Hoje resolvi escrever um pouquinho sobre documentação mínima para voce gerir seu projeto com segurança e efetividade. Durante cada fase do ciclo de vida do projeto, isto é, iniciação, planejamento, execução e encerramento há os documentos essenciais
que precisam ser criados de modo a assegurar que tenhamos um projeto de sucesso. Não quero dizer aqui que isto é uma verdade, mas é um caminho !
Esses documentos apoiam o projeto durante seu ciclo de vida e tem papel fundamental !
Recomendo aqui como melhores práticas uma lista por fase do projeto que podeajudá-lo:
- Fase de iniciação:
- Business Case – Documento que contem custos e benefícios do projeto de modo que sponsor saiba qual será o retorno sobre o investimento (benefício).
- Estudo de viabilidade – Para garantir que o projeto seja viável antes do kick off .
- Project Charter – Termo de Abertura onde é registrado os objetivos do projeto, escopo, equipe, premissas, restrições, prazos e resultados finais.
- Fase de planejamento:
- Plano de projeto – Deve ser concluído durante a fase de planejamento e, irá listar todas as fases, tarefas e subtarefas que precisam ser feitas e quando para completar o projeto.
- Planejamento de recursos – Plano de alocação de recursos necessários no projeto, incluindo financeiro, equipamentos e outros recursos materiais.
- Plano de qualidade – Documente os requisitos da qualidade , contra a qual os seus resultados serão medidos para garantir a satisfação do cliente.
- Plano de risco – Riscos não documentados..não são gerenciados ! Para gerenciar riscos de forma eficaz, documente a probabilidade e o impacto de cada risco e o plano de resposta ao risco. Atribua responsáveis para cada risco
- Plano de comunicação – Comunicação eficaz com as partes interessadas no momento certo com a informação correta !
- Fase de execução:
- Gestão de Mudança – Cada mudança no projeto deve ser documentada permitindo a correta priorização e controle de alterações.
- Gestão de Risco – gerenciamento de riscos em curso devem ser documentados em formulário do risco e monitorados.
- Gestão de Issues – registre os issues em uma diário de bordo ou formulário a medida que surjam e adicione ações para resolvê-los de forma eficaz e rápida.
- Gestão do tempo – gerencie o tempo da equipe no projeto através de ferramentas e atualize seu plano de projeto continuamente.
- Gestão de custos – gestão financeira do projeto é gerenciar usando os formulários de despesas e planilhas de orçamento. Cada despesa deve ser registrada e aprovada para garantir que você acompanhe isso contra o orçamento original do projeto como se fosse sua empresa
- Fase de encerramento:
- Relatório de encerramento: Quando um projeto chega ao fim, é importante documentar todas as ações e etapas necessárias para encerrar o projeto. Isso deve incluir mudança de pessoas, equipamentos e materiais.
Boa sorte no seu projeto !
Muito bom.
ResponderExcluirParabéns!
Myrian.
Muito bom.
ResponderExcluirParabéns!
ótimo, parabéns!
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