A importância do Gerente de
Projetos!!!
Por Marco Henrique Jacomini
Muitas pessoas ainda não
conseguem perceber a importância dos Gerentes de Projetos atuando nas empresas
e - consequentemente - nos projetos. Vez por outra, ao perceber este sentimento
nas pessoas, costumo questioná-las e sempre recebo as mesmas respostas, do
tipo:
·
Acho que os GPs só servem para cobrar as atividades, cronogramas;
ou
·
Não podem me ver que já veem com as cobranças; ou ainda
·
Não conhecem nada tecnicamente e querem direcionar nosso
trabalho...
Enfim, são muitas as respostas
(vagas) ouvidas...
Dia desses, ao perguntar isso a
um dos líderes técnicos de um dos projetos que estou gerenciando, ouvi dele que
depende muito do GP e que em alguns casos, ele conseguia ver valor no trabalho
deste professional. Aí, obviamente, aproveitei e pedi a ele que fizesse um
exercício mental bastante simples e rápido, imaginando como seria aquele
projeto no qual estávamos trabalhando juntos (um projeto bastante difícil - por
sinal, e que estava acabando de sair de um período de crise) sem minha
atuação... Comecei a elencar a ele as atividades todas que, como líder técnico,
ele teria que fazer, tais como:
·
Cuidar da comunicação com os Stakeholders, que são muitos, brigam
e disputam pacas entre si e "sobem a temperatura" o tempo todo;
·
Entregar os Status Reports diariamente, preenchendo o que
foi feito X o que deveria ter sido feito e as próximas atividades;
·
Atualizar o cronograma do projeto, extraindo os dados para os
indicadores da nossa Diretoria;
·
Pensar e providenciar tudo o que é necessário para uma atividade
técnica ocorrer sem surpresas ou impedimentos, como atendimento aos requisitos
do cliente, liberação da entrada do time, alimentação, formalizações,
comunicados e principalmente, enfrentar o cliente e a nossa diretoria quando
algo não sai como o esperado;
·
Negociar melhores condições para o time do projeto poder fazer
suas entregas conforme planejado;
·
Manter o Escopo do Projeto, senão todo mundo pede um montão de
coisas não previstas;
·
Garantir a qualidade das entregas, validando, validando, validando
e perguntando, perguntando, perguntando e perguntando e colhendo opiniões de
terceiros, etc, etc e etc.
·
Negociando a equipe para atuar no projeto e gerenciando esta
equipe, cuidando de todos, fazendo os famigerados feedbacks e os
defendendo dos "ataques";
Enfim, daria para escrever uma
lista imensa, mas isso já o deixou muito reflexivo, o levando a me dizer que
nunca havia olhado sob esta ótica e que a partir de então, mudaria sua postura
quanto aos Gerentes de Projetos...
Em resumo, quando o Gerente de
Projetos não faz seu trabalho direito, todos sofrem:
·
O cliente - porque não recebe o que comprou no prazo e
custos acordados e com a qualidade esperada;
·
O empregador - porque acaba sempre tendo custos
extras com despesas operacionais, horas extras, salários adicionais com
alocações suplementares e - principalmente - com a insatisfação de seus
clientes, gerando perdas de futuros negócios;
·
Os parceiros - porque acabam sendo prejudicados de forma
"solidária" com a bagunça que quase sempre acaba se formando;
·
E a equipe do projeto, que trabalha muito mais,
perde oportunidades de descanso, se estressa muito além do aceitável e ainda
acaba sendo culpada pelos problemas - obviamente - junto do GP.
É isso... Os GPs devem entrar em
cena para fazer o "espetáculo" dar certo e para todos serem
aplaudidos no final, mas para isso, vão precisar de "atores"
engajados, bons tecnicamente e que confiem na sua condução... Quando todos fazem
sua parte, todos ganham!
E bons projetos a todos!
Marco Henrique Jacomini
http://www.linkedin.com/in/mhjacomini/
Marco Henrique Jacomini
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