Criado em 1960 pelo japonês Jiro Kawakita antropólogo, o diagrama de afinidade permite que a equipe organize um grande número de ideias e questões e depois as reúna em grupos para compreender a essência do problema e suas soluções inovadoras. O processo se destina a estimular a criatividade e a participação total.
Roteiro de Trabalho:
Dica: Lembre-se antes de iniciar a utilização da ferramenta você deve
comunicar e explicar ao grupo como ela funciona, para que serve e quais as
regras de utilização. Faça com que seja divertido !
- Estabeleça um grupo de trabalho com no máximo 10 pessoas
- Assinale um dos membros da equipe como anotador
- Defina claramente qual o problema em questão e assegure que o grupo tenha o mesmo entendimento do problema em questão
- Através de técnica de Brainstorming ou Diagrama de Ishikawa o grupo irá anotar em fichas (ou Postit®) estas ideias
- Espalhe os dados resultantes sobre a mesa, de modo que todos possam vê-los.
- Sem falar forme grupos de dados, contendo no máximo 5, com alguma característica comum.
- Identifique cada grupo pela característica comum de agrupamento e registre-a no cartão título, que deverá ter alguma marca, para diferenciá-lo dos cartões de dados.
- Prenda cada grupo ao seu cartão título (a ser criado com base no consenso do grupo) , de modo que apenas que apenas este último esteja visível. Repita os passos 6, 7, 8 usando os cartões título como cartões dados.
- Repita os passos, 6, 7, 8 para cada novo conjunto de cartões título criados, até que você tenha, apenas, um grupo contendo no máximo 5 cartões títulos.
- Comece a construção do diagrama pelos pequenos grupos iniciais; construa um retângulo envolvendo cada grupo. Sobre o lado superior do retângulo coloque o cartão título do grupo Envolva, com um retângulo, os retângulos cujo título forma um.
- Se um membro do grupo não concordar simplesmente deve mover o grupo de dado para o outro título, quando isto ocorre os membros do grupo devem entender a conexão lógica deste movimento, se não houver consenso os membros da equipe devem criar um novo grupo
Dica: Para manipular com eficiência diagramas de afinidade a Microsoft Office
Labs ® oferece gratuitamente o software StickySorter ®, bastante útil para
profissionais, estudantes e qualquer um que queira estimular o processo
criativo em busca de soluções para problemas.
(http://www.microsoft.com/portugal/educacao/suiteaprendizagem/stickySorter.html)
Veja o exemplo abaixo:
Problema: Como elaborar um
plano de qualidade em projetos que atenda às expectativas do cliente (tema este
que será abordado em outro post)
A equipe se reuniu e criaram os seguintes conjuntos de fichas (passos 1 ao
5)
Após a execução dos passos 6 ao 11, o resultado criado pode ficar
demonstrado abaixo:
Este processo de agrupamento das fichas de acordo
com o tema acima, terminará quando o grupo estiver satisfeito. Ao término desta sessão você terá completa
visibilidade do tema em questão e, poderá planejar o plano de ação (falarei sobre isto em post posterior) junto com a equipe.
BOM USO !
Curta a página de Excelência Operacional e Gestão de Projetos no Facebook, clicando em:http://www.facebook.com/nelsonrosamilha, e, siga-me no twitter: nelsonrosamilha (vagas e frases de gestão)
Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha
http://br.linkedin.com/in/rosamilha
Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha
http://br.linkedin.com/in/rosamilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário