sábado, 8 de junho de 2019

Verdades inconvenientes para os Gerentes de Projetos

Eu li um post estes dias de um autor chamado Mike Clayton e, percebi que tenho falado muito sobre este tema com vários colegas de profissão. 

Decidi compartilhar com vocês adicionando minha opinião.

Nós nos consideramos profissionais extremamente confiantes, otimistas, competentes , de posse das melhores certificações , processos e ferramentas..e ainda assim falhamos.

Pois é, listo aqui algumas verdades que, tenho certeza que você colega irá se identificar e, muito provavelmente irá pensar..."Sim ocorreu comigo de fato, mas a culpa não foi minha". #fato no final dia é nossa responsabilidade. 
Onde falhamos....

  • Atenção aos detalhes - é onde o sucesso ou a desgraça se esconde...não abandone o projeto aos 45 do segundo tempo achando que ele se encerrou, nunca ignore o encerramento do projeto é lá que o perigo acontece,
    tenho muitos colegas tentando encerrar projetos e não conseguem porque se esqueceram dos detalhes....

    Se sua personalidade é estilo Nike - Just do It, cuidado aqui repense este comportamento. 

  • Acidentes de percurso (Shit happens...)  - estas coisas acontecem e você tem que ajustá-las, lembre-se de fatores como: mudanças politicas, tecnologias emergentes, economia instável, novos produtos comerciais que podem causar disruptura no mercado, regulatório e ameaças a segurança. Tudo isto é um balaio de gato e, você precisa "dançar" conforme a música e com muita flexibilidade, não adianta fazer tudo certinho dentro da caixa , porque não vai rolar...quando voce menos esperar....SH !
  • Você nunca vai satisfazer todos os interessados no projeto todo o tempo - aprenda a reconciliar diferentes visões ou se quiser satisfazer todo mundo venda sorvete ! .
    Por mais que você gerencie e se envolva nas negociações sempre haverá um stakeholder insatisfeito, esta é a realidade, nem tudo é apenas escopo, qualidade e valor, projetos são políticos! Encare sua realidade,
  • Você não pode controlar tudo - não seja maluco por isso, normalmente dizemos que quanto maior a frequência de monitoramento do seu projeto, mais cedo você detecta o problema e resolve ele.
    Impossível controlar os resultados mas podemos controlar nossa preparação para inesperado.
    Não concorda ?
    Ah você não concorda ? Então controla um projeto complexo com centenas de profissionais com estratégia de projetos híbrida ou ágil e me escreve..
  • Você recebe a equipe que você merece - oriente-os e sirva-os bem , se você é do bem você terá uma equipe do bem porque o universo sempre nos ajuda , agora se você pensa que é do bem (mas sua consciência te diz que não), o universo vai te punir,
  • Gerente de Projetos não é líder - não adianta ficar bravinho , sua equipe não te reconhece como tal, liderança é inspirar as pessoas a almejarem o melhor de si, dê exemplo, seja sincero , honesto e acima de tudo ajude-os,
  • Aprenda a dizer não, projeto é política e relacionamento - não adianta estar no escopo ou no contrato - sempre achei que escuta ativa, inteligência emocional e assertividade eram suficientes para a profissão, mas logo vi a luz no final do túnel.  Nós precisamos de atitude de realmente , se comunicar com clareza e, termos destreza neste processo, seu trabalho não é ser político mas sim engajar todos os stakeholders no jogo político do projeto. 


Lembre-se disto 


"Seu cliente decide o sucesso  é escolha deles, arbitrária ou não "

Se você tem sua lista de verdades em nossa profissão, manda para mim !
 Vamos escrever um guia, verdades incontestáveis na vida dos gerentes de projetos !!


Nelson Rosamilha,PMP®,PMI-ACP®,Prince 2 Practitioner®, PMO-CP®,MsC
rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha (empregos em projetos)
Instagram: ExcelenciaProjetos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário