terça-feira, 16 de outubro de 2012

Seu relatório de status do Projeto não parece muito bem..

Ah, o cheiro de projeto novo....todos animados e energizados, voce virou noites trabalhando no planejamento com a equipe, plano de escopo, prazo, qualidade e custo tudo perfeito.

A expectativa é grande, todos estão falando do novo projeto, o qual fará a empresa atingir um novo patamar de vendas, abrirá as portas para novas oportunidades e fará história. !


O Kick-off do projeto foi um sucesso !

A vida é linda !



Após 3 meses de execução você começou a notar algumas mudanças sutis no ambiente já nesta semana....

Nas reuniões semanais do projeto onde havia 100 % de adesão, agora começam a ter menos assiduidade. Parece que não se dá mais importância ao projeto como antes.


O que aconteceu?


Seu projeto simplesmente sucumbiu a nova novidade, voce sabe o que é isso não sabe ?
A nova novidade assumiu o lugar no Olimpo que antes era seu projeto e, esta sendo gerenciada por outro gerente de projetos, o João...e voce nem mesmo percebeu ...

Parece que muitos de nós já passamos por isto antes ...é simplesmente um fato, e voce precisa ficar atento.
Estes são os sinais que voce deve prestar atenção antes que o pior aconteça... 



1. Palavras da moda que se perdem....

Ha dois anos atrás IPAD era moda, agora não é mais, agora a palavra da moda é Cloud e, assim vai..

Quando seu projeto começou a nascer, longas reuniões ocorreram onde discutiu-se como seu projeto era importante, argumentos, opiniões e debates acalorados sobre a melhor estratégia a  adotar no projeto eram frequentes.
O CEO da empresa agendava reuniões de acompanhamento para garantir que o projeto estivesse nos trilhos, datas eram impostas e, qualquer obstáculo no projeto era imediatamente resolvido.
Algumas vezes é importante você entender o que não é dito sobre este projeto;.se as pessoas não fazem mais perguntas, não atendem as datas assumidas no projeto, não apresentam mais riscos ou desafios no projeto, então seu projeto esta a caminho de ser outra casualidade da moda.
Isto é dificil capturar nos relatórios de projeto. Voce precisa confiar na sua experiência e no seu feeling de gestor.


2. Reuniões com baixa nível de assiduidade


Antes dezenas de pessoas compareciam à reunião e, sempre faltavam cópias  dos relatórios para distribuir aos presentes, a reunião era sempre planejada para levar uma hora e a quantidade de itens de ação era grande o suficiente para deixar qualquer PMO com muito trabalho...

Mas, a natureza mudou, com o advento da nova novidade...os gerentes funcionais que eram assíduos frequentadores da reunião estavam ocupados com o novo Zeus no Olimpo e deixaram voce com recursos de baixo nível técnico, as reuniões de seu projeto se tornaram econtros sociais e , nem os relatórios de status eram solicitados...

Quando voce percebe a situação acima voce realmente tem certeza que seu projeto esta com problemas.


3. Você não é mais uma estrela de rock.. 

Você normalmente era o centro das atenções no projeto. Os gerentes vinham até você com perguntas e você sempre tinhas as responstas, os riscos identificados eram sempre mitigados por você. Os stakeholders solicitavam demandas que não eram razoáveis e como sempre, voce conseguia contornar o problema e manter o projeto seguro.
Gerente com reputação e energia, adorado pela equipe, então, voce começa a perceber que a quantidade de emails diária que chegavam a 150 não passam de meia dúzia, agora a estrela é o João, voce esta agora vislumbrando que seu projeto pode ser cancelado já que o projeto pode não estar mais agregando valor à empresa.

O que voce deve fazer ?


Primeiro, verifique com a pessoa mais senior da empresa interessada no projeto que voce conhece se o seu projeto realmente ainda é viável e importante para a organização. Se ainda é importante, exponha o que voce tem percebido quanto ao suporte organizacional ao projeto e pergunte quando e como o projeto será reenergizado.
Eles podem nem estar sabendo da situação e podem querer retomar a situação anterior ou,  podem começar a "enrolar", neste caso peça permissão para cancelar o projeto, deste modo você poderá depois aplicar seus conhecimentos de projetos na próxima nova onda da empresa e, se tornar um novo João!



BOM USO !

Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha
http://br.linkedin.com/in/rosamilha
http://www.facebook.com/nelsonrosamilha (Página de Projetos e Excelência Operacional)



Nenhum comentário:

Postar um comentário