domingo, 17 de abril de 2016

Assegurando o sucesso do projeto - Técnicas para Gerenciamento de Stakeholders - Parte I

Você que já executa projetos entendem a importância da correta gestão e stakeholders (ou interessados no projeto) e sabe que eles podem apoiar ou simplesmente arruinar o projeto. 
Quem está acostumado a conduzir ou participar de projetos está ciente da importância de conhecer e conseguir o apoio dos seus Stakeholders. 
De forma simplificada, defino Stakeholder como qualquer pessoa ou entidade que possa ser afetada direta ou indiretamente pelo projeto a ser conduzido.
O inverso também é verdadeiro Stakeholders podem afetar direta ou indiretamente o seu projeto. Conseguir engajar produtivamente todas as pessoas envolvidas com o projeto não é tarefa fácil.  Na verdade, em alguns casos, fazer com que não atrapalhem já é uma grande coisa.  A primeira ação nesse sentido é contar com o apoio da alta direção da empresa. Se conseguir fazer com que esse apoio seja explícito, melhor ainda De qualquer forma, precisamos ter em mente que o apoio da alta direção, apesar de fundamental, possui abrangência restrita, uma vez que tem efeito apenas sobre o público interno.
A proposta aqui á apresentar algumas ferramentas úteis para ajudá-lo no mapeamento correto e aumentar as chances de sucesso de seu projeto.  
É preciso mais do que sorte e competência, é necessário técnica e soft skills para gestão correta !
1 - Identificando Stakeholders - Nesta processo inicial é fundamental voce identificar os interessados no projeto e, a melhor maneira de fazê-lo é junto com sua equipe (ou sozinho) através do uso de Brainstorming . Neste caso, a utilização de práticas de Pensamento Visual ajudará muito.
Distribua Postit aos integrantes da sua equipe e peça para que relacionem os potenciais Stakeholders do  projeto. Reforce que a análise deve ser abrangente, considerando entidades internas e externas. 
A medida que os postit são preenchidos, devem ser colados na parede ou em algum quadro.Não se preocupe neste ponto em fazer qualquer tipo de classificação. Apenas tente identificar todas as pessoas ou entidades, internas ou externas, que devem fazer parte da lista de Stakeholders.
Neste momento considere durante a identificação os seguintes pontos sobre interessados em projeto:

  • seu interesse
  • seu poder dentro da organização
  • a sua capacidade de tomar medidas e implementar , onde eles se encaixam na organização
  • seus objetivos pessoais e organizacionais ;
  • como eles são acessíveis
  • seus adversários ou apoiantes
  • os critérios que a parte interessada usaria para julgar o desempenho da organização ( expectativas de organização)
  • quão bem a parte interessada acredita que a organização está executando
  • o julgamento da parte interessada

O objetivo aqui é termos uma visão gráfica como demonstrada a seguir:


Esta visão vai te ajudar a entender o cenário de seu projeto levando em consideração diferentes perspectivas dos interessados (Friedman e McVea - 2006).
Agora que você já possui a identificação dos seus interessados no projeto é necessário analisá-los, vamos as sugestões:

2 - Análise de Stakeholders 


Mitchell, Agle e Wood (1997): propuseram o modelo Stakeholder Salience, no qual definiram que é preciso classificar os stakeholders em termos de poder, legitimidade e urgência. Este critério de diferenciação dos grupos de stakeholders permite estabelecer prioridades e definir quais os interesses que serão atendidos. Onde:

  • Poder: habilidade para levar alguém a fazer alguma coisa que ele não teria de fazer sem ser solicitado. O poder do stakeholder sobre a organização pode ser coercivo (força ou ameaça), normativo (legislação, meios de comunicação) ou utilitário (detém recursos ou informações)
  • Legitimidade: percepção generalizada de que as ações de uma entidade são desejáveis ou apropriadas, de acordo com o contexto socialmente construído. Pode ser individual, organizacional ou social
  • Urgência: necessidade imediata de ação que determina o tempo de resposta da organização quanto às solicitações dos stakeholders. Deve-se considerar a sensibilidade de tempo (necessidade de velocidade na resposta da organização) e criticalidade (importância do clamor ou do relacionamento da empresa com o stakeholder em questão). Este fator confere dinâmica ao modelo. 

A combinação destes atributos, isto é, mapeando os stakeholders em função das definições acima irá proporcionar visualmente ao gerente de projetos o seguinte quadro:

Com esta análise voce tem a oportunidade de mapear facilmente seus stakeholders utilizando-se das definições abaixo para que possam ser assinalados em cada grupo.

Tipologia dos stakeholders no modelo Stakeholder Salience 

Tipo de Stakeholder
Possibilidades de Classificação
Stakeholders Latentes (Provavelmente recebem pouca atenção da empresa)
·        Stakeholder Adormecido: Tem poder para impor a sua vontade na organização, mas não tem legitimidade ou urgência. Desta forma o seu poder fica em desuso, tendo ele pouca ou nenhuma interação com a empresa. Em contrapartida, a gestão precisa conhecer este stakeholder com o intuito de avaliar o seu potencial de conseguir um segundo fator.
·        Stakeholder Discricionário: Possui legitimidade, mas não tem poder de influenciar a empresa, nem alega urgência. Nestes casos, a atenção que deve ser dada a este stakeholder diz respeito à responsabilidade social corporativa, pois tendem a ser mais receptivos.
·        Stakeholder Exigente: Quando o atributo mais importante é a urgência. Sem poder nem legitimidade, não exigem tanto da empresa, porém deve ser monitorados quanto ao potencial para conseguirem um segundo atributo.
Stakeholders Expectantes (Postura mais ativa do stakeholder e da própria empresa)
·        Stakeholder Dominante: Tem a sua influência na empresa garantida pelo poder e pela legitimidade. Assim sendo, espera e recebe muita atenção da empresa.
·        Stakeholder Perigoso: Quando há poder e urgência, porém não existe legitimidade. O stakeholder coercivo (e possivelmente violento) para a organização pode ser um perigo
·        Stakeholder Dependente: Detém os atributos de urgência e legitimidade, porém dependem do poder de um outro stakeholder para que suas as reivindicações sejam levadas em consideração;
Stakeholder Definitivo (quando o stakeholder possui poder, legitimidade e urgência, os gestores devem dar atenção imediata e priorizada a esse stakeholder)
Não-Stakeholder (quando o indivíduo ou grupo não exerce nenhuma influência, nem é influenciado, pela operação da organização).
 Fonte: Adaptado de Mitchell, Agle e Wood (1997, p. 875)

Nesta ferramenta o que você busca aqui é determinar quem são seus stakeholder que possuem legitimidade e urgência. Fica aqui meu questionamento deste modelo se devemos tratar de forma igual um stakeholder com muito poder e um stakeholder com pouco poder, pois ambos têm poder.

Savage (1991):  Sugeriu avaliar o potencial de cada stakeholder quanto ao seu poder de ameaçar ou cooperar com a organização, sendo que esta pode-se prevenir definindo que atitude assumir ante cada um deles. Deve-se primeiro identificar aqueles que influenciam a organização. A seguir fazer duas avaliações críticas: o potencial desses stakeholders em ameaçar o projeto e o potencial desses stakeholders em cooperar com o projeto, assim tem-se quatro classes de stakeholders segundo classificação de Savage et al. (1991), vejaa figura abaixo adaptada :

  • Stakeholders Dispostos a apoiar – possuem baixo potencial em ameaçar e alto potencial em cooperar com o projeto
  • Stakeholders Marginais – não são nem altamente ameaçadores, nem especialmente cooperadores com o projeto, eu diria neutros
  • Stakeholders Indispostos a cooperar – possuem alto potencial de ameaça, mas baixo potencial em cooperação com o projeto
  • Stakeholders Ambíguos – têm alto potencial em ameaçar, assim como em cooperar. 
O potencial para a cooperação do stakeholder é particularmente relevante, porque ele pode levar as companhias a unir forças com outros stakeholders, resultando numa melhor administração do projeto. Freqüentemente, quanto mais dependente o stakeholder for, maior é a vontade de cooperar (Savage et al., 1991). As empresas, ao focar no potencial dos stakeholders-chave para ameaçar e cooperar, podem evitar a implementação de planos opostos aos planos dos stakeholders. Reconheça suas necessidades emergentes, modifique planos para envolvê-los e mitigar problemas associados ao projeto.

Agora que temos a identificação e análise efetuada precisamo de um plano de ação para aumentarmos a chance de sucesso do projeto.

Bom mas isto irei apresentar em meu próximo post !






Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®

rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha (empregos em projetos)

terça-feira, 22 de março de 2016

Starbursting - Ferramenta de Criatividade para Projetos

Quando nos deparamos com problemas e queremos desenvolver algumas idéias nosso maior desaio é entender todos os fatores relacionados ao projeto fazendo as perguntas certas, de modo a avaliar a nova ideia. 
Embora diferentes ferramentas de braistorming possam ser utilizadas paa geração e análise de idéias, elas tendem a explorar, indiretamente, as novas idéias e desenvolver decisões com base na discussão da equipe ao invés de abordar as questões globais relacionadas com o projeto ou idéia sucesso.
Fazer perguntas é uma forma valiosa de entender a nova idéia, assegurando a decisão e garantindo que todos os aspectos relevantes tenha sido considerados antes de qualquer trabalho começe.
Para tirar o máximo proveito desta abordagem, é importante que as perguntas sejam feitas de uma forma sistemática e abrangente.


Starbursting é um tipo de brainstorming, e pode ser uma ferramenta útil para ajudar você a fazer uma avaliação e considerar as opções disponíveis. Para usar a técnica starbursting , você começa por desenhar uma estrela de seis lados , isto é, seis principais grupos em forma de estrela com o tema da idéia ou problema no meio e as palavras " quem", " o quê", " onde", " quando", " por que " e" como " em cada ponto. Você, então, abordar cada palavra no starburst .



Cada grupo questão (when, why, etc..) é discutido durante a reunião de equipe e, uma série de perguntas são atribuídas a cada grupo. 


Ao responder as perguntas atribuídas, uma visão clara sobre o projeto ou a nova idéia pode ser verificada. A fim de garantir o sucesso da implementação do método starbursting, o facilitador deve considerar o seguinte:
  • Um fluxo sistemático de perguntas seguiu ordem específica e lógica,
  • As perguntas são relevantes para o tema ou idéia,
  • Todas as questões relacionadas com o projeto foram abordadas?
  • Todas as perguntas foram respondidas ?
Aplicabilidade

Fase de Análise e Projeto e Modelagem.

  • Análise e Projeto: Definição de requisitos é basicamente descobrir as necessidades do sistema para então construir as funções e ferramentas. A técnica Starbusting auxilia essa fase ao proporcionar um método estruturado de interrogatório. É recomendado a ser utilizado no inicio na fase, quando os primeiros requisitos estão sendo discutidos. Através da técnica é possível elevar o número de requisitos evidenciados. Faça o interrogatório com todos os problemas e requisitos encontrados durante a fase.

  • Modelagem: O questionário estruturado disponibilizado pela técnica Starbusting auxilia os desenvolvedores a fazer uma varredura completa no sistema e descobrir falhas e causas dessas falhas. A técnica é recomendada a ser feita no início da fase de técnica é recomendada a ser feita no início da fase de testes, tanto durante a implementação do código, quanto nos testes finais do desenvolvimento. A técnica também auxilia a definir o feedback do usuário e cliente junto ao projeto. Aplique a técnica em todas da funções construídas no projeto.

O Método

  1. Pegue uma folha de papel e desenhe uma estrela de seis pontas
  2. Escreva no meio da estrela a idéia ou problema
  3. Em cada ponta da estrela escreva; Quem, O que , Como, Onde, Quando e Porque
  4. Para cada ponta da estrela faça as perguntas de forma a entender o ponto central da estrela de modo a garantir que todos os aspectos relevantes foram considerados , por exemplo quem irá se beficiar do produto ou serviço ?
  5. Nesta fase , a equipe discute as respostas para cada pergunta e, as respostas coletadas contribuem para a construção de uma sólida visão sobre o produto ou a idéia. Se há muitas perguntas , mais sessões podem ser realizadas para explorar todas as respostas
Quer saber mais ?

Acesse: https://youtu.be/cdhLVha-VUs



Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®

rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha (empregos em projetos)


domingo, 28 de fevereiro de 2016

Certified Project Director e IS Project Management outras Certificações em Projetos

No meu post anterior eu mencionei que haviam mias de 69 certificações em gerenciamento de projetos  Neste post irei descrever mais algumas certificações bem interessantes em nossa profissão.










IS Project Management -  adequado para profissionais de gerenciamento de projetos que têm experiência anterior ou formação em gestão e motivação de pessoas e controle dos projetos. Os candidatos irão obter uma visão geral para projetar ciclo de vida e gestão do projeto e aprender sobre os planos de gestão, revisões de projetos e outras áreas relacionadas com o desenvolvimento e entrega de produtos do projeto. O profissional que tiver interesse na certificação deve se atentar aos seguintes pré-requisitos:
  • Mínimo de 4 anos de experiência em sistemas de informação e ter se inscrito em curso de acreditação o qual leva à certificação, os profissionais já certificados em Prince2 Practitioner podem encurtar este treinamento.
  • Um mínimo de três anos de experiência como gerente de projetos incluindo a utilização de uma metodologia reconhecida além do envio de relatório detalhando a experiência do candidato
O exame consiste em prova escrita de três horas de duração com 50 % de acerto para ser aprovado. Em seguida dentro do prazo de 12 meses ele deverá passar por exame oral com duração de 45 minutos. Um livro bem útil para seus estudos é o "Project Management for IT Related Projects".



Esta entidade é bem interessantes porque ela emite uma certificação chamada:

Certified Project Director (CPD) - Considerada uma das mais prestigiadas certificações em gerenciamento de projetos a qual é focada para executivos seniores que querem ir além das certificações de gerenciamento de projetos.
A certificação CPD permite aos gestores e executivos experientes adquirir novas habilidades e técnicas avançadas para o gerenciamento e controle de questões complexas de gestão de projetos. O exame consiste de 100 questões de múltipla escolha, o tempo da prova é de 70 minutos. 
Para o candidato se inscrever para a prova ele necessita atender os seguintes pré-requisitos:
  • Curso Superior Completo
  • Passar no exame de qualificação prestado através da Pearson
  • Ter uma das seguintes certificações: Prince2 Practitioner® , Professional in Project Management (PPM)™ da Global Association for Quality Management (GAQM) ou  PMP® .
Algo bem bacana que encontrei nesta certificação é pacote de e-learning oferecido por eles com 30 % de desconto; leia aqui.





Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
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domingo, 14 de fevereiro de 2016

Mais de 69 certificações em gerenciamento de projetos

O Project Management Institute com suas certificações é sem dúvida alguma líder de mercado, mas todos nós sabemos que se queremos crescer e inovar temos que pensar fora da caixa e aprender continuamente, eis aqui algumas das 69 certificações de mais de 19 fornecedores que gostaria de destacar, tenho certeza que você colega que trabalha em segmentos específicos da indústria poderá se beneficiar com elas.






BICSI possui certificação específica para gerentes de projetos , coordenadores de projectos , técnicos de campo que buscam novos caminhos carreira na  área de telecomunicações .
O nome dela é Registered Telecommunications Project Manager (RTPM) os candidatos serão testados em material da referência de:
  • Gerenciamento de Projetos de Telecomunicações (TPM) , 2ª edição , 
  • o Guide to the Project Management Body of Knowledge ( PMBOK Guide ) , 5ª edição,
  • The Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling, 11th edition. 

Você precisa ser elegível para prestar o exame onde é exigido ao menos 2 anos de experiência na área além de prestar prova de 2 horas de duração em teste de 100 questões com 70 % de acerto. 
O material de referência de Gerenciamento de Projetos em Telecomunicações tem o nome em inglês de Telecommunications Project Management (TPM) reference, 2nd Edition o qual contêm referências específicas sobre telecomunicações como: 
tipos de cabos e conectores, 
  • Data Center,
  • procedimentos de segurança,
  • administração de telecomunicações, 
  • desenvolvimento de negócios, entre outros. 

Se você tiver interesse acesse o site da entidade https://www.bicsi.org.







Certified Telecommunications Project Management (CTPM® ) certificação adequada para aqueles com experiência de planejamento de telecomunicações , instalação e manutenção dentro de um ambiente de data centers. O material de referência utilizado é o do PMBOK(®) além do Global Data Centre Education Framework da Cnet Training,um curso on line de 12 módulos com 30 horas de duração. Ao término dos módulos você deverá prestar um exame de certificação de 40 questões para mais informações acesse: http://www.cnet-training.com/






CompTIA Projet + verifica conhecimento de todo o ciclo de vida de gerenciamento de projetos e competências necessárias para iniciar, planejar, executar, monitorar e controlar e encerrar um projeto além de incluir negócios, habilidades de gerenciamento de projetos interpessoais e técnicas necessárias para gerenciar projetos e iniciativas. A prova possui 100 questões a serem respondidas em 90 minutos e para passar é necessário atingir 70 % de acerto.Para preparar-se para a prova você pode inscrever-se no próprio site e fazer os exames on line ou por conta própria onde há um ótimo livre de estudos  disponível chamado IT Project Management On Track From Start to Finish, Third Edition da CGraw-Hill.  Este livro é um guia de estudo para o exame que contém todo o material necessário além dos simulados distribuídos em 2 CDs juntamente com o e-book. Veja mais em  https://certification.comptia.org. 




Agile Project Management Certification o processo de certificação passa por duas etapas: Foundation Level e Practitioner Level, neste post irei escrever sobre o nível Practitioner.
O material para o exame tem como base o Agile Project Management Handbook 2.0 de 2014 onde você responderá a 80 questões em 2,5 horas e será aprovado se atingir 50 % de acerto. Os pré-requisitos para obter esta certificação é já ter sido certificado em uma das opções abaixo:

· DSDM Advanced Practitioner.

· Agile PM Foundation (versão 2010 or 2014)

· SDM Atern Foundation.



Veja mais em: http://www.apmg-international.com/en/home.aspx

Na próxima semana irei escrever sobre outras quatro certificações ! 

Se você tem interesse na certificação Prince2, acesse meu livro que está na segunda edição





Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
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domingo, 17 de janeiro de 2016

Dicas Práticas e Rápidas de Comunicação em Projetos


“Uma comunicação eficaz cria uma ponte entre as diversas partes interessadas envolvidas no projeto, conectando vários ambientes culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, e diversas perspectivas e interesses na execução ou nos resultados do projeto. ”
(Guia PMBOK®, 2008, p.243)


Há uma velha máxima na área de Publicidade que diz que comunicação não é o que você fala, mas o que os outros entendem. O velho jargão e sempre....ao escolher melhor o quê e como falar/escrever, você amplia o poder de sua mensagem outro velho jargão más escolhas em Comunicação também ganham força, geralmente fora de seu controle ou com efeito contrário ao que você gostaria de atingir, principalmente em projetos...

Por isso resolvi listar aqui algumas dicas que podem ajudar voce gerente de projetos no seu dia a dia junto a sua equipe, cliente e interessados no projeto, não há técnica ou metodologia aqui, apenas experiência adquirida em função de muito sofrimento causado às custas da má comunicação. O mais importante aqui é compartilhar as lições aprendidas em comunicação com você gestor de projetos.

Mas não achem que é apenas esta lista, todo dia tem novidade não é mesmo ?  

Convido você a contribuir com suas dicas na parte de de comentários ! 

Vamos aprender juntos porque conhecimento é uma mão de duas vias, quem sabe não acaba virando um livro..

  1. Mantenha a calma - Exercício muito difícil mas, se você reconhece este ponto, então você já esta um passo à frente (Aceitar, Reconhecer e Melhorar). Como gerente de projeto, você vai se encontrar no centro do fogo cruzado, mantenha a calma ! Em ambientes com muito estresse, todo mundo já está irritado, e se você mesmo ficar irritado só vai piorar a situação. Se você sente que está ficando tenso, dê um passo para trás mentalmente, respire e relaxe. Você precisa permanecer racional e demonstrar sua liderança. Repense suas respostas antes de reagir, seja verbalmente ou enviando um e-mail, e exiba um comportamento calmo e equilibrado,
  2. Explique - Muitas vezes a equipe perde o interesse em um projeto simplesmente por não saber do que se trata. Sabe-se bem que em uma empresa, ou em um negócio, é inevitável a criação de palavras que
    explicitam de maneira mais específica uma determinada função.Tente deixar tudo muito claro para os membros de sua equipe na hora de colocar em prática seu projeto. Lembre-se que as informações devem ser apresentadas de tal forma que mesmo pessoas não envolvidas entendam o projeto e suas especificidades,
  3. Plano de contingência - Certo, mas qual seu plano de contingência em caso de problemas de comunicação? Ou melhor: o que fará quando seus colaboradores lhe trouxerem um daqueles novos desafios inesperados, talvez um que possa
    comprometer o projeto inteiro ?
  4. Comunicação é um esforço em conjunto - Para que a comunicação funcione de forma efetiva,todos os envolvidos no projeto devem participar deste processo . Trabalhar a comunicação como um esforço em grupo significa manter todas as partes interessadas alinhadas. Esse processo está diretamente ligado ao feedback que os profissionais recebem.Os gestores devem ter em mente que os profissionais envolvidos do projeto irão executar o que eles entenderam que os stakeholders querem. Sem um feedback desses stakeholders eles não podem ter certeza de que estão no caminho certo,
  5. Reuniões -Estabeleça uma rotina de reuniões semanais obrigatórias, onde cada membro da equipe tenha um ou dois minutos para dizer à equipe o que fez na semana passada, os seus planos para a próxima semana e qualquer empecilho encontrado que a equipe possa ajudar a superar.Além disso, é importante que sejam estipuladas as datas e eventos importantes do projeto para que, conforme a proximidade destas, o time possa se organizar para que a comunicação se dê de maneira mais eficiente e prática.Isso cria um sentimento de urgência que faz cada indivíduo na equipe buscar apresentar progressos a cada semana,
  6. Lide com o conflito assim que ele surgir, não espere - O conflito é parte da vida cotidiana. Isso acontece em torno de nós, em formas diferentes, mas é importante agir sobre ele assim que você perceber que ele está lá. Não deixe o conflito piorar, assumindo que ele vai simplesmente desaparecer,
  7. Bomba - Falta de comunicação entre os participantes do projeto pode ser uma bomba nuclear. Se você suspeitar que algo está errado, fale com sua equipe, e se há um problema, lide com isso de forma transparente.
  8. Rumores e fofocas-
    Bem comum acontecer dentro das organizações, o mais relevante é esclarecer os fatos,
  9. Valorize cultura organizacional-Através de textos, murais, palestras, auxílio visual, como fotos, reforçam a visão, a missão, valores, regras, benefícios, projetos bem-sucedidos e projetos voluntários da organização,
  10. Valorize os funcionários - Através de propostas e pesquisas simples, muito pode ser obtido e trazer mais satisfação interna e melhores resultados. Como gestor você pode fazer entrevistas individuais, reunião em grupo, pesquisa interna através de questionário ou relatório para compreender as propostas dos funcionários,
  11. Emails - Email não é livro, tese de mestrado ou blog ! Portanto, procure se comunicar verbalmente sempre que possível e por email para formalizar o assunto, seja prático, utilize-o de forma inteligente e assertiva.





Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha (empregos e gestão)
http://br.linkedin.com/in/rosamilha

http://www.facebook.com/nelsonrosamilha (Página de Projetos e Excelência Operacional)  

A segunda edição de meu livro de Guia Preparatório para Certificação Prince2® já esta disponível para venda aqui:



sexta-feira, 20 de novembro de 2015

7 Maneiras de Falhar como Gerente de Projetos


 Blog Rosamilha

7 Maneiras de Falhar como Gerente de Projetos



Tenho lido uma série de livros, artigos e apresentações sobre como evitar problemas em gestão de projetos e aprendi muito com isso, mas faltava algo... 

Pensei e resolvi escrever algo mais leve e diferente, vou ensiná-lo em como falhar miseravelmente como Gerente de Projetos em 7 passos, na realidade poderia ser 5 , 10 ou 100 passos, mas assumi 7 como um número cabalístico que seria o número de dias que você irá durar no cargo ao término da execução brilhante destes sete passos.


1.     Não endereçar um problema imediatamentese dois membros da sua equipe não se entendem e não querem cooperar entre si para o sucesso do projeto o que é vital arrume um jeito de resolver e fazer com que eles trabalhem juntos profissionalmente, não procrastine a discussão e a resolução do problema, não tenha medo e enfrente a situação, procrastinar vai te ajudar a falhar como Gerente de Projetos,




2. Frequentes replanejamentos fazem parte do jogo – Você pode mudar datas de entregas, cronogramas e recursos, mas há um custo para toda vez que você efetua esta mudança e se você ficar pedindo para
sua equipe manter-se motivada toda vez que você faz todas estas mudanças você esta arriscando cometer erros de ,perder datas de entrega, causar confusão e possivelmente deixar a equipe chateada com sua desorganização o que vai te ajudar a falhar como Gerente de Projetos (Gerente   de Projetos GO horse)



  3.Entrega de qualquer jeito, temos que cumprir a data – Entregar o projeto no prazo e dentro do orçamento, mas sem qualidade, ai,ai…se você fizer isto para cada entregável você só irá acrescentar mais problemas ao término do projeto quando o cliente recebê-lo, lá se vai sua credibilidade e da empresa e isto vai te ajudar a falhar como Gerente de Projetos






         4.Microgestão é muito feio, entendeu? – Assumir tudo para você fazer vai te causar sobrecarga de trabalho e desmerecer sua equipe, os Gerentes de Projetos mais aptos sabem como compartilhar responsabilidades e manter o foco no que chamamos de “Big Picture”.





5. Gestão de Riscos – se você não gerencia os riscos do projeto, então o risco é você! Simples assim! E ai meu colega, quando isso acontecer você será disponibilizado ao Mercado de trabalho. 

6. Comunicar é chato eu uso Email – muitos problemas poderiam e poder ser solucionados com uma comunicação mais efetiva
em projetos, email é ferramenta de suporte! Saia do seu aquário e faça o que tem que ser feito, comunique ou falhe!

7. Eu sempre digo SIM para meu cliente -  deus.....sim você pode dizer sim para seu cliente de várias maneiras diferentes com
alternativas de solução, custos, premissas, etc, é para isso que a gestão de mudança existe, então faça uma análise antes de dizer sim, pense antes de agir e pense com calma !


Os gerentes de projetos vencedores são disciplinados !
Se você quer contribuir com suas dicas, poste nos meus comentários quem sabe fazemos mais um post com mais Pilulas de Projetos que Falham ?





Se voce quiser aprender mais sobre prince2 , veja meu livro aqui.





Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
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