Diagrama de Afinidade
O diagrama de afinidade organiza um grande número de idéias em suas relações naturais, este método explora a criatividade de uma equipe e intuição e, foi criado em 1960 pelo japonês Jiro Kawakita antropólogo.
O diagrama de afinidade é usado para organizar em grupos um grande número de idéias, opiniões, ou preocupações relativas a determinado tópico, esta ferramenta é utilizada normalmente na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se conhecer o problema por meio da organização das idéias.
O processo se destina a estimular a criatividade e a participação total. Ele funciona melhor com grupos de tamanho limitado (é recomendado, no máximo, oito participantes), onde as pessoas estão acostumadas a trabalhar juntas. Esta ferramenta é usada freqüentemente para organizar as idéias geradas por brainstorming.
Resumindo:
Para se construir o Diagrama de Afinidade, devemos pensar no problema em questão, suas causas e, posteriormente separar estas causas em categorias, através de afinidades. É originado pelo Brainstorming e torna-se um complemento do Ishikawa, porém com aplicações mais amplas (por exemplo, o que pode ser importante na qualidade de um aparelho celular? Cada envolvido dirá o que considera importante, posteriormente estes itens serão separados por categorias e esta separação ocorre pela afinidade dos itens levantados).
Quando usar um Diagrama de Afinidade ?
- Quando você se depara com muitos fatos ou idéias em aparente caos..
- Quando questões parecem grandes e complexas para compreensão.
- Quando o consenso do grupo é necessário
- Depois de um exercício de reflexão
- Ao analisar os dados verbais, tais como resultados da pesquisa.
- Fornecer suporte para inovação de conceitos tradicionais
- Organizar as idéias resultantes de algum processo de avaliação, como na auditoria da qualidade;
- Planejar a coleta de dados para futura Estratificação
Roteiro para construção:
- Gerar os dados para construção do diagrama de afinidades
- Espalhe os dados resultantes sobre a mesa, de modo que todos possam vê-los
- Forme grupos de dados, contendo no máximo 5, com alguma característica comum.
- Identifique cada grupo pela característica comum de agrupamento e registre-a no cartão título, que deverá ter alguma marca, para diferenciá-lo dos cartões de dados.
- Prenda cada grupo ao seu cartão título, de modo que apenas que apenas este último esteja visível.
- Repita os passos 3, 4, 5 usando os cartões título como cartões dados.
- Repita os passos, 3, 4, 5 para cada novo conjunto de cartões título criados, até que você tenha, apenas, um grupo contendo no máximo 5 cartões títulos.
- Comece a construção do diagrama pelos pequenos grupos iniciais; construa um retângulo envolvendo cada grupo.
- Sobre o lado superior do retângulo coloque o cartão título do grupo
- Envolva, com um retângulo, os retângulos cujo título forma um grupo
Fica aqui a dica: Para manipular com eficiência diagramas de afinidades a Microsoft Office Labs oferece gratuitamente o software StickySorter, bastante útil para profissionais, estudantes e qualquer um que queira estimular o processo criativo em busca de soluções para problemas. (http://www.microsoft.com/portugal/educacao/suiteaprendizagem/stickySorter.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário