Peter Drucker afirma que a lucratividade deve permear todos os objetivos estratégicos das empresas. Afinal, qual é o objetivo da empresa senão o lucro?
É óbvio que todas as organizações devem observar as necessidades e seguir as regulamentações governamentais e sempre buscar a sustentabilidade. Porém, em última instância, os acionistas são os donos da empresa e todos os administradores e funcionários são seus empregados, devendo trabalhar, prestar contas e gerar retorno para os investimentos feitos, é fundamental toda empresa adotar uma metodologia de gestão de projetos e de portfólio para suas obras, nomeando responsáveis, patrocinadores e gerentes de programas e projetos.
Uma governança bem estruturada logo no início do projeto pode ajudar - e muito - a garantir o seu sucesso.
Papéis podem ser assumidos no nível estratégico, operacional e tático neste sentido.
Todos os papéis possuem função e importância específica, mas meu objetivo aqui hoje é falar um pouco sobre o papel do patrocinador do projeto (sponsor), de maneira mais assertiva, o patrocinador efetivo de projetos.
O patrocinador do projeto é peça chave entre o time de projetos e os executivos da empresa. Ele é o "dono" do projeto e tem a responsabilidade final de assegurar o business case do projeto.
Como mencionado no título, vamos direto ao ponto, o que se espera de um patrocinador efetivo no projeto:
- Voce não interfere no dia a dia durante a execução do projeto, isto é papel do gerente de projetos, embora, você patrocinador deva atuar como facilitador e assegurar que suas decisões estratégicas criem um projeto de sucesso;
- Voce deve continuamente buscar e manter o projeto alinhado aos objetivos de negócio da empresa;
- Comunicar-se com os executivos seniores da empresa em nome do projeto e demonstrar seu compromisso pessoal com o projeto nas ocasiões requisitadas pelo Gerente de Projetos e, as que você julgar necessária;
- Ser o defensor do projeto, buscando junto aos interessados chave no projeto o compromisso com o sucesso;
- Garantir os recursos necessários ao projeto para que os benefícios esperados sejam integralmente realizados;
- Resolver definitivamente os problemas escalados pelo Gerente de Projetos junto a organização ou externamente, quando o gerente de projetos não tem autoridade necessária para fazê-lo;
- Oferecer ao gerente de projetos mentoring,
coaching e liderança quando
da necessidade do gerente de projetos precisar lidar com problemas operacionais ou de negócio, sua atuação é primordial;
- Assegurar que que o projeto quando entregue tenha os recursos e processos necessários implementados durante a fase de transição.
"Muitas organizações não gastam tempo suficiente treinando os patrocinadores executivos e explicando o papel e a responsabilidade esperados deles."
Voce (patrocinador) têm de passar tempo com o gerente de projeto, a equipe e o cliente.
Voce poderá se tornar mais eficaz e, até mesmo, gerar mais negócios.
Projetos complexos precisam que você atue com liderança (e menos como gerente), estabelecendo a direção para o futuro, comunicando avisão, criando alinhamento, equipes de alto-desempenho e que sejam altamente focados em planejar metas de curto prazo.
Projetos complexos precisam de líderes que inspirem as pessoas e as mantenham unidas em um time motivado e dirigido por uma visão de futuro comum.
Um bom patrocinador acrescenta valor ao projeto e desempenha diferentes funções durante o ciclo de vida do projeto: conselheiro, catalisador, motivador, eliminador de barreiras, definidor de limite.
Como Peter Senge, autor de A Dança da Mudança, diz,
“Em essência, líderes são genuinamente comprometidos em fazer mudanças profundas, neles e nas suas organizações. Eles naturalmente influenciam os outros com sua credibilidade, capacidade, e comprometimento. E eles atingem muitas posições”.
Os gestores de projetos precisam refletir sobre isto, afinal de contas, projeto é resultado e o patrocinador faz parte !
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