terça-feira, 28 de julho de 2020

Como é fazer a prova online para Certificação PMP

Como é fazer a prova online para Certificação PMP 


Por Victor Soares Braz

Em meados de abril de 2020, o PMI disponibilizou o exame PMP para ser realizado de forma online, como já era disponibilizado para os exames do CAPM e PMI-ACP. Essa nova forma dá ao cadidato a liberdade de realizar o exame em sua casa ou no escritório. No entanto, algumas dúvidas sobre como funciona e também como é a experiência de realizar a prova em casa surgem. Bem, segue meu relato de como me preparei e como essa experiência foi para mim.

          Como parte de um bom planejamento, no início dos estudos para a certificação do PMP, montei um cronograma que sabia que iria cumprir, e coincidentemente no período que marquei a prova os casos de COVID-19 estavam no ápice aqui na cidade de São Paulo. Devido as questões de segurança sanitária, o centro de testes estava fechado e então resolvi optar pela forma online.  O primeiro passo foi entender o funcionamento da prova online e se eu cumpriria esses requisitos; o PMI tem as seguintes requisições:

      Um local onde você não seja incomodado e que não tenha distrações durante a prova;

      Computador com webcam que cumpra alguns requisitos;

      Conexão à internet.

        Pearson (responsável por aplicar o exame) tem alguns requisitos adicionais que você pode checar nas informações adicionais desse link, mas em resumo, se tiver somente o computador na mesa é o ideal, pois o monitor da Pearson vai analisar tudo isso antes de liberar a prova para você.

 

Sobre o monitor, ele vai te acompanhar durante todo o tempo, desde a liberação da prova até o fim. E caso você tenha problemas com o sistema durante a prova, ou se fizer algo “suspeito” ele vai te chamar em um chat (eles só se comunicam em inglês) para te ajudar ou te advertir.

    No famigerado dia da prova 😟, organizei meu quarto e minha escrivaninha de forma que o ambiente ficasse o mais transparente possível, para que o monitor pudesse avaliar o local e assim liberar a prova. Com 30 minutos de antecedência, eu abri o site da Pearson, fiz o download do aplicativo para realizar a prova e copiei o número do PIN que serve como login no app baixado.

O processo pra fazer o check-in durou cerca de 20 min, e baseou-se em: inserir o número do PIN no app, inserir o número do celular para receber um link, tirar as fotos do ambiente da prova e tirar as fotos do documento de identidade. Depois desse passo, o monitor vai te chamar para testar o seu microfone, validar as fotos que você tirou e em seguida vai liberar a prova.

 

Sobre o app durante a prova, acho que deve ser semelhante ao programa do centro de testes com algumas exceções (calculadora e o whiteboard), porém não tive a experiência de fazer através de lá. No app, você terá acesso a uma calculadora virtual e um whiteboard que substitui a folha de rascunho física, esse whiteboard é algo muito similar ao Paint do Windows, então recomendo treinarem os desenhos de diagrama de rede por lá, mas a Pearson também disponibiliza o whiteboard através do https://home.pearsonvue.com/onvue/whiteboard.


Recentemente o PMI incluiu uma pausa na prova, no caso online ela acontece quando você responde a primeira etapa de questões (1 até a 89). Você tem direito a 10 minutos de pausa. Essa pausa é opcional, mas uma vez que você avança para a segunda parte das questões (90 até a 200) você não pode mais revisar as anteriores.

 

Por fim, vai aqui uma dica que gostaria de ter recebido: pra quem tem a mania de colocar a mão no queixo, boca ou rosto durante provas, como eu, tenham cuidado. Evitem colocar mão de forma que tampe a orelha, ou a boca por que o monitor pode ter a impressão de que você está trapaceando na prova. Eu fui advertido por ter feito isso algumas vezes e após isso o monitor me instruiu a não tampar esses locais.

 

Foi uma mega experiência, e como tudo é uma super lição aprendida que vou carregar e usar nas próximas certificações, espero que eu tenha ajudado com possíveis dúvidas dessa nova modalidade do exame. Se tiverem mais dúvidas ou questões fiquem a vontade para me procurar e perguntar. O conhecimento tem que ser dividido e não monopolizado!

 

            Caso vocês tenham mais alguma dúvida estou deixando abaixo meus contatos !

 

Victor Soares Braz

https://www.linkedin.com/in/victor-soares-braz/

vsoaresbraz@gmail.com

+55 37 99943-2940


2 comentários:

  1. Olá !
    Vc sabe o que acontece se a conexão da internet cair ?

    ResponderExcluir
  2. A prova on line e segura, se cai a conexao voce retoma se onde parou

    ResponderExcluir