sábado, 9 de março de 2019

Liderando pessoas e projetos (ou não) em ambientes de rápidas mudanças

Quero te convidar para um exercício imaginário, você esta em um auditório frente à sua comunidade de projetos (ou com todos os funcionários da sua área), cerca de 500 pessoas, com transmissão pela internet corporativa onde o CEO também esta assistindo..

Você acomodado em uma cadeira bem confortável respondendo todas as perguntas de forma tranquila e bem sucedida, todos balançando a cabeça afirmativamente ou batendo palmas, tudo indo muito bem. De repente, bem no centro da multidão , surge ele,  ..o inabalável, inigualável e impetuoso..

Joãozinho..


Ele levanta a mão e pergunta na frente de todos

"Porque nós neste auditório, deveríamos seguir você nestes tempos de constantes mudanças ?"


OI !!!!??


Você por incontáveis dez segundos fica paralisado de medo e, tenta lembrar..


"O que foi mesmo que li naquele maldito post........do Nelson......"


Pois bem vamos ver se consigo ajudar nestes dez segundos.

A paralisia é causada por um motivo ...

Você não vai entregar nada sem estes seguidores e, nestes tempos de emponderamento, seguidores são difíceis de encontrar, exceto por aqueles lideres que se destacam em capturar os corações , mentes e espíritos das pessoas.

Liderança não é apenas carisma e visão.

Fato:  Habilidades de liderança não são inatas, elas podem ser adquiridas

Primeiro você precisa entender como elas são diferentes de habilidades gerenciais.

  • Gerenciamento é sobre lidar com a complexidade, ela trás ordem e previsibilidade para o ambiente de projetos ou organizacional, mas não é suficiente, para que tenhamos sucesso as empresas e gerentes de projetos devem estar aptos a se adaptarem a mudanças.
  • Liderança é sobre aprender em como lidar com as rápidas mudanças. Vou escrever diferente para ter certeza que você entendeu, gerente de projetos ou gerentes de área, você só terá sucesso se tiver habilidades que façam com que você se adapte rapidamente às mudanças.

Vou te ajudar:

  • Gerenciar envolve planejar e orçamentar seu projeto ou área,liderança envolve estabelecer a direção, portanto , as duas coisas são necessárias para  você obter sucesso: estabelecer a visão do projeto como líder e gerir o plano e orçamento como gerente,
  • Gerenciar é sobre organizar as pessoas (o famoso staffing), liderança envolve alinhar a equipe, isto é, uma vez estabelecida a visão (líder) , com equipe organizada (gerente) , você deve constantemente lembrá-los da visão e servi-los para mostrar o caminho (líder),
  • Gerenciar se refere a controlar e resolver problemas mas para isso é necessário que o gatilho da motivação seja disparado (liderança) junto a equipe de forma que os problemas e desafios sejam resolvidos por eles.


Senso de pertencimento, idealismo e auto estima são hoje habilidades essenciais que um líder deve desenvolver junto à equipe, de forma que ela cresça continuamente.

Você deve estar pensando, entendi mas isso irá me ajudar a me adaptar rapidamente às mudanças ? 

A resposta é não, os desafios para se adaptar as mudanças são difíceis, há vários problemas sistêmicos nas empresas e, até obscuros as vezes, me arrisco a dizer que em algumas situações até vexatórios.

A resolução não vem na forma de framework, metodologia ou boa prática apenas , ela requer pessoas envolve questões difíceis e,  coragem para questionar e desafiar  a "maneira como nós fazemos aqui",  não estou aqui enaltecendo o conflito mas recomendado que você aponte as questões problemáticas e deixar as pessoas sentirem a dor da realidade e, utilize principalmente a inteligência coletiva da equipe

Para sua equipe (a do Joãozinho) também é doloroso porque requer a aplicação de regras que eles não estão familiarizados, bem como valores e maneiras de trabalhar. Não é de se admirar que nossos colegas muitas vezes tentam transferir o trabalho adaptativo de volta para seus líderes


É claro que que você precisa de visão, energia, autoridade e direcionamento estratégico, porém e muito importante:

- demonstrar que você é humano e, fora da platéia demonstrar seletivamente suas fraquezas,
- confiar na sua intuição coletando "dados" das pessoas,
- preocupar genuinamente com seus funcionários e trabalho, dando à eles somente o que eles precisam para atingir o melhor de si,
- ousar ser diferente capitalizando sua singularidade.

Sem isto você pode até chegar ao topo, mas poucas pessoas te seguirão e seu projeto ou empresa não atingirão os melhores resultados.

Voltando ao Joãozinho.....

Coloque suas respostas nos comentários, afinal você esta à frente agora..


Um comentário:

  1. Obrigado pela pergunta Joaozinho! como bem colocado por voce, vivemos em um momento inédito na historia da humanidade, o chamado mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo, Ambiguo) e, com a sua ajuda e a desse publico, tenho a missão de conduzi-los não só no atingimento dos objetivos corporativos, mas desenvolve-los para enfrentar esse novo mundo que o futuro nos está antecipando.

    ResponderExcluir