domingo, 14 de fevereiro de 2016

Mais de 69 certificações em gerenciamento de projetos

O Project Management Institute com suas certificações é sem dúvida alguma líder de mercado, mas todos nós sabemos que se queremos crescer e inovar temos que pensar fora da caixa e aprender continuamente, eis aqui algumas das 69 certificações de mais de 19 fornecedores que gostaria de destacar, tenho certeza que você colega que trabalha em segmentos específicos da indústria poderá se beneficiar com elas.






BICSI possui certificação específica para gerentes de projetos , coordenadores de projectos , técnicos de campo que buscam novos caminhos carreira na  área de telecomunicações .
O nome dela é Registered Telecommunications Project Manager (RTPM) os candidatos serão testados em material da referência de:
  • Gerenciamento de Projetos de Telecomunicações (TPM) , 2ª edição , 
  • o Guide to the Project Management Body of Knowledge ( PMBOK Guide ) , 5ª edição,
  • The Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling, 11th edition. 

Você precisa ser elegível para prestar o exame onde é exigido ao menos 2 anos de experiência na área além de prestar prova de 2 horas de duração em teste de 100 questões com 70 % de acerto. 
O material de referência de Gerenciamento de Projetos em Telecomunicações tem o nome em inglês de Telecommunications Project Management (TPM) reference, 2nd Edition o qual contêm referências específicas sobre telecomunicações como: 
tipos de cabos e conectores, 
  • Data Center,
  • procedimentos de segurança,
  • administração de telecomunicações, 
  • desenvolvimento de negócios, entre outros. 

Se você tiver interesse acesse o site da entidade https://www.bicsi.org.


Certified Telecommunications Project Management (CTPM® )certificação adequada  para aqueles com experiência de planejamento de telecomunicações , instalação e manutenção dentro de um ambiente de data centers. 
O material de referência utilizado é o do PMBOK(®) além do Global Data Centre Education Framework da Cnet Training,um curso on line de 12 módulos com 30 horas de duração.
Ao término dos módulos você deverá prestar um exame de certificação de 40 questões para mais informações acesse: http://www.cnet-training.com/


CompTIA Projet + verifica conhecimento de todo o ciclo de vida de gerenciamento de projetos e competências necessárias para iniciar, planejar, executar, monitorar e controlar e encerrar um projeto além de incluir  negócios, habilidades de gerenciamento de projetos interpessoais e técnicas necessárias para gerenciar projetos e iniciativas. 
A prova possui 100 questões a serem respondidas em 90 minutos e para passar é necessário atingir 70 % de acerto.Para preparar-se para a prova você pode inscrever-se no próprio site e fazer os exames on line ou por conta própria onde há um ótimo livre de estudos disponível chamado IT Project Management On Track From Start to Finish, Third Edition da MCGraw-Hill.Este livro é um guia de estudo para o exame que contém todo o material necessário além dos simulados distribuídos em 2 CDs juntamente com o e-book. 
Veja mais em https://certification.comptia.org.

Agile Project Management Certification o processo de certificação passa por duas etapas: Foundation Level e Practitioner Level, neste post irei escrever sobre o nível Practitioner.
O material para o exame tem como base o Agile Project Management Handbook 2.0 de 2014 onde você responderá a 80 questões em 2,5 horas e será aprovado se atingir 50 % de acerto. Os pré-requisitos para obter esta certificação é já ter sido certificado em uma das opções abaixo:    
  • AgilePM Foundation (versão 2010 or 2014), ou
  • DSDM Atern Foundation, ou
  • DSDM Advanced Practitioner.
Veja mais em: http://www.apmg-international.com/en/home.aspx

Na próxima semana irei escrever sobre outras quatro certificações ! 

Se você tem interesse na certificação Prince2, acesse meu livro que está na segunda edição





Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha (empregos em projetos)

Customer Success - Uma estratégia de implementação e monitoramento - Parte II de II

No meu último post eu apresentei uma sugestão de framework para implementar Customer Success em serviços, onde descrevi os passos 1 a 4 da...