas ou consultando um especialista. O segundo tipo de problemas são aqueles para os quais não existe, no momento, solução. Este segundo tipo foi denominado de problemas criativos ou inventivos e é, fundamentalmente, para os quais Altshuller desenvolveu sua teoria.

O estudo de mais de dois milhões de patentes no mundo tem permitido identificar princípios universais de invenção. Ensinando estes princípios e com a ajuda de técnicas psicológicas de geração de idéias, a metodologia TRIZ pretende aprofundar e dinamizar o processo criativo.
Muito tem se escrito e falado sobre inovação e criatividade. Diz-se, mesmo, que a década de 90 foi a década da qualidade e a década atual é a da inovação. Mas, como inovar? E como ser criativo?
Existem diversas fontes de inovação. Idéias criativas são uma das possíveis fontes de inovação. Com idéias criativas, consegue-se produzir soluções originais e - em muitos casos - radicalmente mais eficazes que as convencionais. Ainda assim, há indícios de que esta habilidade natural pode ser melhorada com o uso de métodos.
Criatividade refere-se à capacidade de resolver problemas de forma excepcionalmente competente e original. As idéias e os produtos devem ser originais, adaptáveis e completamente desenvolvidos. O pensamento criativo procura encontrar soluções novas, por oposição ao pensamento convergente, no qual a pessoa dirige seus esforços a encontrar uma solução correta e conhecida. Existem tantos tipos de inteligência como de criatividade e as pessoas criativas tendem a sê-lo num único campo de ação.
Pelo menos quatro etapas são típicas na procura de uma solução criativa: a preparação, a incubação, a iluminação e a verificação ou refinamento. Durante a preparação o pensador define, o melhor possível, o problema e busca o maior número de recursos para sua solução. Em certas ocasiões, o pensador criativo toma decisões preliminares sobre a relativa importância de cada um deles. A incubação é o período em que a pessoa, livre de restrições racionais ou lógicas, divaga e medita. A iluminação é definida pelo momento em que os recursos ou partes de um todo “encaixam” e se chega a uma decisão ou solução. Finalmente, a verificação ou refinamento é o processo de fazer pequenos ajustes para se chegar à forma final de apresentação.
Mesmo que estas quatro etapas sejam comuns na rotina de resolução de problemas de muitos pensadores criativos, nem todos seguem esta estratégia. Ainda mais, as etapas descritas anteriormente não garantem que se possa chegar a uma solução satisfatória. Os resultados dependem também das habilidades, motivações e treinamento do inventor.



Hoje, existem muitos praticantes da TRIZ no mundo inteiro, estando a maior parte deles em países da antiga URSS. Devido à falta de intercâmbio de informações com os países ocidentais durante o regime comunista da antiga URSS, a difusão da TRIZ no Ocidente somente se iniciou em 1990, mas, vem sendo rápida, como pode ser observado pelo leitor em artigos e relatos disponíveis, por exemplo, no TRIZ Journal (http://www.triz-journal.com).

Bom uso !

Nelson Rosamilha, PMP®,BB,Prince 2 Practitioner®
Twitter: nelsonrosamilha
http://br.linkedin.com/in/rosamilha





Nenhum comentário:

Postar um comentário