tag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post490670082634114812..comments2022-11-24T07:11:14.702-03:00Comments on Rosamilha - Excelência em Projetos: Gerentes de Projetos - O desafio da preparação do profissionalRosamilhahttp://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comBlogger22125tag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-72547450240022667722010-11-12T22:34:38.621-02:002010-11-12T22:34:38.621-02:00continuacao
No caso das empresas, podem ser outra...continuacao<br /><br />No caso das empresas, podem ser outras as dificuldades de não se aplicar as boas práticas:<br /><br />- os profissionais querem aplicar práticas de gerenciamento de projetos, porém a diretoria ou gerência direta não apóia esta iniciativa<br />- a área comercial quer vender seu produtos, são movidos a comissionamento, sendo assim muitos vendem projetos com prazos e custos inexeqüíveis e se torna inviável a aplicação com sucesso do gerenciamento do projeto<br />- alguns profissionais PMP acreditam que criar documentação é gerir projetos e isto burocratiza a gestão, com isto a empresa não vê com bons olhos as práticas de gerenciamento<br />- profissionais que apóiam práticas de gestão de projetos nem sempre permanecem eternamente na empresa, ou seja, após a sua saída a empresa perde o conhecimento e voltam a estaca zero nas boas práticas de gestão<br /><br />Não acho bom, nem tão pouco desejável, haver profissionais certificados PMP que não tem condições de realizar bons trabalhos, porém devido a várias adversidades que fogem ao nosso controle, nem todos terão condições de ter êxito na profissão. Novamente, embora não desejável, considero isto uma situação natural da vida.<br /><br /> <br /><br />O que penso para melhorar este cenário? Além de continuar a promover as boas práticas para profissionais e empresas, promover cursos de reciclagem para profissionais certificados PMP, pois o fato de terem o certificado não atesta que “todos” estejam em condições de prestar bons serviços.<br /><br /><br />Prof. Ronnie Maschk, PMPRosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-75835867813322931052010-11-12T22:34:23.630-02:002010-11-12T22:34:23.630-02:00Os profissionais nem sempre tem tempo para fazer t...Os profissionais nem sempre tem tempo para fazer tudo o que é necessário para melhorar a sua capacidade profissional e isto pode ser devido a:<br />- sair muito tarde do trabalho<br />- haver a necessidade de dar atenção para a família<br />- estar realizando em paralelo outros cursos de formação ou desenvolvimento<br />- estar viajando a trabalho<br />- a empresa para a qual trabalha não ter a cultura de gerenciamento de projetos<br />- são técnicos e não fazem idéia do que o papel de gestor exige do profissional<br />- o profissional não tem oportunidade de aplicar isto na sua atual função<br />- por questão de perfil, o profissional não tem o hábito de ler para se atualizar ou aperfeiçoar na profissãoRosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-12776696731882074652010-11-12T22:33:54.348-02:002010-11-12T22:33:54.348-02:00continuacao
Os profissionais nem sempre tem tempo...continuacao<br /><br />Os profissionais nem sempre tem tempo para fazer tudo o que é necessário para melhorar a sua capacidade profissional e isto pode ser devido a:<br />- sair muito tarde do trabalho<br />- haver a necessidade de dar atenção para a família<br />- estar realizando em paralelo outros cursos de formação ou desenvolvimento<br />- estar viajando a trabalho<br />- a empresa para a qual trabalha não ter a cultura de gerenciamento de projetos<br />- são técnicos e não fazem idéia do que o papel de gestor exige do profissional<br />- o profissional não tem oportunidade de aplicar isto na sua atual função<br />- por questão de perfil, o profissional não tem o hábito de ler para se atualizar ou aperfeiçoar na profissão<br /><br />No caso das empresas, podem ser outras as dificuldades de não se aplicar as boas práticas:<br /><br />- os profissionais querem aplicar práticas de gerenciamento de projetos, porém a diretoria ou gerência direta não apóia esta iniciativa<br />- a área comercial quer vender seu produtos, são movidos a comissionamento, sendo assim muitos vendem projetos com prazos e custos inexeqüíveis e se torna inviável a aplicação com sucesso do gerenciamento do projeto<br />- alguns profissionais PMP acreditam que criar documentação é gerir projetos e isto burocratiza a gestão, com isto a empresa não vê com bons olhos as práticas de gerenciamento<br />- profissionais que apóiam práticas de gestão de projetos nem sempre permanecem eternamente na empresa, ou seja, após a sua saída a empresa perde o conhecimento e voltam a estaca zero nas boas práticas de gestão<br /><br />Não acho bom, nem tão pouco desejável, haver profissionais certificados PMP que não tem condições de realizar bons trabalhos, porém devido a várias adversidades que fogem ao nosso controle, nem todos terão condições de ter êxito na profissão. Novamente, embora não desejável, considero isto uma situação natural da vida.<br /><br /> <br /><br />O que penso para melhorar este cenário? Além de continuar a promover as boas práticas para profissionais e empresas, promover cursos de reciclagem para profissionais certificados PMP, pois o fato de terem o certificado não atesta que “todos” estejam em condições de prestar bons serviços.<br /><br /><br />Prof. Ronnie Maschk, PMPRosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-76223796584342123952010-11-12T22:33:42.167-02:002010-11-12T22:33:42.167-02:00Considero que todas estas questões são pertinentes...Considero que todas estas questões são pertinentes a nossa realidade. Foi assim no passado, é assim hoje e acredito que será desta mesma maneira no futuro.<br />Embora o PMI estabeleça pré-requisitos de experiência em projetos para se inscrever no exame, muitos, sem experiência ou perfil, querem progredir na vida e almejam uma oportunidade de ingressar na profissão após tirar o certificado. Eu não julgo estas pessoas, afinal quem sou eu para julgar alguém que deseja progredir profissionalmente?<br />A minha percepção é que é natural haver profissionais excepcionais e diferenciados, assim como profissionais medianos e profissionais incompetentes ou medíocres, faz parte da vida. Este cenário favorece inclusive os poucos profissionais que são diferenciados!<br />Faz parte do meu (nosso) papel como professor/educador, consultor de empresas e afiliado ao PMI, transmitir a mensagem de profissionalismo e tentar incutir uma cultura de melhores práticas de gerenciamento de projetos para os profissionais e para as empresas, porém a minha experiência observou que existem obstáculos, tanto para empresas como para profissionais, que fazem com que nem todos consigam obter êxito nesta missão, por exemplo:Rosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-41345281951701490032010-11-12T22:33:18.225-02:002010-11-12T22:33:18.225-02:00Considero que todas estas questões são pertinentes...Considero que todas estas questões são pertinentes a nossa realidade. Foi assim no passado, é assim hoje e acredito que será desta mesma maneira no futuro.<br />Embora o PMI estabeleça pré-requisitos de experiência em projetos para se inscrever no exame, muitos, sem experiência ou perfil, querem progredir na vida e almejam uma oportunidade de ingressar na profissão após tirar o certificado. Eu não julgo estas pessoas, afinal quem sou eu para julgar alguém que deseja progredir profissionalmente?<br />A minha percepção é que é natural haver profissionais excepcionais e diferenciados, assim como profissionais medianos e profissionais incompetentes ou medíocres, faz parte da vida. Este cenário favorece inclusive os poucos profissionais que são diferenciados!<br />Faz parte do meu (nosso) papel como professor/educador, consultor de empresas e afiliado ao PMI, transmitir a mensagem de profissionalismo e tentar incutir uma cultura de melhores práticas de gerenciamento de projetos para os profissionais e para as empresas, porém a minha experiência observou que existem obstáculos, tanto para empresas como para profissionais, que fazem com que nem todos consigam obter êxito nesta missão, por exemplo:<br /><br />Os profissionais nem sempre tem tempo para fazer tudo o que é necessário para melhorar a sua capacidade profissional e isto pode ser devido a:<br />- sair muito tarde do trabalho<br />- haver a necessidade de dar atenção para a família<br />- estar realizando em paralelo outros cursos de formação ou desenvolvimento<br />- estar viajando a trabalho<br />- a empresa para a qual trabalha não ter a cultura de gerenciamento de projetos<br />- são técnicos e não fazem idéia do que o papel de gestor exige do profissional<br />- o profissional não tem oportunidade de aplicar isto na sua atual função<br />- por questão de perfil, o profissional não tem o hábito de ler para se atualizar ou aperfeiçoar na profissão<br /><br />No caso das empresas, podem ser outras as dificuldades de não se aplicar as boas práticas:<br /><br />- os profissionais querem aplicar práticas de gerenciamento de projetos, porém a diretoria ou gerência direta não apóia esta iniciativa<br />- a área comercial quer vender seu produtos, são movidos a comissionamento, sendo assim muitos vendem projetos com prazos e custos inexeqüíveis e se torna inviável a aplicação com sucesso do gerenciamento do projeto<br />- alguns profissionais PMP acreditam que criar documentação é gerir projetos e isto burocratiza a gestão, com isto a empresa não vê com bons olhos as práticas de gerenciamento<br />- profissionais que apóiam práticas de gestão de projetos nem sempre permanecem eternamente na empresa, ou seja, após a sua saída a empresa perde o conhecimento e voltam a estaca zero nas boas práticas de gestão<br /><br />Não acho bom, nem tão pouco desejável, haver profissionais certificados PMP que não tem condições de realizar bons trabalhos, porém devido a várias adversidades que fogem ao nosso controle, nem todos terão condições de ter êxito na profissão. Novamente, embora não desejável, considero isto uma situação natural da vida.<br /><br /> <br /><br />O que penso para melhorar este cenário? Além de continuar a promover as boas práticas para profissionais e empresas, promover cursos de reciclagem para profissionais certificados PMP, pois o fato de terem o certificado não atesta que “todos” estejam em condições de prestar bons serviços.<br /><br /><br />Prof. Ronnie Maschk, PMPRosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-58124619805971122502010-11-12T22:31:46.980-02:002010-11-12T22:31:46.980-02:00onsidero que todas estas questões são pertinentes ...onsidero que todas estas questões são pertinentes a nossa realidade. Foi assim no passado, é assim hoje e acredito que será desta mesma maneira no futuro.<br /><br /> <br /><br />Embora o PMI estabeleça pré-requisitos de experiência em projetos para se inscrever no exame, muitos, sem experiência ou perfil, querem progredir na vida e almejam uma oportunidade de ingressar na profissão após tirar o certificado. Eu não julgo estas pessoas, afinal quem sou eu para julgar alguém que deseja progredir profissionalmente?<br /><br /> <br /><br />A minha percepção é que é natural haver profissionais excepcionais e diferenciados, assim como profissionais medianos e profissionais incompetentes ou medíocres, faz parte da vida. Este cenário favorece inclusive os poucos profissionais que são diferenciados!<br /><br /> <br /><br />Faz parte do meu (nosso) papel como professor/educador, consultor de empresas e afiliado ao PMI, transmitir a mensagem de profissionalismo e tentar incutir uma cultura de melhores práticas de gerenciamento de projetos para os profissionais e para as empresas, porém a minha experiência observou que existem obstáculos, tanto para empresas como para profissionais, que fazem com que nem todos consigam obter êxito nesta missão, por exemplo:<br /><br /> <br /><br />Os profissionais nem sempre tem tempo para fazer tudo o que é necessário para melhorar a sua capacidade profissional e isto pode ser devido a:<br /><br />- sair muito tarde do trabalho<br /><br />- haver a necessidade de dar atenção para a família<br /><br />- estar realizando em paralelo outros cursos de formação ou desenvolvimento<br /><br />- estar viajando a trabalho<br /><br />- a empresa para a qual trabalha não ter a cultura de gerenciamento de projetos<br /><br />- são técnicos e não fazem idéia do que o papel de gestor exige do profissional<br /><br />- o profissional não tem oportunidade de aplicar isto na sua atual função<br /><br />- por questão de perfil, o profissional não tem o hábito de ler para se atualizar ou aperfeiçoar na profissão<br /><br /> <br /><br />No caso das empresas, podem ser outras as dificuldades de não se aplicar as boas práticas:<br /><br />- os profissionais querem aplicar práticas de gerenciamento de projetos, porém a diretoria ou gerência direta não apóia esta iniciativa<br /><br />- a área comercial quer vender seu produtos, são movidos a comissionamento, sendo assim muitos vendem projetos com prazos e custos inexeqüíveis e se torna inviável a aplicação com sucesso do gerenciamento do projeto<br /><br />- alguns profissionais PMP acreditam que criar documentação é gerir projetos e isto burocratiza a gestão, com isto a empresa não vê com bons olhos as práticas de gerenciamento<br /><br />- profissionais que apóiam práticas de gestão de projetos nem sempre permanecem eternamente na empresa, ou seja, após a sua saída a empresa perde o conhecimento e voltam a estaca zero nas boas práticas de gestão<br /><br /><br />Concluindo...<br /><br /> <br /><br />Não acho bom, nem tão pouco desejável, haver profissionais certificados PMP que não tem condições de realizar bons trabalhos, porém devido a várias adversidades que fogem ao nosso controle, nem todos terão condições de ter êxito na profissão. Novamente, embora não desejável, considero isto uma situação natural da vida.<br /><br /> <br /><br />O que penso para melhorar este cenário? Além de continuar a promover as boas práticas para profissionais e empresas, promover cursos de reciclagem para profissionais certificados PMP, pois o fato de terem o certificado não atesta que “todos” estejam em condições de prestar bons serviços.<br /><br /> <br /><br />Um abraço a todos e um ótimo feriado.<br /><br /> <br /><br />Prof. Ronnie Maschk, PMPRosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-91014610173253769742010-11-11T21:55:56.150-02:002010-11-11T21:55:56.150-02:00Gostaria de contribuir com a discussão, levantando...Gostaria de contribuir com a discussão, levantando mais um item a ser<br />considerado.<br /><br />Também sou PMP, e me sinto sim capaz de identificar e gerir caminho crítico do<br />projeto, planejar o escopo, fazer o planejamento de tempo e planejamento<br />financeiro, pensar em riscos e ainda gerir pessoas...<br /><br />No entanto, sou a única da minha empresa com conhecimentos do PMBOOK... a<br />certificação no mercado de consultoria empresarial, onde trabalho, ainda não é<br />conhecida e nem valorizada, pelo menos pelas pequenas e médias empresas. As<br />propostas são feitas na base do feeling, negociadas com os clientes, e quando os<br />projetos chegam na minha mão vem como tudo sendo "pra ontem"...<br /><br />As vezes me sinto gerenciando o caos, tendo que ir planejando junto com a<br />execução... e os resultados acabam sendo entregues na base da raça...rs<br /><br />Sonho em trabalhar com os conceitos de gerencimento de projetos, estou aos<br />poucos tentando mudar essa cultura da empresa, mas nesse caso, pra essa<br />andorinha aqui fazer verão, vai um energia violenta...<br /><br />abraços a todos!!<br /><br />Cláudia FerrazRosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-57555677112748634222010-11-10T22:31:08.590-02:002010-11-10T22:31:08.590-02:00Acredito que parte deste problema nasce da maneira...Acredito que parte deste problema nasce da maneira como a certificação é conduzida. É necessário, do meu ponto de vista, 2 ações importantíssimas:<br />Aumentar a verificação da veracidade das experiências apresentadas pelo candidato, de forma a coibir "malandragens" nos Report Forms dos projetos apresentados como experiência real. Já tive a oportunidade de conviver com profissionais "PMPs" que não tinha experiência nem para conduzir um projeto simples, e passaram na prova. Duvido da experiência que estes apresentaram ao exame. Entendo que o PMI deveria ser muito mais rigoroso com relação a isso;<br />No CCR o PMI também deveria exigir que o profissional mantenha o interesse e contato com a profissional, e não apenas em atividades de formação como treinamentos e palestras. Conheço diversos profissionais que se certificaram na 2ª edição do PMBOK, com menos da metade do conteúdo e consistência apresentados na 4ª edição, e que nunca mais abriram o PMBOK ou qualquer obra correlata. Isso é uma temeridade para a confiança que a certificação passa ao mercado. Estes "profissionais certificados" cometem diversas bobagens na condução dos projetos, e não percebem que estão jogando a importância da certificação na lata do lixo. Tenho feito uma campanha com meus alunos, na pós-graduação e nos treinamentos preparatórios para o exame PMP, de que eles se tornem PMPs, e não profissionais certificados; peço a eles que acreditem e apliquem gerenciamento de projetos com profissionalismo e consistência, pois este é o verdadeiro diferencial.<br />O assunto poderia ser muito mais discutido...... pena a falta de tempo para tal.<br /> <br /> <br />Prof. André L. F. Ricardi, PMP®Rosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-22241463795620430872010-11-10T22:30:37.499-02:002010-11-10T22:30:37.499-02:00Srs.,
Excelentes as colocações de todos. De fato...Srs.,<br /> <br />Excelentes as colocações de todos. De fato também tenho percebido o modismo, ou em alguns casos a acomodação do PMP após a certificação.<br /> <br />Acredito que parte deste problema nasce da maneira como a certificação é conduzida. É necessário, do meu ponto de vista, 2 ações importantíssimas:<br />Aumentar a verificação da veracidade das experiências apresentadas pelo candidato, de forma a coibir "malandragens" nos Report Forms dos projetos apresentados como experiência real. Já tive a oportunidade de conviver com profissionais "PMPs" que não tinha experiência nem para conduzir um projeto simples, e passaram na prova. Duvido da experiência que estes apresentaram ao exame. Entendo que o PMI deveria ser muito mais rigoroso com relação a isso;<br />No CCR o PMI também deveria exigir que o profissional mantenha o interesse e contato com a profissional, e não apenas em atividades de formação como treinamentos e palestras. Conheço diversos profissionais que se certificaram na 2ª edição do PMBOK, com menos da metade do conteúdo e consistência apresentados na 4ª edição, e que nunca mais abriram o PMBOK ou qualquer obra correlata. Isso é uma temeridade para a confiança que a certificação passa ao mercado. Estes "profissionais certificados" cometem diversas bobagens na condução dos projetos, e não percebem que estão jogando a importância da certificação na lata do lixo. Tenho feito uma campanha com meus alunos, na pós-graduação e nos treinamentos preparatórios para o exame PMP, de que eles se tornem PMPs, e não profissionais certificados; peço a eles que acreditem e apliquem gerenciamento de projetos com profissionalismo e consistência, pois este é o verdadeiro diferencial.<br />O assunto poderia ser muito mais discutido...... pena a falta de tempo para tal.<br /> <br />Convido a todos, se puderem, a participar do próximo congresso IPEMAC, promovido pelo SENAC e pela revista Mundo PM. Nesta próxima oportunidade, em 25 e 26/11 próximos, terei a oportunidade de ser palestrante com o tema: "PMBOK na prática". Pretendo abordar diversos dos assuntos apontados pelos colegas.<br /> <br />Segue link: http://www.mundopm.com.br/IPEMAC2010_evento.jsp<br /> <br />Abraço a todos.<br /> <br />--<br />Prof. André L. F. Ricardi, PMP®<br />(11) 7295-3703<br />skype: andre.lfricardi<br />http://br.linkedin.com/pub/andr%C3%A9-ricardi-pmp/13/94a/343Rosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-28696430701992466582010-11-08T23:05:16.304-02:002010-11-08T23:05:16.304-02:00Prezado Nelson,
Eu trabalho com gestão de projet...Prezado Nelson,<br /> <br />Eu trabalho com gestão de projetos desde 1995, gerenciando equipes de 15 até 160 pessoas.<br />Eu trabalhei nos PMO da EDS/HP, HSBC e Votorantim<br />O que eu tenho visto nesses é que os profissionais certificados PMP possuem excelentes conhecimentos nas práticas do PMI, mas o que está faltando é a experiência em saber por onde começar e quais os problemas que poderão aparecer ao longo do projeto e como trata-los.<br />Mesmo profissionais experientes como eu, acabam se deparando com situação não conhecidas ou vivenciadas em projetos anteriores, mas devido à prática adquirida em outros projetos temos mais facilidade para lidarmos com estas situações.<br /> <br />O que eu tenho visto em grandes corporações é que geralmente os gerentes de projetos que iniciam nesta atividade, contam com o apoio de gerentes de projetos mais experientes com o intuito de melhor preparar os profissionais iniciantes neste novo desafio, como se fosse um padrinho ou coaxa. Em algumas empresas com o nível de maturidade maior existem estruturas de PMO onde uma das suas atividades é a preparação dos profissionais para desempenarem o papel de Gerente de Projeto de forma profissional e não amadora.<br /> <br /> <br />Alejandro R. Penas, PMP, ITILRosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-20802005878854064182010-11-08T13:32:39.254-02:002010-11-08T13:32:39.254-02:00continuando ....(II)
Certamente por isso a dificu...continuando ....(II)<br /><br />Certamente por isso a dificuldade de se encontrar profissionais de GP com esse perfil, pois ninguém investe nisso! <br /><br />O enfoque no tecnicismo é superior ao enfoque nas habilidades de gerenciamento.<br /><br />Ainda é a velha máxima: Excelente técnico! É promovido a um cargo gerencial, tornando-se um profissional mediocre! <br /><br />Acho que se deseja valorizar um técnico financeiramente, que o seja! Não criar um aritificio que a propria organização torna-se a maior prejudicada! <br /><br />Outra coisa é o profissional técnico que não se desliga do técnico, não entende que suas atribuições são diferentes quando se torna um GP.<br /><br />Quanto a questão do poder, também pensava assim como o Douglas, mas vejo que aí novamente a questão da capacitação entra em cena. O poder formal se desgasta quando se usa. A negociação e a criação de soluções negociadas é que deveria ser valorizada. Daí a frustração!<br /><br />A alta administração quer do GP uma solução negociada e não o diz explicitamente e tira o poder do GP para decidir. O GP, despreparado para a ação ve-se sem instrumentos para agir (o poder de decisão). Olha o conflito aí aparecendo!<br /><br />É natural que se aceite prazos impossiveis, uma vez que a solução nem foi negociada nem a impossibilidade demonstrada como deveria ser!<br /><br />Vejam também o que escrevi no me blog sobre Negociação, pois toca nesse assunto diretamente!<br /><br />Na minha visão / percepção os GP, de modo geral, não são preparados nem são estimulados a negociar! Suas funções estão demais atreladas ao controle técnico do que está sendo construído do que gerir o que está sendo construído!<br /><br /><br />Abraços<br /><br />Alexandre Alamino da Rocha, PMP<br />Em Gerenciamento de projetos desde 1999 e certificado desde 2005Rosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-9331903006201580902010-11-08T13:32:26.130-02:002010-11-08T13:32:26.130-02:00continuando....
Será que quem tem o perfil de se ...continuando....<br /><br />Será que quem tem o perfil de se tornar um conhecedor profundo de Java tem o perfil pessoal para gerir um projeto em todas as suas dimensões?<br /><br />Não estou denegrindo o perfil técnico. Eu tenho amigos que são excelentes técnicos no que fazem, ja foram convidados para ser gerentes e recusaram porque não gostam de gerir problemas. Isso é perfil individual, não é certo nem errado!Rosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-83386534198849764442010-11-08T13:32:00.223-02:002010-11-08T13:32:00.223-02:00continuando....
Será que quem tem o perfil de se ...continuando....<br /><br />Será que quem tem o perfil de se tornar um conhecedor profundo de Java tem o perfil pessoal para gerir um projeto em todas as suas dimensões?<br /><br />Não estou denegrindo o perfil técnico. Eu tenho amigos que são excelentes técnicos no que fazem, ja foram convidados para ser gerentes e recusaram porque não gostam de gerir problemas. Isso é perfil individual, não é certo nem errado!<br /><br />Certamente por isso a dificuldade de se encontrar profissionais de GP com esse perfil, pois ninguém investe nisso! <br /><br />O enfoque no tecnicismo é superior ao enfoque nas habilidades de gerenciamento.<br /><br />Ainda é a velha máxima: Excelente técnico! É promovido a um cargo gerencial, tornando-se um profissional mediocre! <br /><br />Acho que se deseja valorizar um técnico financeiramente, que o seja! Não criar um aritificio que a propria organização torna-se a maior prejudicada! <br /><br />Outra coisa é o profissional técnico que não se desliga do técnico, não entende que suas atribuições são diferentes quando se torna um GP.<br /><br />Quanto a questão do poder, também pensava assim como o Douglas, mas vejo que aí novamente a questão da capacitação entra em cena. O poder formal se desgasta quando se usa. A negociação e a criação de soluções negociadas é que deveria ser valorizada. Daí a frustração!<br /><br />A alta administração quer do GP uma solução negociada e não o diz explicitamente e tira o poder do GP para decidir. O GP, despreparado para a ação ve-se sem instrumentos para agir (o poder de decisão). Olha o conflito aí aparecendo!<br /><br />É natural que se aceite prazos impossiveis, uma vez que a solução nem foi negociada nem a impossibilidade demonstrada como deveria ser!<br /><br />Vejam também o que escrevi no me blog sobre Negociação, pois toca nesse assunto diretamente!<br /><br />Na minha visão / percepção os GP, de modo geral, não são preparados nem são estimulados a negociar! Suas funções estão demais atreladas ao controle técnico do que está sendo construído do que gerir o que está sendo construído!<br /><br /><br />Abraços<br /><br />Alexandre Alamino da Rocha, PMP<br />Em Gerenciamento de projetos desde 1999 e certificado desde 2005Rosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-58348849665138411802010-11-08T13:31:42.993-02:002010-11-08T13:31:42.993-02:00Nelson,
Compartilho com você a mesma observação....Nelson, <br /><br />Compartilho com você a mesma observação. A questão que o Douglas mencionou "Ten gente que vira PMP por modismo, ou porque ouviu falar que é legal e ganha bem" é extremamente pertinente!<br /><br />Agora, precisamos observar o seguinte: <br /><br />Como as oportunidades de GP de projetos são solicitadas?<br /><br />- GP com conhecimentos de Java, Linux e ambiente Web , etc, etc<br /><br />Nunca vi uma oportunidade de GP solicitando os requerimentos de Gerenciamento de Projetos<br />- Experiencia de Gestão de Risco<br />- Experiencia em Comunicação / Resolução de Conflitos<br />- Experiencia em Gerenciamento de Escopo etc etcRosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-55158646494262228082010-11-08T13:31:14.101-02:002010-11-08T13:31:14.101-02:00Nelson,
Compartilho com você a mesma observação....Nelson, <br /><br />Compartilho com você a mesma observação. A questão que o Douglas mencionou "Ten gente que vira PMP por modismo, ou porque ouviu falar que é legal e ganha bem" é extremamente pertinente!<br /><br />Agora, precisamos observar o seguinte: <br /><br />Como as oportunidades de GP de projetos são solicitadas?<br /><br />- GP com conhecimentos de Java, Linux e ambiente Web , etc, etc<br /><br />Nunca vi uma oportunidade de GP solicitando os requerimentos de Gerenciamento de Projetos<br />- Experiencia de Gestão de Risco<br />- Experiencia em Comunicação / Resolução de Conflitos<br />- Experiencia em Gerenciamento de Escopo etc etc<br /><br />Será que quem tem o perfil de se tornar um conhecedor profundo de Java tem o perfil pessoal para gerir um projeto em todas as suas dimensões?<br /><br />Não estou denegrindo o perfil técnico. Eu tenho amigos que são excelentes técnicos no que fazem, ja foram convidados para ser gerentes e recusaram porque não gostam de gerir problemas. Isso é perfil individual, não é certo nem errado!<br /><br />Certamente por isso a dificuldade de se encontrar profissionais de GP com esse perfil, pois ninguém investe nisso! <br /><br />O enfoque no tecnicismo é superior ao enfoque nas habilidades de gerenciamento.<br /><br />Ainda é a velha máxima: Excelente técnico! É promovido a um cargo gerencial, tornando-se um profissional mediocre! <br /><br />Acho que se deseja valorizar um técnico financeiramente, que o seja! Não criar um aritificio que a propria organização torna-se a maior prejudicada! <br /><br />Outra coisa é o profissional técnico que não se desliga do técnico, não entende que suas atribuições são diferentes quando se torna um GP.<br /><br />Quanto a questão do poder, também pensava assim como o Douglas, mas vejo que aí novamente a questão da capacitação entra em cena. O poder formal se desgasta quando se usa. A negociação e a criação de soluções negociadas é que deveria ser valorizada. Daí a frustração!<br /><br />A alta administração quer do GP uma solução negociada e não o diz explicitamente e tira o poder do GP para decidir. O GP, despreparado para a ação ve-se sem instrumentos para agir (o poder de decisão). Olha o conflito aí aparecendo!<br /><br />É natural que se aceite prazos impossiveis, uma vez que a solução nem foi negociada nem a impossibilidade demonstrada como deveria ser!<br /><br />Vejam também o que escrevi no me blog sobre Negociação, pois toca nesse assunto diretamente!<br /><br />Na minha visão / percepção os GP, de modo geral, não são preparados nem são estimulados a negociar! Suas funções estão demais atreladas ao controle técnico do que está sendo construído do que gerir o que está sendo construído!<br /><br /><br />Abraços<br /><br />Alexandre Alamino da Rocha, PMP<br />Em Gerenciamento de projetos desde 1999 e certificado desde 2005Rosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-78241395241466597852010-11-08T12:09:12.898-02:002010-11-08T12:09:12.898-02:00Prezado Nelson,
Eu trabalho com gestão de proje...Prezado Nelson,<br /> <br />Eu trabalho com gestão de projetos desde 1995, gerenciando equipes de 15 até 160 pessoas.<br />Eu trabalhei nos PMO da EDS/HP, HSBC e Votorantim<br />O que eu tenho visto nesses é que os profissionais certificados PMP possuem excelentes conhecimentos nas práticas do PMI, mas o que está faltando é a experiência em saber por onde começar e quais os problemas que poderão aparecer ao longo do projeto e como trata-los.<br />Mesmo profissionais experientes como eu, acabam se deparando com situação não conhecidas ou vivenciadas em projetos anteriores, mas devido à prática adquirida em outros projetos temos mais facilidade para lidarmos com estas situações.<br /> <br />O que eu tenho visto em grandes corporações é que geralmente os gerentes de projetos que iniciam nesta atividade, contam com o apoio de gerentes de projetos mais experientes com o intuito de melhor preparar os profissionais iniciantes neste novo desafio, como se fosse um padrinho ou coaxa. Em algumas empresas com o nà vel de maturidade maior existem estruturas de PMO onde uma das suas atividades é a preparação dos profissionais para desempenarem o papel de Gerente de Projeto de forma profissional e não amadora.<br /> <br /> <br />Alejandro R. Penas, PMP, ITIL<br />alejandropenas@yahoo.com.br<br />(41) 9941-6969Rosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-34681060409418169422010-11-07T20:28:58.759-02:002010-11-07T20:28:58.759-02:00Nelson,
Minha experiência ao longo dos últimos 15...Nelson,<br /><br />Minha experiência ao longo dos últimos 15 anos gerenciando projetos me diz que, mais importante do que certificação, é a inclinação do sujeito para a profissão de PM.<br />Ten gente que vira PMP por modismo, ou porque ouviu falar que é legal e ganha bem, daí faz um curso preparatório, estuda um tanto e passa na prova. Isso não o transforma em um bom PM, nem o prepara para os desafios abaixo.<br />Por outro lado, vi também nestes últimos anos uma profunda reestruturação nas empresas no ramo onde atuo (telecom), e o PM ganhou muito mais responsabilidades, enquanto viu encolher seu poder de decisão. Vários fatores contribuiram para isso, mas eu destacaria terceirização, alta rotatividade, pressão excessiva por redução de custo e necessidade preemente de se "ganhar projetos", não só aqueles realmente rentáveis.<br />Daí, não tem jeito. Sempre acaba aparecendo alguém que, até por necessidade, aceita trabalhar começando por condições não ideais, com prazos inatingíveis, custos subestimados e recursos incapazes de levar o projeto a termo como devia.<br /><br /><br /><br />Douglas RazaboniRosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-91198864258233331282010-10-27T09:56:20.465-02:002010-10-27T09:56:20.465-02:00Como professor minha preocupação tem sido justamen...Como professor minha preocupação tem sido justamente esta. Os métodos são muito pouco aplicados e estudados em detalhes.<br />Depois vem o segundo desafio como implementar os novos conhecimentos.<br />Creio que as deficiências iniciam na graduação.Andreahttps://www.blogger.com/profile/11937484197011731446noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-13936595312485608142010-10-26T15:49:54.266-02:002010-10-26T15:49:54.266-02:00Também concordo.
Talvez um programa de trainee em ...Também concordo.<br />Talvez um programa de trainee em gerenciamento de projetos,ou incentivo a colaboração na gestão pode trazer bons frutos para a empresa principalmente quando existe a busca pela execução de um processo repetitivel. O conhecimento pode ser adquirido e reutilizado em projetos futuros, minimizando a necessidade de mentoring e possibilitando maior eficiência e eficácia na execução do projeto. Já que existe a necessidade da busca pelo profissional, porque não direcioná-los para a necessidade.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/06094569758156624666noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-53609121852320971572010-10-25T22:13:35.214-02:002010-10-25T22:13:35.214-02:00Eu concordo, na area de TI os GPs são "alçado...Eu concordo, na area de TI os GPs são "alçados" para o cargo...e sem o mínimo de preparação, preparatório não é a resposta. Pensei muito a respeito e montei um set de apresentação com vários "cases" para tentar demonstrar na prática como os projetos deveriam ser gerenciados... e nao apenas o treinamento mas tem que vir acompanhado de coaching e mentoring.. Mais do que isso os GPs tem que demonstrar atitude e proatividade , este conjunto de fatores me preocupa muito pois ainda noa tenho certeza se este é o caminho correto.Rosamilhahttps://www.blogger.com/profile/14204792788826527131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-91074691269080851102010-10-24T20:56:29.785-02:002010-10-24T20:56:29.785-02:00Lamentavelmente o que noto em minha experiência é ...Lamentavelmente o que noto em minha experiência é que a mais provável resposta aos seus questionamentos é negativa.<br />Como GP veterano e selecionador de colegas para a mesma função, afirmo que raros são os profissionais, mesmos os certificados PMP, que tem o conhecimento, experiência e maturidade de gestão de projetos. Creio que a incongruência se deve ao fato de que boa parte dos “gerentes de projetos” proverem de uma carreira de informática de onde se destacaram como analistas, depois como analistas líderes e posteriormente foram promovidos a Gerentes de Projetos para enquadrar-se à conjuntura corporativa. <br />Vejo que de forma geral no mercado temos basicamente profissionais especializados em um único tipo de projeto: o de desenvolvimento de sistemas, com grande conhecimento em tecnologia, porem com carência de entendimento e interesse sobre gestão de pessoas, gestão de custos, liderança, planejamento estratégico, governança, gestão de competências, gestão do conhecimento entre tantas outras disciplinas fundamentais para a formação de um gestor.<br />Nada contra os analistas de sistemas, até mesmo porque me graduei como um, mas percebo que a certificação já não basta. Você quer fazer um teste? Peça para seus GPs escreverem uma redação sobre sua área de atuação e surpreenda-se.<br />rmÁlbum de fotoshttps://www.blogger.com/profile/18151661729609866831noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7690025698598505657.post-91365890126947387572010-10-24T20:52:20.282-02:002010-10-24T20:52:20.282-02:00Lamentavelmente o que noto em minha experiência é ...Lamentavelmente o que noto em minha experiência é que a mais provável resposta aos seus questionamentos é negativa.<br />Como GP veterano e selecionador de colegas para a mesma função, afirmo que raros são os profissionais, mesmos os certificados PMP, que tem o conhecimento, experiência e maturidade de fato para a gestão de projetos. Creio que a incongruência se deve ao fato de que boa parte dos “gerentes de projetos” proverem de uma carreira de informática de onde se destacaram como analistas, depois como analistas líderes e posteriormente foram promovidos a Gerentes de Projetos para enquadrar-se à conjuntura corporativa. <br />Vejo que de forma geral no mercado temos basicamente profissionais especializados em um único tipo de projeto: o de desenvolvimento de sistemas, com grande conhecimento em tecnologia, porem carentes de entendimento e interesse sobre gestão de pessoas, gestão de custos, liderança, planejamento estratégico, governança, gestão de competências, gestão do conhecimento entre tantas outras disciplinas fundamentais para a formação de um gestor.<br />Nada contra os analistas de sistemas, até mesmo porque me graduei como um, mas percebo que a certificação já não basta. Você quer fazer um teste? Peça para seus GPs escreverem uma redação sobre sua área de atuação e surpreenda-se.<br />rmÁlbum de fotoshttps://www.blogger.com/profile/18151661729609866831noreply@blogger.com