quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Como voce Gerente de Projetos pode se motivar


Costuma-se dizer que a única diferença entre a rotina e a sepultura é a profundidade. 
Às vezes, em nosso trabalho de gestão de projetos se estabelece uma rotina tão forte que sentimos que vamos morrer se fizermos aquilo mais um dia. 
Sempre que nos encontramos em tal estado de espírito, precisamos dar um passo atrás, avaliar a situação e tomar as medidas necessárias nos revigorar  de modo a  retomar nosso desempenho e resultados.  



Para onde foram os bons tempos? 



Você se lembra de seu primeiro dia de trabalho? 

Tudo novo, excitante e desafiador com várias oportunidades! 


Você se juntou à equipe como gerente de projetos, e estava querendo mudar o mundo na empresa. Avançado um período à frente o quadro mudou, muitas coisas viraram rotina, as mesmas conversas milhares de vezes, e os dias pareciam não ter fim. 
O mesmo trabalho, as mesmas pessoas e o mesmo lugar desde o dia que você começou, mas alguma coisa aconteceu. 
Você começa a pensar em pedir demissão e iniciar em outro lugar com a mesma motivação de antes.
Mas antes de você tomar esta medida drástica, considere estes pontos abaixo, quem sabe depois de aplicá-los você não terá suas baterias recarregadas e ficará motivado novamente: 

1. Reúna-se com seus clientes (os felizes) 

Vamos encarar a realidade o dia a dia de um gerente de projetos é para apagar incêndios, tipicamente negociar com os interessados no projeto (o que pode ser frustrante para você e para o cliente), com o tempo isto vai te deixando cada vez mais desgastado emocionalmente, não importa quão bom você seja em atingir os objetivos do projeto e do cliente, a natureza do seu trabalho é esta, mas a realidade é que mesmo assim haverá desgaste.
O que você pode fazer?

Saia e visite seus clientes felizes e satisfeitos, tire um dia para isto e veja como eles estão usando seu produto e como tem se beneficiado dele. 
Ouça de seu cliente feedback sobre o trabalho do projeto,você retornará à sua empresa com motivação renovada.  
Pense desta forma:

Qual foi a última vez que você ligou para uma operadora de telefonia celular e elogiou o trabalho deles? Provavelmente nunca! 

A única coisa que eles ouvem de você são reclamações e pedidos para solucionar seu problema.

Como gerente de projetos se passa o mesmo, raramente você receberá elogios de como seu trabalho é apreciado. Mude sua rotina, tome iniciativa e visite seus clientes satisfeitos e felizes. Você se sentirá melhor após isto

2. Busque uma nova certificação

Porque não buscar outra certificação? Se você é CAPM você pode certificar-se PMP, se você já é PMP trabalhe para certificar-se como Program Management Professional (PgMP). Você pode ainda estudar para Seis Sigma, ITIL ou Prince 2. 
Algumas empresas pagam para os bons gerentes de projetos buscarem a certificação, tudo o que você tem a fazer é demonstrar o valor agregado que a certificação trará para a companhia. Pesquise em como adotar esta nova metodologia de gestão de projetos, afilie-se a esta associação,  com esta nova rede de contatos  você descobrirá novas maneiras de executar seus projetos, assine uma publicação de projetos e por último, leia blogs de projetos que manterão você inspirado

3. Arrume tudo

Algo que acontece quando você fica muito tempo em algum lugar é que a desordem se acumula, ela acontece de diferentes maneiras. 
Por exemplo: 

  • Seu escritório pode estar desordenado, você pode não estar vendo a sua mesa, seu computador pode estar desatualizado ou cheio de material inútil,
  • Há projetos órfãos que necessitam apenas serem fechados, 
  • Relacionamentos na empresa que estão rompidos e que necessitam ser retomados.
Se você vier todos os dias ao seu trabalho com o peso desta desordem com certeza suas energias serão drenadas. 

Limpe sua mesa no escritório, retome os relacionamentos que foram rompidos, feche os projetos ainda em aberto, tire este peso de suas costas agora, você começará a olhar as coisas de maneira diferente. Um grande momento para fazer este exercício é o ritual de passagem de final de ano como diz o ditado "Ano novo vida nova"  aproveite este período de festas e férias onde provavelmente você terá um pouco de sossego e organize-se.

4. Traga sangue novo para a equipe

Se você esta na posição de contratar pessoas e necessita de novos recursos, traga alguém diferente de você.
Nós todos somos atraídos por certos tipos de pessoas e personalidades. 
Quando você olha para a equipe de gerentes de projeto que você montou, eles são iguais a você? 
Será que eles têm a mesma formação, a educação e mesma experiência? 

Empregue alguém que é qualificado, mas que tenha formação e experiência diferente da sua.
Trazer alguém novo adiciona emoção e cria diversidade na equipe.
E se você não estiver na posição de contratar alguém novo? 

Você ainda pode se conectar com as pessoas que são totalmente diferentes de você. Se você está em TI, conecte-se com alguém de Marketing, se você é de Marketing conecte-se com alguém de Finanças. 
Saia de sua zona de conforto, você pode  fazê-lo dentro ou fora da organização.
Você vai descobrir que eles podem ter experimentado problemas semelhantes como os seus, mas resolveram estes problemas com visão totalmente diferente da sua, traga esta nova abordagem para você e sua equipe, isto o tornará mais engajado com consequências positivas para todos.
Acredito que com estes pontos acima você poderá retomar os primeiros dias de seu trabalho, como a mesma motivação e energia que você tinha antes ! 


Boa Sorte !

Entre na minha página de Excelência Operacional e Gestão de Projetos no Facebokk, clicando em curtir ! http://www.facebook.com/nelsonrosamilha , nela voce terá a oportunidade de conhecer mais sobre o tema e buscar oportunidades de trabalho, e e siga-me no twitter: nelsonrosamilha

Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha (Projetos, Excelência e Empregos)
http://br.linkedin.com/in/rosamilha

http://www.facebook.com/nelsonrosamilha (Página de Projetos e Excelência Operacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como é fazer a prova online para Certificação PMP

Como é fazer a prova online para Certificação PMP  Por  Victor Soares Braz Em meados de abril de 2020, o PMI disponibilizou o exame PMP para...