terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Gerenciando Projetos

03/2/2009

Hoje o dia foi puro stress, emissão de dashboards dos 8 projetos e problemas de comunicação e de processos, resolvique para este caso nada mais antigo que imprimir o relatorio colocar na famosa pasta suspensa e se reunir com quem receber para explicar todo o mes a mesma coisa....Vai por mim sempre faça isso não adianta emails, não vão ler e, o pior quando lerem você será informado aos 45 minutos do segundo tempo....

Trabalho voluntário dá dor de cabeça .. todos são guiados por valores e alguns são muito carentes e quando você não dá atenção a hierarquia se desfaz....bem diferente das empresas não ? Neste caso aprendi que psicologia, paciência e muita persistência, as vezes o silêncio é a melhor portura...

16 comentários:

  1. 04/2/2009

    Em reunião entre a equipe de projeto e cliente fica claro como escopo e novas demandas solicitadas durante a execução do projeto geram problemas além da gestão do projeto emsi:

    - Fatores políticos
    - Time to Market
    - Escalonamento de não atendimento

    Pode parecer óbvio mas nestas horas o mais importante é:

    SEJA PROATIVO

    Mostre ja durante reunião o resultado que esta decisão pode trazer ao projeto do ponto de vista de data de entrega e custo para isso tenha sempre a mão uma ferramenta de simulação de resultados tipo what if e priorize !

    ResponderExcluir
  2. 05/2/2009

    Zona de coforto, impressionante como as equipes são resistentes a mudança e como acarrete altos níveis de comunicação e, nem sempre funciona, quando se tem um PMO em hierarquia de matrix fraca os problemas tendem a aumentar porque tudo tem que ser previamente alinhado antes de ser acordado...tudo isso com o projeto sendo executado em pleno voô ...o que fazer ?

    ResponderExcluir
  3. Nelson, primeiro parabéns pela iniciativa do blog.
    É de muita utilidade e uma valiosa ferramenta de colaboração e aprendizagem.

    Quando vc disse "não adianta emails, não vão ler" concordo com vc 100%, hoje em dia a mente humana receve tanta informação que só aquelo que é "associado a algo" terá maiores efeitos na cabeça das pessoas, ficará mais tempo, e terá uma resposta mais rápida. Email, realmente, hoje parece uma ferramenta que não está ajudando em algumas coisas.

    Abs.
    Fabricio

    ResponderExcluir
  4. Mais um exemplo semana passada estive em cliente e ja avisei que relatórios virão e notícas do projeto não serão boas...engraçado parece médico desenganando paciente :)

    ResponderExcluir
  5. Hoje conseguimos uma grande vitório convencemos a empresa a adotar a postura portfolio/projetos fizemos isso através da demonstração de ferramenta piloto comparando resultados obtidos com o "modo antigo" e com o "modo novo" é muito importante para os tomadores de decisão terem este tipo de visão ...principalmente quando tudo é abstrato !

    ResponderExcluir
  6. Hoje vou colocar aqui uma pergunta polêmica, como gerentes de projeto passamos parte de nosso tempo motivando e "tentando" liderar a equipe, e quem nos motiva ou o que nos motiva?

    ResponderExcluir
  7. Boa pergunta.
    Tive a oportunidade de gerenciar projetos mais motivantes que outros. Tive oportunidade de reverter situações desmotivantes, e também vivi aquelas que não consegui mudar nada. Como gosto de futebol, sempre acabo comparando com situações desse ambiente, por exemplo Felipe Scolari, dizem que é um lider que forma famílias dentro das equipes, e é o que nos acabamos fazendo, más não sempre é possível (ex. Chelsea). Agora que é o que motiva a um lider a ser motivador, no meu caso não é dinheiro, obvio, todos necesitamos do metal para poder vivir, mas nem sempre se consegue estar motivado pelo bolso, se o projeto não aporta algo mais valioso para nos, ou o ambiente é ruim, de nada serve, o seja acho que o motivador no meu caso é o produto finalizado, e todos contentos por ter logrado o objetivo, aprender coisas novas, avançar sempre, ver o que temos logrado até agora, é ver a cara ansiosa de meu colaborador que quere aprender dia a dia, isso é o que me motiva, o seja o ganho dia a dia.

    ResponderExcluir
  8. Caros colegas gosrtar de comentar com voces um tema que as vezes passa despercebido, COMUNICACAO em projetos, já perceberam o quanto é dificil ?

    ResponderExcluir
  9. Olá Nelson, tudo bom?
    Sobre seu último comentário (comunicação em projetos), é engraçado notar: mas na minha equipe eu vejo pessoas que sentam próximas umas das outras, mas na hora de perguntar algum detalhe do projeto, preferem mandar e-mails...

    Infelizmente, faz parte?!

    ResponderExcluir
  10. Olha que interessante este metodo de gestao de projetos em TI, uma equipe de engenheiro de sistemas com um gerente que coordenada e gerencia os requisitos quando do requisito fechado o gerente de projeto o recebe e passa a gerenciar a entrega do mesmo MAS do ponto de vista do CLIENTE o GP é o responsável e do ponto de vista da DIRETORIA da empresa o GP não é o responsável mas pela ENTREGA. Tudo muito fácial é só dizera VERDADE para o cliente, considerando os aspectos políticos e até organizacionais eu tenho minha própria opinião a respeito, mas gostaria de ouvir de vocês.

    ResponderExcluir
  11. voluntariado sempre involve esse tipo de coisa...acham que só por não ser remunerado, nao merece tanto comprometimento :/

    Totalmente fora de contexto, mas te achei depois de uns 5 anos,por algum motivo lembrei do seu sobrenome, e não me recordava o que era; Dá-lhe google, achei o seu site e lembrei de você, haha, voce deu uma palestra no Colégio de Santa Inês, numa aula da professora Patrícia...eu era um cabeludo que ficava perguntando milhares de coisas insistentemente :O

    abraço.

    ResponderExcluir
  12. Nelson, me perdoe a inocência, mas não entendi o problema descrito por vc, acima.

    Pode até não ser muito convencional o que vou dizer, mas não vejo muita dificuldade na questão de se gerenciar projetos onde não participei da definição dos requisitos funcionais.

    Por mais que a situaçao possa ser meio desconfortável, acredito que dizer a verdade ao cliente, com respeito a todas as partes envolvidas, é a melhor solução.

    ResponderExcluir
  13. Caro Nelson,

    Estou passando para parabenizar mais este seu trabalho na comunidade de gerenciamento de projetos.

    Abraços

    Alexandre Berbel

    ResponderExcluir
  14. Nelson,

    Estou passando aqui para lhe parabenizar por mais este trabalho dentro da comunidade de gerenciamento de projetos.

    Abraços

    Alexandre Berbel

    ResponderExcluir
  15. Estou pensando seriamente em compartilhar minha experiencia com meus colegas chega uma epoca em nossa vida profissional que voce pensa na importancia de deixar algo para a comunidade em forma de conhecimento, talves um livro ou um curso ou mesmo um forum presencial, qual seria a maneira correta ? Semana de divagação....

    ResponderExcluir
  16. Hoje comecei a trabalhar em meu novo projeto, planejamento para tirar a certificação PGMP, já comprei o livro e agora estou montando um cronograma de estudo, mesmo processo do PMP...sugestões ?

    ResponderExcluir