O grande desafio que nós gerentes de projetos temos é satisfazer os
requisitos de qualidade dos interessados em projeto (que são vários) aqueles
que estão claramente declarados e os subentendidos (mais difíceis de
identificar e medir) e mesmo que você consiga há o desafio do esforço do
projeto para atingir todos os interessados do projeto e, seus requisitos de
qualidade. O propósito deste capitulo e prover uma maneira prática de ajudá-lo
a:
Perpetuar a cultura de qualidade junto a sua equipe e priorizar as
necessidades de qualidade dos clientes do projeto e como consequência gerar um
plano de qualidade prático que o ajude a medir e controlar os requisitos de
qualidade.
O primeiro passo é você assumir que existem princípios de
excelência a serem seguidos por você, o
líder e, sem eles seu plano de qualidade nunca terá sucesso e
nem será perenizado junto à equipe, são eles:
• Foco no cliente – compreender as necessidades e exigências dos clientes (expectativas), existem várias maneiras de se executar o levantamento destas necessidades,
• Liderança – indicar a direção a ser seguida para o
cumprimento das metas e objetivos
• Envolvimento – engajar a equipe na participação plena para tornar o projeto bem sucedido
• Decisões baseadas em fatos – aumentar a probabilidade de acerto ao invés do uso de suposições (medir).
• Fornecedores – eles são parceiros, cujo relacionamento deve ser próximo e aberto com objetivo de assegurar resultados financeiros para ambos.
• Envolvimento – engajar a equipe na participação plena para tornar o projeto bem sucedido
• Decisões baseadas em fatos – aumentar a probabilidade de acerto ao invés do uso de suposições (medir).
• Fornecedores – eles são parceiros, cujo relacionamento deve ser próximo e aberto com objetivo de assegurar resultados financeiros para ambos.
O segundo passo é seguir o processo sugerido abaixo na priorização
das necessidades dos clientes do projeto, afinal de contas sabemos que se não
der para atender tudo em função de prazo, custo ou escopo, que pelo menos possa
atingir o principal. Na figura abaixo eu recomendo que você siga 4 etapas.
- Identificação dos clientes: o
correto mapeamento dos interessados é o alicerce principal de um bom plano
de qualidade, em função disto procure responder as seguintes perguntas:
- Quem são os principais interessados em seu
projeto (clientes internos e externos) ?
- Qual sua influência e poder de decisão junto
ao projeto?
Dica: Lembre-se que nem todos os clientes são iguais dentro do mesmo projeto,
alguns são mais importantes que os outros e devem ser priorizados
- Identificação
das necessidades: nem
todas as necessidades são criadas igualmente. Existem técnicas bem
interessantes para coleta das necessidades como (leia meus posts sobre
técnicas de levantamento de necessidades QFD , Kano entre outras técnicas ). A identificação das necessidades além
de envolver sua descrição sumarizada é necessário que se especifique detalhadamente
o que é esta necessidade e posteriormente confirme junto aos interessados
do projeto se a especificação da necessidade (ou definição operacional)
está correta, isto irá minimizar discussões no futuro quando o plano de
projeto de qualidade for apresentado.
Dica: Lembre-se, nem todas as necessidades são iguais. Priorize !
- Combinar
Resultados: Combine os
resultados da priorização dos clientes com os resultados das priorizações
das necessidades de forma a se obter uma priorização integrada de requerimentos
e clientes (para isso faça uso de matrizes de priorização)
- Desenvolver Especificação: Identificada
a necessidade, desenvolva uma definição operacional, isto é, descreva
claramente o que é esta especificação e busque consenso com a equipe e, o
valor específico contra o qual o desempenho será medido
Vejam
no exemplo abaixo como isto é feito:
Passo 1: Identificação
e Priorização dos Clientes
Neste exemplo de Matriz L
foram identificados 5 clientes e, eles foram comparados entre si por nível de
importância para o projeto, utilizando-se pesos:
·
10 para o cliente
muito mais importante
·
5 para o cliente
importante
·
1 para o cliente
igualmente importante
·
1/5 para o cliente
menos importante
·
1/10 para o cliente
muito menos importante
No quadro acima o Cliente 1: População é menos Importante (1/5) que o
Cliente 2:Agencias, igualmente importante (1) que o Cliente 3: Gabinete, menos
importante que o Cliente 3: Atendentes e importante (5) comparado ao Cliente
5:Fornecedores.
O Total de Peso da Linha é 9, informação esta no campo Total da Linha
e, o grau total de importância do
Cliente 1 me relação aos demais é VDR = TL (9) / TG (60,5)
=> 0,15, deste modo o Cliente
1:População é o terceiro mais importante para o projeto do ponto de vista de
qualidade
Para cada cliente
identificado, neste exemplo foram 5 clientes, o próximo passo é identificar
suas necessidades de qualidade, veja o quadro abaixo onde o Cliente 1:
População teve 5 necessidades identificadas.
Você deve utilizar o
mesmo nível de importância como feito no passo 1:
·
10 para o cliente
muito mais importante
·
5 para o cliente
importante
·
1 para o cliente
igualmente importante
·
1/5 para o cliente
menos importante
·
1/10 para o cliente
muito menos importante
Para este cliente você
conclui que a necessidade mais importante para ele é a Necessidade 1:
Atendimento Imediato
Depois de priorizados as necessidades do Cliente 1, você deve repetir
estes passos até o cliente 5. Os outros clientes poderiam ser:
Com todas as necessidades mapeadas e priorizadas por cliente, você de
executar agora o passo 3.
A combinação de resultados se da pelo
transporte das informações das necessidades dos clientes.
De acordo com a combinação acima você percebe que do ponto de vista do
projeto e nesta ordem de importância as necessidades priorizadas são:
1.
Necessidade 5 – Escopo bem definido
2.
Necessidade 4 – Software confiável
3.
Necessidade 1 e 2 – Atendimento Imediato e
Atualização Tecnológica
4.
Necessidade 3 – Controle de Custo do Projeto
Dica: A Matriz L pode ser utilizada em qualquer situação em que a priorização
se faz necessária como, por exemplo: análise das partes interessadas,
requisitos e até mesmo riscos.
Com as necessidades mais importantes mapeadas será necessário transformar
estas necessidades em uma métrica operacional, afinal, se você não pode medir,
então não pode controlar e, se você não controlar você estará abandonada a
própria sorte. Para cada uma das necessidades priorizadas defina como
quantificar esta métrica em algo tangível, isto é, valor a ser medido.
Como no exemplo abaixo:
Identificados e priorizados os clientes do projeto, as necessidades
prioritárias do projeto bem como suas métricas, você pode agora iniciar seu
plano de qualidade. Por exemplo, para cada necessidade identificada, descreva
qual a técnica de garantia de qualidade que será adotada, em seguida você pode
agrupá-las em um quadro, como no exemplo abaixo:
Com o plano aprovado, lembre-se que durante a execução você deve
monitorá-lo, utilizando-se das ferramentas de qualidade como: Pareto, Ishikawa,
CEP, etc...
Se voce quiser saber mais sobre qualidade busque informações adicionais em meu livro de Prince2 aqui
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