domingo, 16 de março de 2014

9 Dicas para ser tonar um gerente de projetos pró-ativo



O uso da palavra proativo foi limitado ao domínio da psicologia experimental na década de 1930. Grande parte desta teoria foi formada nos campos de concentração nazistas, onde Viktor Frankl perdeu sua esposa, pai, mãe e família, mas decidiu que, mesmo sob as piores circunstâncias, as pessoas podem criar e encontrar um significado para a existência. Ser proativo requer mudança de comportamento e, de atitude. Como não sou psicólogo não tenho como mudar sua atitude mental, mas posso ajudá-lo com algumas discas e truque de como você pode atuar e evitar vários problemas no projeto  - WIKIPÉDIA:



Segundo 
Bateman e Crant, (1993), o  que é comum a todos os pensadores é que uma pessoa proativa tem uma alta dose de ousadia e motivação, que independem do ambiente, e se constitui como um ser responsável por si mesmo, tomando sempre a iniciativa e assumindo responsabilidades. Algumas características são natas de pessoas proativas:

  • Não se aquietam ou se acomodam facilmente. Buscam sempre novas oportunidades;
  • Têm uma ótima percepção para antecipar problemas e já se programar para enfrentá-los;
  • Em geral, não trabalham sempre da mesma forma. Mesmo seguindo procedimentos e processos padronizados, sempre encontram maneiras de inovar, além da capacidade de responder a várias demandas simultaneamente;
  • Assim como os empreendedores, que se arriscam em projetos como uma empresa própria, por exemplo, os proativos nas empresas também carregam a marca da coragem e da ousadia para se aventurarem, mesmo em cenários de grande incerteza;
  • Não desistem facilmente dos planos que traçam e perseveram com muito esforço naquele intento. 




Agora que entendemos o tema de forma clara e precisa, deixo aqui 9 dicas de pró-atividade para você:


  1. Plano de comunicação é essencial, mas nem sempre é seguido (infelizmente), portanto para ser prático, lembre-se que toda reunião de projetos que você lidera ou participa, procure lembrar o seguinte, se a reunião foi feita com o nível superior dentro da hierarquia da empresa, no mesmo dia ou no máximo 24 horas (ninguém lê jornal velho correto ?) depois comunique para a equipe o resultado desta reunião, presencial ou por conference call , isto vai criar engajamento e demonstrar para o grupo que voce se importa com a equipe, o efeito colateral adicional é que as “fofocas” irão diminuir e, a D.I.V.A. perderá a função (não sabe o que é a sigla , Departamento de Informações da Vida Alheia).
  2. Conversou informalmente com seu stakeholder que manifestou preocupação quanto ao projeto e seu chefe terá alguma reunião com ele em futuro próximo, avise seu chefe imediatamente, não deixe ser pego de surpresa.
  3. Tirem vantagem das ferramentas de mídia social e chats online para ter certeza que todos sejam mantidos atualizados sempre que possível.
  4. Algumas questões no ciclo da vida de um projeto são mais propensas a surgir do que outras, é útil ter algum recurso em suas mãos que podem ajudar a responder essas questões e preocupações, portanto crie um F.A.Q. de modo que você possa proporcionar acesso fácil as respostas.
  5. Utilize-se do cronograma de projetos para realizar reuniões com a equipe, ele é fundamental para o acompanhamento das atividades do grupo, crie maneiras de verificar se as entregas estão ocorrendo e identificar as dificuldades do grupo. Reunião sem cronograma é evento social.
  6. Procure por falhas e riscos em seu projeto durante as reuniões de status, infelizmente nem todos os membros da equipe ou por medo ou ausência de honestidade ou inexperiência escondem os problemas e, ai, colega, vira surpresa...
  7. Promova o comportamento através de reforço positivo, incentive as pessoas que detectam problemas enquanto eles ocorrem ou reconheçam possíveis padrões de fracasso. Relatar e agir sobre as preocupações deve ser uma prática louvável
  8. É imprescindível que você gerencie o escopo eficazmente e não aumente o escopo sem primeiramente ter uma requisição de mudança do escopo justificada e aprovada.
  9. Procurar oportunidades de aperfeiçoamento dos processos discutindo o tema sempre com sua equipe , isto vai ajudar a economizar prazo e recursos.

Você com sua experiência quer adicionar outras dicas e pode achar esta lista incompleta, seja pró-ativo ! 
Te convido a colocar como comentário do meu post sua dica. Com isto poderemos fazer uso da dica número 4 acima e criaremos um F.A.Q.sobre pró atividade em projetos que ficará disponível para todos nós !  



Acima de tudo, gerenciar projetos é planejar e acompanhar a execução com "um olho no peixe e outro gato". O gerente do projeto deve se manter alerta e flexível com os acontecimentos do dia-a-dia, mas deve estar sempre se reportando ao plano inicial para não perder o controle. A principal qualidade do gerente de projeto é saber se comunicar bem com todos. Ele é o ponto focal das informações, nele convergem as informações que ele depois deverá processar e divulgar para todo o restante da equipe.

O segredo é envolver a equipe, cliente e fornecedores de tal forma que todos se sintam diretamente responsáveis pelo sucesso do projeto.


Como diz aquele velho ditado caipira, 




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sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Seu Cliente do Projeto anda muito ocupado para te atender ?


Todo gerente de projetos já teve a experiência de um cliente que simplesmente não faz aquilo que el deveria estar fazendo em benefício do projeto, dificultando a vida de todos na equipe de projetos e , na empresa.


Não respondem a emails, nunca estão em suas mesas de trabalho, não atendem telefonemas, é muito frustante e se algo der errado no projeto, quem sofre é o gerente e sua equipe.




Como podemos lidar com tal situação ?



Paciência e Persistência são as chaves !




Na prática , o que pode ser feito ?


1) Encontre-se com seu “super ocupado” cliente - tenha certeza que os dois sabem exatamente quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo. Isso permitirá que você divida o trabalho entre os seus recursos adequadamente desde o começo, ao invés de debater isso mais tarde. Acompanhe essa discussão com um cronograma do projeto claro, indicando marcos importantes.

2) Definir as expectativas e prioridades a partir do início assegure-se que todas as partes interessadas no projeto tenham suas expectativas tratadas e alinhadas, e lembre-se “first things first”

3) Agende reuniões semanais de status - a tecnologia moderna faz com que reuniões sejam mais fáceis de serem realizadas independentemente da distância. essencial que reuniões com seu cliente sejam realizadas de forma recorrente em um horário definido, recomendo inclusive que você se assegure que seu cliente eseja ao par das reuniões recorrentes através dos lembretes programados, especialmente se você esta fazendo isso remotamente. Depois de um curto período de tempo, essas reuniões se tornarão um ponto onde você capturará a atenção dele

4) De seguimento via telefone para informar as áreas críticas do Progresso ao enviar o relatório de progresso do projeto que contenha informações críticas, isto é, ação requerida ou não, telefone para seu “ocupado” cliente e informe sobre o status e ações requeridas. Digo isto porque a chance de ele será seu relatório são mínimas. Nunca ligue para saber se ele recebeu o relatório, apenas ligue com um propósito. 

5) Tenha contatos alternativo com seu cliente como seu cliente é muito ocupado para lidar com o projeto é altamente recomendável que você possua um segundo cliente como contato para que você possa abordar quando os acontecimentos do projeto ficarem “um pouco agitados”. 


Gerenciar um projeto pode ser difícil mas gratificante ao mesmo tempo, a oportunidade de lidar com clientes difíceis vai te proporcionar um grande diferencial:






E lembre-se:

Você é o líder !
 E a equipe é reflexo de seu comportamento , atitude e maneira de trabalhar.  

Adaptado do artigo  "Managing a Client who is Too Busy to Focus" de Christopher Scordo 

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domingo, 9 de fevereiro de 2014

Vídeo - A fábrica de Lego e os benefícios do Lean Six Sigma



Neste vídeo, uma fábrica de Lego cuja situação era de caos e desastre torna-se um exemplo de gestão, após a aplicação dos conceitos de Lean Six Sigma












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quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dicas práticas de gestão para evitar Scope Creep no projeto

Scope Creep é o nome que os gerentes de projetos dão as entregas adicionais não planejadas no projeto. Estas entregas extras, ou mudanças podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso do projeto.
Aumento do escopo sem controle  é o pior inimigo para qualquer gerente de projetos se você não gerenciar a situação adequadamente. Scope Creep é conhecido em nosso jargão de projetês como: 

  • JAQUE – Já que você esta implementado isto, pode também fazer isto ?
  • SDS – Só deus sabe o escopo
  • BMB - Bumba meu boi, "vamo que vamo" e, o famoso Go Horse...


Todos vocês já devem ter enfrentado o monstrinho ao lado durante sua gestão de projetos. 
Um pequeno aumento do escopo dependendo de como ele se comporta pode parar o projeto, causar estouro de orçamento, cronograma ou até pior ocasionar a perda do cliente  causando  grandes prejuízos à empresa. Existem várias técnicas e ferramentas como EAP e PERT entre outras que podem te ajudar na gestão do escopo você pode encontrá-las um bom livro de gestão de projetos. 

Minha proposta aqui é contribuir com várias dicas de gestão de projetos que podem te ajudar nesta situação:


  1. Visão do Projeto - Assegure o entendimento completo da visão do projeto. Reúna-se com os interessados do projeto e reforce esta visão e, não esqueça de comunicar o processo de gestão de mudança para os interessados,
  2. Gerencie as expectativas das partes interessadasNão importa o tamanho da entrega do seu projeto, você continuamente e, desde o início do projeto tem que gerenciar as expectativas do cliente, comunicando o que é esperado para ser entregue e o que não será entregue, fracasso neste ponto, significa cliente insatisfeito, projeto sem sucesso e perda de novas oportunidades de negócio, não tenha medo de dizer "não" !
  3. Conheça o processo de gestão de mudanças – É importante saber qual é o processo e como se utilizar dele. Quanto menos você espera o scope creep pode se materializar, você tem que estar preparado.
    Se você não sabe, procure pela informação junto ao gerente da conta, ou comitê do projeto ou em último caso você deverá gerenciar a situação sozinho.
    Estabeleça um plano de ação, uma vez que você perceba que haverá solicitação de aumento de escopo depois,  fale com seu gerente de contas e discuta o impacto no projeto.
  4. Documente os requisitos de maneira clara e detalhada e busque por aprovação formal,
  5. Comunique-se com a equipeVocê deve comunicar claramente o escopo do projeto para sua equipe. Além disso , eles devem saber que idéias são bem-vindas e podem trazer benefícios ao projeto , mas devem ser discutidas antes de sua execução. Considero este ponto o mais importante de todos, reúna-se com a equipe semanalmente e assegure que os pacotes de entregas documentados na EAP (ou WBS) e sua revisão estejam claramente definidas no cronograma.
    Como diz o ditado  "O combinado não sai caro",
  6. Planos de mitigaçãoRiscos podem se tornar rapidamente problemas sérios quando o tema é aumento de escopo, planeje com antecedência (de maneira proativa, sim estou sendo redundante), procure ter um orçamento separado para gerenciar esta estes riscos.
  7. Comitê de Controle de Mudança - os membros irão rever estimativas, e recomendar a aprovação para a solicitação de alteração (veja item 3)
  8. Priorização do Backlog: As alterações são incluídas na carteira de sprints futuras iterações e, o Business Owner irá priorizar o atraso que poderá determinar. quando a mudança solicitada seria incluído na próxima versão,
  9. Regra Clara: Não haverá gold plating, isto é, alinhe com a equipe que gold plating deve ser conversado diretamente com o Gerente de Projetos,
  10. Revisão de Escopo: revisão periódica do escopo do sendo entregue contra a linha de base,



O escopo é a própria essência do projeto e determina se o resultado é bem sucedido ou não. As partes interessadas no projeto possuem diferentes necessidades de negócio em função do tipo de trabalho, política interna, bônus, entre outros  estes fatores exigirão de você extremo cuidado e cautela quanto ao tratamento adequado desta situação. 

Entenda que estes  interesses conflitantes devem ser considerados , a fim de manter o apoio para o projeto com esta frase em mente:


O cliente não esta preocupado com o que esta no contrato, ele esta preocupado com o seu negócio ! 


Resumindo

  • Entenda o que seu cliente/equipe quer alcançar,
  • Colabore para produzir uma possível solução,
  • Defina o escopo que irá produzir esta solução,
  • Produza uma análise de impacto de custos, prazo,etc..
  • Acorde por escrito sobre os detalhes do serviço a ser prestado,
  • Busque aprovação do comitê se houver.
Usando as ferramentas de gerenciamento de projetos à sua disposição , a comunicação com as partes interessadas, e o gerenciamento de escopo você  poderá  manter o apoio para o seu projeto  e entregá-lo com sucesso. 








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sábado, 25 de janeiro de 2014

(Video) Dilberto e o Projeto Fracassado

O Gerente de Projetos Dilbert e seu novo desafio um projeto fortemente patrocinado por seu chefe, será entregue com sucesso ?




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quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

(Video) Compreendendo o Lean e 5 S em 3 minutos

Neste vídeo de 3 minutos voce terá a oportunidade de entender o que é sistema Lean e 5 S , de criatividade muito bem feita pelo Lean Institute.





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sábado, 18 de janeiro de 2014

Video - Comunicação Interna em Projetos

Comunicação Interna, fator de comprometimento e motivação para a equipe !

Trabalho apresentado pela Faculdade FAMA de Recife.




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