quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MBA ou PMP ?

Contribuição de meu colega Danilo Veloso (danilovelloso@hotmail.com)

MBA ou PMP – Falso dilema!!!

Recentemente, tanto nos meios acadêmicos quanto no mercado especializado, vejo surgirem discussões sobre qual é o profissional mais habilitado: aquele que detém um título de MBA ou aquele certificado PMP. Tendências existem e prós e contras ora pendem para um, ora pendem para outro, oscilando conforme as necessidades do mercado empresarial.

O que escapa a compreensão dos que defendem um ou outro ponto de vista é que o profissional ideal, preparado para as novas exigências é justamente aquele que não se contenta em escolher entre um caminho ou outro. É aquele que enxerga cada uma dessas esferas dentro de suas devidas especificidades e compreende que são coisas diferentes, porém complementares.

Em relação ao MBA, o desafio é discutir em fórum privilegiado desde questões fundamentais e conceituais sobre gestão de projetos até a práxis e os mecanismos de funcionamento concreto, já que neste âmbito conta-se com a contribuição e com a experiência de outros profissionais em busca de especialização e know-how (note-se que me refiro a cursos sérios, reconhecidos e de qualidade).

Já a certificação PMP é o resultado de um processo com um objetivo mais direcionado e especifico, cuja proposta é atestar que o profissional em questão tem experiência em gerenciamento – requisito básico para a certificação – e conhecimentos do PMBoK, cujo guia baseia-se em melhores práticas na área.

Podemos resumir da seguinte forma:

- Os cursos MBA em gestão de projetos se propõem a preparar, reciclando conhecimentos com suporte de professores que são profissionais de mercado.

- O PMI objetiva certificar profissionais que apresentem credenciais e mantenham a busca de conhecimento, continuando a acumular experiênciais.

O que deve ficar claro é : o profissional com acumulo de conhecimento e experiências sempre foi a busca do mundo corporativo, mas isto só é possível através de um processo continuo de aprendizagem, troca de informações e exercício do conhecimento.

Não farei aqui juízo de valor se um profissional prática a gestão de projetos da forma correta, pois isto é objeto de outra ampla discussão, mas pretendi apresentar uma visão do que acomete o mercado de gerenciamento de projetos com uma conclusão simples.

Danilo Velloso (danilovelloso@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário