segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

7 Dicas para Transformar sua organização digitalmente


A tecnologia se move muito rapidamente com o poder e a funcionalidade aumentando à medida que os preços caem. Embora esta seja, sem dúvida uma oportunidade, também é um problema.

 O que não se deve fazer ao transformar sua organização digitalmente.  

 

  1. Não monte um escritório de transformação digital ou contrate um chefe digital e os deixe desconectados do restante da organização: eles irão fazer muito barulho por nada, terão muito pouco valor prático,
  2. Não tente digitalizar todos os seus processos sem pensar onde devem estar suas prioridades e onde deve estar o maior valor. Se você fizer isso, poderá gastar muito esforço em mudar algo que realmente não precisa mudar
  3. Não se concentre na tecnologia em detrimento dos usuários finais (sejam eles funcionários ou clientes), porque se você fizer isso, seus usuários finais simplesmente rejeitarão sua tecnologia,
  4. Não pense que uma única mudança, como desenvolver um site responsivo ou digitalizar seu call center é o mesmo que uma transformação digital,
  5. Não seja excessivamente ambicioso: se você tentar fazer tudo ao mesmo tempo, provavelmente falhará em tudo,
  6. Quando você se preocupar que as coisas não estão perfeitas, reorganize novamente voltando para onde você estava há 5 anos. 
  7. Transformação digital não é fácil.

Poste aqui suas dicas !!

Nelson Rosamilha,PMP®,PMI-ACP®,Prince 2 Practitioner®, PMO-CP®,MsC
rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha (empregos em projetos)
Instagram: Digitalmodebrasil 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

BUSINESS AGILITY: IMPLEMENTAÇÃO

Nos artigos anteriores apresentei uma visão geral do modelo de Business Agility e a Estratégia para a adoção deste modelo..

O próximo passo é a implementação do Business Agility.


 

A dimensão da Implementação (veja a figura acima) está relacionada aos elementos associados à execução prática da estratégia/plano de agilidade (por exemplo, definição de equipe e principais interessados, tempo de atividade e marcos, etc.). Nesta etapa, os objetivos estratégicos que foram definidos na etapa anterior (ou seja Estratégia)  tornam-se dimensões práticas de implementação com o objetivo de determinar as práticas ou iniciativas necessárias para alcançar capacidades, medir e avaliar o desempenho da agilidade e fazer correções com base nos resultados obtidos.

Para isso é necessário refletir sobre o tripé: Processos, Pessoas e Tecnologia.

Quando pensamos sobre BA precisamos atuar sobre os processos com foco na agilidade, para isso é necessário olhar para os diagramas de processos de negócio e redesenhá-los para fins de agilidade porém de forma holística pensando em sua integração com outros processos de negócio e na sua melhoria, neste contexto é importante agregar atividades e práticas de agilidade que fazem sentido para o contexto do negócio.

Mas processos sem pessoas e tecnologia não vão funcionar, este tripé necessita caminhar sincronizado. Assim, as competências dos profissionais e a mentalidade ágil precisam existir. Neste sentido, é necessário a revisão da estrutura organizacional, competências e habilidades e construção de equipes ágeis são necessárias.  

Por último, temos a tecnologia e infraestrutura para a agilidade, neste segmento é importante pensar nas soluções digitais que aceleram a agilidade organizacional em uma plataforma de arquitetura integrada e de produção enxuta e que reduzam o tempo de setup dos projetos.

Vou de dar algumas dicas:

  • (Pessoas) Além dos sistemas, tipos de personalidade estáveis ​​e flexíveis devem ser priorizados em suas práticas de contratação. Isso significa contratar aqueles que se sentem confortáveis ​​com a mudança e podem alavancar a mudança para melhorar a si mesmos e, eventualmente, à empresa.

  • (Processos) É uma boa ideia planejar os processos com antecedência, mas também é aconselhável deixar espaço para mudanças inesperadas

  • (Tecnologia) Quando tratada adequadamente, a tecnologia pode apoiar substancialmente seu pessoal e seus processos. No entanto, você deve certificar-se de que a tecnologia que você usa ajuda sua empresa a se adaptar às mudanças rapidamente. Caso contrário, pode ser o maior obstáculo em sua jornada rumo à agilidade nos negócios.

Você deve estar se perguntando que a implementação de todos estes itens acima lhe parece muito pesado e que você já está ocupado demais administrando seus negócios, por isso procure por parceiros (universidades e organizações) que podem te ajudar a tirar parte deste peso dos ombros.

Se a viabilidade do seu negócio depende do mercado, o que é quase sempre o caso, você deve estar preparado para enfrentar os desafios de tentar manter um caminho tranquilo em um cenário em constante mudança.


Curta nossa página de Excelência Operacional e Gestão de Projetos no Facebook, clicando: http://www.facebook.com/nelsonrosamilha, e, nosso instagram:digitalmodebrasil

BOM USO !

Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
rosamilha@gmail.com
http://br.linkedin.com/in/rosamilha
http://www.facebook.com/nelsonrosamilha (Página de Projetos e Excelência Operacional)