sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gerente de Projetos e o Fracasso ...

A pior coisa que passa pela cabeça de alguns gerentes de projetos  quando percebem que um projeto está naufragando ou vai literalmente afundar, e dar prejuízo para a empresa é:
 "Vou ser demitido" ou "Tenho que procurar emprego o mais rapidamente possivel".  
 Quero colocar dois pontos em discussão:
  1. O medo de errar pode ser paralisante, em alguns casos o gerente de projetos simplesmente congela, entre em pânico. Não devemos e não podemos aceitar esta situação, se este gerente simplesmente "travou", cabe a você ajuda-lo a re-encontrar o caminho, não é fácil, porque a primeira reação é a emocional, afinal de contas quantos milhares de reais foram perdidos ?
    A "culpa" foi "apenas" dele ? E voce, onde estava ? O momento é de pavimentar a estrada para recuperar este gerente de projetos,  mostrar o caminho para ele e monitorar, mas nunca fazer o trabalho dele;  motive  e demonstre que ele esta no caminho certo, agora, se após certo tempo voce perceber que ele "não sai do outro lado" ou simplesmente assume a atitude passiva ou vulgo "mosca morta" , sinto muito não há outro jeito a não ser a substituição... Mesmo assim reflita se este gerente de projetos não deveria ser assinalado para um projeto em que ele tenha capacidade técnica de gerir, é muito importante reflexão e critério antes de tomar esta ação, lembre, ninguém erra sozinho.
  2.  “não existe aprendizado sem erro”, ou seja, torna o erro uma atividade essencial para o aprendizado. O sensato e correto é “não deve existir erro sem aprendizado”, ou seja, temos de tomar cada erro, refletir sobre suas causas e adotar as medidas para que não se repitam. Devemos também refletir sobre nossos sucessos e procurar replicar o que deu certo em outros projetos.
Pensem nisto...

Concluindo, conheci vários gerentes de projetos que quando expostos a ambientes de pressão ou em que por algum motivo os projetos entraram em "alerta amarelo" eles simplesmente "desapareceram" porque ?

PORQUE  não foram preparados,
PORQUE não foram selecionados corretamente,
PORQUE voce assinalou o gerente de projeto com perfil emocional incorreto para o projeto.

Meu conselho para os gerentes de projetos que estão nesta situação: 
"Não tenham medo, peçam orientação para os mais experientes para que te ensinem a pescar, assumam postura pró-ativa,  documentem-se, foco na crise e não na consequência profissional"
Se voce entregar o projeto mesmo com prejuízo e perder o emprego, voce vai sair de cabeça erguida e com missão de dever cumprido, o que é muito melhor do que sair pela porta dos fundo e ser taxado de covarde onde seus colegas de trabalho dirão que "ele abandonou o barco".....
Voce prefere ser lembrado como ?


  

Customer Success - Uma estratégia de implementação e monitoramento - Parte II de II

No meu último post eu apresentei uma sugestão de framework para implementar Customer Success em serviços, onde descrevi os passos 1 a 4 da...