O grande desafio que nós gerentes de projetos temos é satisfazer os requisitos de qualidade dos interessados em projeto aqueles que estão claramente declarados e os subentendidos.
• Foco no cliente – compreender as necessidades e exigências dos clientes (expectativas),
• Liderança – indicar a direção a ser seguida para o cumprimento das metas e objetivos
• Envolvimento – engajar a equipe na participação plena para tornar o projeto bem sucedido
• Decisões baseadas em fatos – aumentara probabilidade de acerto ao invés do uso de suposições (medir).
• Fornecedores – eles são parceiros, cujo relacionamento deve ser próximo e aberto com objetivo de assegurar resultados financeiros para ambos
Lembre-se que o acompanhamento é fundamental para um projeto de sucesso !
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Mas como atender todos os interessados ?
Ainda mais em um projeto onde há vários stakeholders ?
Além disto como podemos assegurar que que os requisitos serão atendidos ?
Este é o objetivo deste post, ajudá-lo com dicas práticas de como vencer esta etapa.
O primeiro passo é você assumir que existem princípios de excelência a serem seguidos por voce , o líder e, sem eles seu plano de qualidade nunca terá sucesso e nem será perenizado junto à equipe, são eles:
• Foco no cliente – compreender as necessidades e exigências dos clientes (expectativas),
• Liderança – indicar a direção a ser seguida para o cumprimento das metas e objetivos
• Envolvimento – engajar a equipe na participação plena para tornar o projeto bem sucedido
• Decisões baseadas em fatos – aumentara probabilidade de acerto ao invés do uso de suposições (medir).
• Fornecedores – eles são parceiros, cujo relacionamento deve ser próximo e aberto com objetivo de assegurar resultados financeiros para ambos
O segundo passo é seguir o processo sugerido de priorização das necessidades dos clientes do projeto:
- Identificação dos clientes: quem são os clientes internos e externos de seu projeto ? Qual sua influência e poder de decisão ?
Lembre-se, nem todos os clientes são iguais , Priorize !
- Identificação das necessidades: nem todas as necessidades são criadas igualmente.Existem técnicas bem interessantes para coleta das necessidades como (leia os artigos nos links ao lado) QFD , Kano entre outras técnicas .
- Combinar Resultados: Combine os resultados da priorização dos clientes com os resultados das priorizações das necessidades de forma a se obter uma priorização integrada de requerimentos e clientes (para isso faça uso de matrizes de priorização)
- Desenvolva Especificação: Identificada a necessidade,desenvolva uma definição operacional e o valor específico contra o qual o desempenho será medido
O que falta agora ?
Desenvolva as atividades de Garantia de Qualidade e de Controle de Qualidade do projeto utilizando-se das melhores práticas do PMBOK(R) ou inclua este processo na estratégia de qualidade do Prince2(R).
Bom Uso !
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