Quem nunca herdou ou executou um projeto de produto ou serviço ou projeto com problemas de qualidade que atire a primeira pedra...ou melhor, quem nunca teve que reclamar dos famosos problemas recorrentes? Pois é...bem corriqueiro não ?
O “o método das 8 disciplinas” indica como se deve agir para resolver de verdade um problema, de verdade porque tenta-se acabar com problemas recorrentes. Este método foi utilizado pela primeira vez em 1987 pelo governo do EUA (8D-like).
O método das 8 disciplinas, é uma abordagem para solução de problemas ocorridos em produtos ou processos que tem o intuito de identificar, corrigir e eliminar problemas recorrentes.
A ideia é aumentar a sinergia entre os indegrantes da equipe de modo que todos possar dar sua contribuição para a solução do problema.
No 8 D acredita-se que, a equipe (o todo) é melhor do que a soma dos seus membros (partes). Desta forma as indicações para solução de problemas se dá pela ação da equipe.
Na figura abaixo discorro sobre as etapas:
1 – Estabelecimento (Formação) da Equipe
Nesta etapa faz se a definição dos membros da equipe que trabalharão para solução do problema, a
definição dos papeis de cada membro é muito importante é espinha dorsal para o sucesso no processo de tomada de decisão,
manter a equipe certa é o que definirá a solução efetiva. Um ponto importante fica para o líder da equipe, este deve ter as habilidades de líder e das ações necessárias para sanar o problema:
- Selecionar membros da equipe de diversas áreas que possuam conhecimento do produto e do processo e que possam auxiliar na resolução do problema identificado;
- Verifique se a equipe possue o tamanho adequado e o apoio necessário
2 – Descrição do Problema
O problema é descrito em termos mensuráveis, verifica-se o mesmo é interno ou externo. Nesta etapa é que se tem em detalhes a localização e o definição clara do problema. Geralmente para identificação e detalhamento do problema usa-se o método 5W2H: O que (What), Quando (When), Quem (Who), Onde? (Where), porque? (Why), Como? (How) e Quanto (How much).
Saber realmente definir o problema é o meio caminho para uma solução efetiva!
3 – Desenvolvimento de plano de contenção Provisório
Quando o problema estiver ocorrendo, pode-se pensar em uma ação paliativa (acho que esta é a palavra ideal), o problema não é resolvido por completo, mas há um bloqueio momentâneo até que se encontre a solução definitiva, isto é, isole o efeito do problema até que sejam implementadas as ações corretivas).
Uma ação de contenção eficaz minimizará o efeito negativo que o problema trouxe ao cliente
4 – Definição e Verificação da Causa(s) Raiz
Nesta etapa são identificadas todas as causas essenciais que podem explicar a ocorrência do problema, São testadas as causa potencias e identifica-se as alternativas de ações para eliminação desta causa raiz. Para a verificação das causas raízes é utilizado o ‘Diagrama de causa e efeito’.
Causas que quando excluidas resultarão na eliminação total do problema
5 – Definição das Ações Corretivas Permanentes
Após a definição das causas básicas, são definidas as ações de correção a serem aplicadas nesta causa para que o problemas seja resolvido de forma permanente. Quando ocorre de através de um ‘brainstorn‘ a equipe chegar a mais de uma solução para a causa, pode se escolher a melhor ou prioritária usando o consenso da equipe.
A escolha deve ser bem estudada para economizar recursos
6 – Avalie e Executar Ações Corretivas Permanentes (Figura da SETA)
Nesta etapa é feita a verificação da eficácia das ações permanentes, aplicada as causas raízes. Faz-se o controle das ações de modo que se assegure a eliminação da causa raiz.
A ação correta implantada é bem controlada e significa o problema resolvido
7 – Evitar (Impedir) Recorrências
Este é ponto final da resolução do problema, nesta etapa é necessário que se tenha uma ceta segurança quanto a resolução definitiva do problema. A causa raiz e analisada de maneira a impedir que o problema, ou um similar venha ocorrer.
É melhor prevenir do que remediar
8 – Reconheça a Equipe
Nesta etapa, o problema deve estar resolvido, e a não reincidência assegura. Aqui são feitos os reconhecimento tanto da equipe, quando dos esforços individuais. Por fim, o compartilhamento do conhecimento adquirido na resolução do problema deve ser compartilhado com toda a organização.
O
reconhecimento é essencial!!!
Esta disciplina pode ser aplicada a qualquer área, para os colegas de Tecnologia de Informação, ai vai minha recomendação, as atividades de testes no desenvolvimento de software são de alguma forma o ponto de melhor encaixe destas disciplinas. Isso não que dizer é claro que o conjunto de etapas não possa ser aplicado no processo de desenvolvimento como um todo.
Excelente artigo. Parabéns!
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