terça-feira, 6 de novembro de 2012

Como se tornar um Gerente de Projetos Raro e Especial



Como dizem os economistas, se algo é raro como ouro ou diamante então seu valor aumenta. Você na sua carreira profissional tem que tornar-se um profissional raro em seu campo de atuação que é a gerência de projetos. Seu currículo é algo que tem que ficar separado da multidão, é isso que você tem que perseguir.  O que quero dizer é que você tem que se tornar um gerente de projetos raro para o mercado (mosca branca), isto tem que ser desenvolvido conscientemente através de crescimento técnico e de negócios com o objetivo único de se tornar referência em sua empresa, na comunidade de projetos e no mercado.

De que maneiras voce poderá atuar para se tornar um Gerente de Projetos "Mosca Branca" ? Vou elencar a serguir algumas recomendações:

1. Seja um networker ativo



Depois de exercer seu papel como gerente de projetos na empresa por algum tempo, é fácil entrar na zona de conforto. Seu trabalho se torna previsível, seus pares são sempre os mesmos e, seu conjunto de habilidades em projetos se atrofia. Isso acontece com todos nós, se não usá-los vai perdê-los.
Quer se tornar um gerente de projetos especial ?  
Mantenha sua rede de relacionamento viva e fora de sua zona de conforto. Force você mesmo a aprender novas habilidades, encontre pessoas novas e aprenda novas tecnologias. Descubra que software de gestão de projetos eles usam , e quais temas e dicas são usados para te ajudar no seu trabalho. Você sentirá momentos de desconforto em função destas novas situações a qual ficará exposto, embora rapidamente irá desaparecer quando você perceber os ganhos e benefícios obtidos.   Eu pessoalmente passei por isto este ano quando fui estudar para tirar minha certificação Prince 2 Practitioner. Outro tema, é que hoje em dia todos têm conta no  Linkedin ou ao menos já ouviram falar desta poderosa ferramenta, você esta utilizando esta rede de maneira assertiva e efetiva ?  Você ficará surpreso com os resultados. As conversas dentro desta rede trazem valores imensuráveis a partir do momento que você começa a  pensar em novas maneiras de olhar os problemas com diferente perspectiva. Isto propiciará  a você e sua equipe novas maneiras de se fazerem as coisas.  

2. Mantenha um relacionamento com a equipe de Vendas 


Não é surpresa que a equipe de vendas e alguns tipos de gerentes de projetos não se vêm "olho no olho". A função da equipe de vendas é trazer os negócios "da rua para dentro da empresa" e a função do gerente de projetos é entregar, isto resulta em constantes conflitos por datas de entrega, qualidade, etc..colocando o gerentes de projetos e vendas em diferentes lados da mesa.
 
Quer se tornar um gerente de projetos raro ? Abrace a equipe de vendas. Saia com eles para almoçar e, sente do mesmo lado da mesa. Ouça e entenda os desafios que eles enfrentam. Procure rever seu processo, entregas e procedimentos levando em consideração as ambiguidades e incertezas que a equipe de vendas enfrenta todos os dias. Incorpore planos de contingência e folgas para ocorrências não previstas em seu software de gestão de projetos. Isto  proporcionará maior importância de se manter um relacionamento com seu cliente em qualquer projeto vendido. Você perceberá que fazendo pequenos ajustes no seu plano, ou modificações em como você se comunica com sua equipe de vendas ganhará um novo aliado. Estes aliados podem trabalhar com você juntamente ao seu cliente quando tempos difíceis no projeto crise surgirem. Outro benefício em manter um relacionamento com a equipe de vendas é a percepção mais cedo possível de como a empresa esta caminhando economicamente, o que vai te ajudar a planificar e balancear sua equipe de recursos no projeto (previsibilidade) 

3. Mantenha sua certificação em gerenciamento de projetos 

É verdade que há bons gerentes de projetos sem certificação, embora há outros tantos com certificação. Manter sua certificação já é um passo para estar sendo visto pelos gerentes e recrutadores. 
É importante voce não se deixar levar pela sensação de que voce tem sido um bom gerente de projetos por tantos anos, e que não vê a certificação como necessária, sim, ela é necessária e o mercado exige.    


É bom ser um profissional escasso, raro e único quando se trata de suas habilidades como gerentes de projetos. Tornando-se um poderoso networker e 


olhando fora da disciplina de gerencia de projetos, abraçando a equipe de vendas e mantendo suas certificações de gerenciamento de projetos voce estará em um campeonato onde apenas voce participa e portanto só haverá um vencedor.






BOM USO !

Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha
http://br.linkedin.com/in/rosamilha

http://www.facebook.com/nelsonrosamilha (Página de Projetos e Excelência Operacional)

5 comentários:

  1. Informações valiosas.

    ResponderExcluir
  2. Caro Nelson, publicação altamente enriquecedora! Estou estudando Engenharia Elétrica (7º período) e atualmente estagio numa grande empresa Multinacional. Confesso a voce que ainda estou "engatinhando" no do mundo do Project Management. Entretanto, não consigo conter palavras para dizer o quanto estou empolgado com esse novo aprendizado (fazendo cursos, capacitações, etc). O que mais gostei desse artigo foi o fato de voce ter mencionado o "relacionamento do gerente de projetos com vendas". Engraçado que a Equipe da Engenharia dessa empresa, a qual estagio, sofre drasticamente com atrasos em pedidos, problemas com fornecedores - impactando diretamente no cronograma dos projetos. Tudo isso, graças ao péssimo relacionamento da mesma com Suprimentos. A partir daí, começa a maratona de emails "duros", emails para gerência; criando, portanto, um clima bastante desagrádavel dentro da própria empresa. Dicas excelentes!

    Muito obrigado pela contribuição Nelson.

    Estou caminhando rumo à certificação CAPM.

    Take care, my friend!

    ResponderExcluir
  3. Rosamilha,
    eu tenho atuado em um campo de trabalho bem específico (consultoria em projetos na área pública) e entendi o que vc disse no seu post. Desafios é o que não falta!
    Parabéns pelo post!
    Um abraço,
    Guilherme Maia
    www.guilhermemaia.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, posso dar + uma sugestão, integre-se com todas as áreas da empresa, da presidência ao almoxarifado, todas elas de alguma forma tem informação importante e podem afetar o desempenho do seu projeto e leia o ambiente, principalmente para onde a empresa esta indo e não para onde dizem que ela vai.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post!!!
    Saber se relacionar com outros setores da empresa é um requisito essecial para o sucesso do projeto e claro, do PM também.
    Não aprendemos que o PM utiliza 90% do seu tempo em comunicação? pois é, acreditem nisso!
    Grande abraço.
    Vinicius Galina. PMP

    ResponderExcluir

Liderando pessoas e projetos (ou não) em ambientes de rápidas mudanças

Quero te convidar para um exercício imaginário, você esta em um auditório frente à sua comunidade de projetos (ou com todos os funcionári...