sábado, 15 de dezembro de 2012

Lean Six Sigma - De volta ao básico


Muito se fala em Lean Six Sigma e Seis Sigma, há artigos muito bons sobre o tema e excelentes profissionais no mercado. Resolvi escrever hoje sobre sua origem e conceitos desta poderosa estratégia/ metodologia.

O Lean Six Sigma combina duas das mais importantes abordagens dos nossos dias: fazer melhor ou eficácia (usando o Six Sigma) e fazer depressa, ou eficiência (usando os princípios Lean) com aplicação direta aos métodos e fluxos produtivos.


O termo "Lean Six Sigma" refere-se a uma filosofia, objetivo e metodologia utilizadas no sentido de eliminar o desperdício e melhorar os níveis de qualidade, custo e tempo de uma atividade qualquer. Estes métodos proporcionam a uma organização todo um conjunto de metodologias e ferramentas estatísticas que levam a uma evolução radical em termos de lucro e ganhos de qualidade.

O Lean Six Sigma é, precisamente, a combinação de duas metodologias centradas na melhoria dos processos, essenciais ao sucesso de qualquer organização. Estamos, portanto, a falar da poderosa combinação e integração de:
  • Six Sigma, como o método que visa à eliminação de defeitos, a melhoria da qualidade e a redução da variação e,
  • Lean, como o método que visa à melhoria dos tempos de ciclo e a eliminação de todo otipo de desperdício.

Ou seja, o Six Sigma proporcionará uma melhoria do desempenho com ênfase nos aspectos críticos para a qualidade, do ponto de vista do cliente, reduzindo drasticamente a variação num dado processo. Por outro lado, o Lean endereçará os aspectos relacionados com o tempo necessário à execução de dada tarefa, eliminado o desperdício e as atividades que não adicionem valor. Estamos perante um círculo virtuoso em que, à medida que a melhoria de qualidade ajuda a reduzir os tempos produtivos, a própria redução desses tempos produtivos, por seu lado, ajuda igualmente à melhoria da qualidade. 

Integrando estas duas poderosas metodologias, a melhoria de resultados em termos de qualidade, custo e tempo aumentam exponencialmente e de forma muito mais rápida do que se aplicasse cada uma delas em separado e isoladamente.




Por meio do Lean Six Sigma, as empresas podem aumentar drasticamente sua lucratividade, com:
Redução do percentual de fabricação de produtos defeituosos.
  • Aumento do nível de satisfação de clientes.
  • Redução do tempo exigido no desenvolvimento de novos produtos.
  • Redução de estoques, do percentual de entregas com atraso e de custos.
  • Aumento do rendimento dos processos e do volume de vendas.

Do ponto de vista da implementação, o Lean recorre a “eventos Kaizen” no sentido de rapidamente identificar oportunidades de melhoria e dá um passo extra em relação ao tradicional mapa de processo, recorrendo ao mapeamento de cadeias de valor (VSM - Value Stream Mapping). O Six Sigma recorre a uma metodologia formal conhecida por DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar [Improve] e Controlar, de forma a obter resultados mensuráveis e repetitivos. Utilizando uma metodologia conjunta Lean Six Sigma, poderemos recolher o melhor da combinação das duas abordagens e das respectivas ferramentas.

O Lean Six Sigma colocará à disposição de uma organização, no seu esforço de melhoria contínua, toda uma panóplia de ferramentas, conceitos e abordagens desde a “Voz do Cliente” como definição de qualidade, a metodologia estruturada providenciada pelo método DMAIC, o envolvimento ativo da gestão nos respectivos processos, matrizes de melhoria orientadas pelo valor, para seleção de projetos, definição de responsabilidades e tarefas (Black Belts, Champions, Sponsors), tudo no sentido de responsabilizar a organização e criar uma cultura de rigor e empenho na melhoria contínua. 

Lean diz respeito à ação e à melhoria rápida, enquanto que o Seis Sigma tende a ser metódico.



O Lean Six Sigma deve ser encarado como uma Estratégia pelas empresas e não como mais uma ferramenta de melhoria. As diferenças de uma ou outra abordagem e seus resultados foram resumidas na figura abaixo:






O valor que o Lean e o Six Sigma podem contribuir para a estratégia de melhoria de uma organização:




A evolução deu-se conforme a figura abaixo:



No que diz respeito ao futuro do Lean Six Sigma é possível destacar as seguintes tendências:

  • Ampliação do reconhecimento da sinergia entre o Seis Sigma e as práticas do Lean Manufacturing, gerando o programa denominado Lean Seis Sigma;
  • Maior disseminação do Design for Six Sigma (DFSS);
  • Aumento do número de médias e pequenas empresas que implementarão o programa, adotando as adequações ou simplificações necessárias à sua realidadeempresarial;
  • Consolidação do Lean Seis Sigma como uma estratégia para criação de valor para 
  • as empresas (e não, apenas, para eliminação de defeitos ou redução de custos);
  • Ênfase na integração do Lean Seis Sigma a programas de qualidade previamente existentes na empresa e à certificação de produtos, como as normas da série ISO9000;
  • Utilização de softwares específicos para o gerenciamento do Lean Seis Sigma nas organizações.
BOM USO !


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Um comentário:

  1. Otimo.
    Mas noto que nao se fala muito em continuidade, no monitoramento do processo desencadeado pelo Lean ou Six Sigma.
    Por exemplo, digamos que tenhamos um projeto de reducao de Disponibilidade de Pecas para Producao - afeta estqoue, MRP, compras, etc. Dentro do projeto de Six Sigma iremos ter, para analise, primordialmente, como esta este tempo hoje, definir as ações, e realizar o projeto.
    Porem, apos a finalizacao do projeto (alias, eh uma tendencia em qq projeto), teremos uma reducao ou melhora drastica no projeto, que tende a nao se manter ao longo do periodo de tempo - onde podemos, a posteriori, estar realizando um novo projeto, com os mesmos objetivos.
    Todo o projeto nao deveria deixar para a empresa indicadores de performance ? Estes indicadores devem ser monitorados por um periodo de tempo, e talvez se transformar em indicadores de monitoramento, caso nao seja possivel melhora-los. O proprio conceito de Kaizen, me parece que ele passa a ser importante DENTRO de um projeto, como agregador de novas visoes, mas nao como um projeto em si. Ou seja, a preocuapacao nao deve ser em criar e finalizar um projeto, mas sim no que ele muda na empresa e por quanto tempo - quando entao, deve ser olhado novamente.

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