Li alguns livros sobre liderança, e em todos eles o maior exemplo de liderança citado é o de Jesus. É algo impressionante pois mesmo após 2000 anos de seu nascimento, ele continua tendo seguidores, e influenciado bilhões de pessoas em todo o mundo.
Também são citados outros exemplos de liderança, a lista inclui várias pessoas boas e ruins, mas não estou aqui para julgar nem entrar no mérito se a atitude destas pessoas foi certa ou errada, mas sim, no que estas pessoas tinham em comum, o que estas pessoas fizeram para liderar?? o que estas pessoas fizeram para influenciar um número enorme de pessoas? qual é a essência da liderança destas pessoas?
Entre as inumeras respostas, acabei pensando em uma pequena lista que explica muita coisa, pelo menos para mim.
1. Elas realmente se importavam com as pessoas
2. Elas gostavam do que faziam, e estavam determinadas a fazer mais e melhor
3. Elas ouviam, realmente prestavam atenção no que as pessoas diziam
4. Aceitavam sugestões, mesmo vindo de alguma pessoa numa posição inferior a delas, tinham a humildade para reconhecer que não sabiam tudo
5. Não eram orgulhosas, nem prepotentes
6. Deixaram um legado
Com certeza há inumeras outras caracteristicas que estas pessoas tinham em comum, mas aproveitando um exemplo que li no livro "O Monge e o Executivo" (aliás recomendo a leitura), é quando falam sobre a atitude de Jesus ao lavar os pés de seus apóstolos. Não estou dizendo que voce tem que sair lavando os pés de todo mundo para se tornar um lider, quero aproveitar o exemplo para ilustrar que a principal caracteristica de um lider, a essência da liderança é Servir.
No final ele foi pregado numa cruz, então é bom ficar esperto.... ;^)
domingo, 25 de julho de 2010
A Essência da Liderança
Planejamento de Controle de Mudanças
Planejamento para Controle de Mudanças
Voce já trabalhou em projetos onde após tudo parecer definido, após o projeto já ter iniciado, fases já terem sido entregues, quando de-repente surge do nada uma nova solicitação, um requisito esquecido pelo cliente, ou não percebido ??
Provavelmente a resposta será SIM.... eu tive a oportunidade de inumeras vezes ver isto acontecer.
O Estresse gerado é grande, principalmente quando se tenta explicar que tal alteração vai impactar o cronograma, aumentar os custos e os riscos do projeto.
Este tipo de situação é tão comum, que há durante a fase de planejamento, um item dedicado inteiramente para "Planejar o Controle das Mudanças". É nesta hora que o Gerente de Projetos deve planejar o que acontecerá caso uma solicitação de mudança surja.
Vale lembrar que se o escopo não tiver sido assinado pelo cliente, esta solicitação não pode ser considerada como uma mudança, mas após o escopo ter sido aceito e aprovado não tem choro, é uma mudança.
Como planejar o controle de mudanças, significa gerar um documento, espera-se que este documento também seja lido aceito e aprovado pelas partes interessadas.
A idéia deste documento é deixar todos cientes antes do projeto começar, do que acontecerá caso surja uma solicitação de mudança.
Se voce não se preparar para este tipo de situação, ou se não souber que há como planejar isto antes, e tentar evitar desgastes futuros, pode ter problemas com seu projeto.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
-
Os Gurus da Qualidade - Philip Crosby Juran, Deming, Crosby, Feigenbaum e Ishikawa constam de um seleto grupo de especialistas na área d...
-
Gráfico de programa de decisão de processo (PDPC) O PDCP ( Process Decision Programme Chart) consiste num modelo gráfico onde são esqu...
-
“É melhor ter gerentes com qualidade do que apenas gerentes da qualidade.” Walter Shewhart Walter Andrew Shewhart (New Canton,...