segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

BUSINESS AGILITY: IMPLEMENTAÇÃO

Nos artigos anteriores apresentei uma visão geral do modelo de Business Agility e a Estratégia para a adoção deste modelo..

O próximo passo é a implementação do Business Agility.


 

A dimensão da Implementação (veja a figura acima) está relacionada aos elementos associados à execução prática da estratégia/plano de agilidade (por exemplo, definição de equipe e principais interessados, tempo de atividade e marcos, etc.). Nesta etapa, os objetivos estratégicos que foram definidos na etapa anterior (ou seja Estratégia)  tornam-se dimensões práticas de implementação com o objetivo de determinar as práticas ou iniciativas necessárias para alcançar capacidades, medir e avaliar o desempenho da agilidade e fazer correções com base nos resultados obtidos.

Para isso é necessário refletir sobre o tripé: Processos, Pessoas e Tecnologia.

Quando pensamos sobre BA precisamos atuar sobre os processos com foco na agilidade, para isso é necessário olhar para os diagramas de processos de negócio e redesenhá-los para fins de agilidade porém de forma holística pensando em sua integração com outros processos de negócio e na sua melhoria, neste contexto é importante agregar atividades e práticas de agilidade que fazem sentido para o contexto do negócio.

Mas processos sem pessoas e tecnologia não vão funcionar, este tripé necessita caminhar sincronizado. Assim, as competências dos profissionais e a mentalidade ágil precisam existir. Neste sentido, é necessário a revisão da estrutura organizacional, competências e habilidades e construção de equipes ágeis são necessárias.  

Por último, temos a tecnologia e infraestrutura para a agilidade, neste segmento é importante pensar nas soluções digitais que aceleram a agilidade organizacional em uma plataforma de arquitetura integrada e de produção enxuta e que reduzam o tempo de setup dos projetos.

Vou de dar algumas dicas:

  • (Pessoas) Além dos sistemas, tipos de personalidade estáveis ​​e flexíveis devem ser priorizados em suas práticas de contratação. Isso significa contratar aqueles que se sentem confortáveis ​​com a mudança e podem alavancar a mudança para melhorar a si mesmos e, eventualmente, à empresa.

  • (Processos) É uma boa ideia planejar os processos com antecedência, mas também é aconselhável deixar espaço para mudanças inesperadas

  • (Tecnologia) Quando tratada adequadamente, a tecnologia pode apoiar substancialmente seu pessoal e seus processos. No entanto, você deve certificar-se de que a tecnologia que você usa ajuda sua empresa a se adaptar às mudanças rapidamente. Caso contrário, pode ser o maior obstáculo em sua jornada rumo à agilidade nos negócios.

Você deve estar se perguntando que a implementação de todos estes itens acima lhe parece muito pesado e que você já está ocupado demais administrando seus negócios, por isso procure por parceiros (universidades e organizações) que podem te ajudar a tirar parte deste peso dos ombros.

Se a viabilidade do seu negócio depende do mercado, o que é quase sempre o caso, você deve estar preparado para enfrentar os desafios de tentar manter um caminho tranquilo em um cenário em constante mudança.


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BOM USO !

Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
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