sábado, 8 de junho de 2013

Os Gurus da Qualidade - Vicente Falconi Campos

Os Gurus da Qualidade - Vicente Falconi Campos


Sua metodologia de implantação do programa de qualidade total e produtividade foi quem exerceu a principal influência no Programa de Qualidade e Produtividade no Brasil.


Para CAMPOS “um produto ou serviço com qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades dos clientes”.O sistema da qualidade, preconizado por Falconi, é composto pelo:

  1. Gerenciamento pelas Diretrizes: De competência da Alta Administração, bjetiva definir a visão de futuro da empresa, ou seja, como os seus integrantes querem ser vistos pela sociedade nos próximos 5 ou 10 anos. Além disso, durante o planejamento Estratégico, são elaborados planos de metas a serem atingidas para que se alcance a visão proposta, bem como as diretrizes gerais que irão definir os procedimentos a serem adotados em cada uma das áreas da empresa;
  2. Gerenciamento da Rotina: De competência de cada funcionário que exerça o controle sobre algum processo, que resulte na geração de um produto ou serviço, consiste em gerenciar a produção desses produtos e serviços a fim de reduzir os custos e proporcionar melhorias, tendo sempre em vista a satisfação dos clientes;
  3.  Gerenciamento do Crescimento do Ser Humano: De competência de todos os que exercem cargo gerencial na empresa, consiste em buscar, no dia a dia, melhores condições de trabalho para o funcionário, seja em equipamentos, seja em treinamento, buscando motivá-lo para o trabalho e propiciar seu crescimento enquanto profissional e ser humano. Parte da premissa de que para ter um serviço de Qualidade, precisa-se, em primeiro lugar, ter funcionários com qualidade.

Falconi estabelece os sistema de gerenciamento acima citados e propugna pelo uso do método de gestão do Ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Avaliar e Agir Corretivamente) e de ferramentas gerenciais tais como o 5W1H (What, When, Who, Where, Why e Haw), Método de Análise e Solução de Problemas (MASP), 5 S (Sensos de Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Auto-disciplina), entre outras.

No seu livro, o autor procura explicar de forma sintética e ao mesmo tempo clara sua concepção do que é realmente o gerenciamento de uma organização sob a ótica sistêmica – o que ele chama de sistema de gestão. A ideia é que todas as partes de uma organização se interligam intimamente através de processos que devem ser gerenciados para atingir resultados por meio de indicadores. Falconi também ensina preciosas lições sobre como colocar em prática a melhoria contínua do que se faz através do método de resolução de problemas.


Para a implantação do programa de qualidade ele diz que é de responsabilidade indelegável do presidente da empresa e que ocorre de cima para baixo. Sugere iniciar com a adoção da metodologia de solução de problemas e gerenciamento da rotina e, considera indispensável a definição de um Comitê ou Coordenadoria de Implantação. 
Veja o Video: Metas podem virar fracasso sem planejamento


“A maioria das pessoas reluta em assumir que tem problemas. Mas, para melhorar continuamente, as empresas devem fazer isso mesmo quando estão satisfeitas com seus resultados. É uma maneira de perseguir algo sempre mais ambicioso. “Se uma empresa quer vender mais, terá que declarar como problema o baixo volume de vendas mesmo que o desempenho dos vendedores seja considerado ótimo”. Algumas empresas utilizam do conceito “problema”, como uma oportunidade para desenvolver melhorias na sua operação.”


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Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
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