sábado, 3 de agosto de 2013

Projetos Problemáticos uma abordagem prática em 8 passos

Todos nós gestores de projetos sempre que entregamos um projeto ganhamos um ticket de entrada para um projeto maior e mais importante. 

E nós sabemos que muitos projetos que são executados tem características bem interessantes, como por exemplo aquele projeto na empresa do João o :  


Projeto KAMIKAZE

Prazo impossível e Inegociável...ele não necessariamente começa atrasado, mas vem com um prazo que é impossível de cumprir e com uma nota do Diretor dizendo que é inegociável sendo seu "novo desafio criativo" 
Não aceita alterações de escopo, muito menos prazo, o que dizer da qualidade e custo então nem pensar e,  com um "PRANO" do projeto no melhor estilo go horse "vai cavalo", ou melhor em tempos de metodologias ágeis EXTREME GO HORSE  desenvolvido com metodologia de última geração o BMB versão 5 (Bumba Meu Boi). 

E como não é novidade, ele se torna um Projeto Problemático...e advinha quem é o problema ?

Voce então é contratado (ou contactado) para resolver a situação. Seu Diretor, com as melhores técnicas motivacionais (estilo "voce será nosso novo campeão") te apresenta o desafio e, depois que voce ouve esta triste história tem sua primeira reação ...ahhh a primeira reação ....

A de voces eu não sei , mas a minha era de pular do 7 andar e sumir, mas não dava, a janela estava lacrada...mas a oportunidade é única !

Imaginem a Cena digna de Oscar:

Take 1 - Seu superior te chama e avisa "Voce é o cara!" 
Take 2 - Voce gerente com todo orgulho enche o peito e enquanto ele explica mais um pouco a situação voce começa a sonhar.....
Take 3 - O grand finale , a entrega do projeto onde voce é homenageado em envento da empresa e aplaudido de pé pelos colegas e diretores, seu projeto vira case de sucesso, é apresentado em eventos de congressos de gestão de projetos e voce passa a ser o novo guru !  



Amigo, acorda e aterrisa....

Quando voce volta à realidade voce apenas ouve o final da conversa e, para sua felicidade inominável  este projeto pertence ao programa LEGO cujo escopo isoladamente não serve para absolutamente nada ! E, voce é o gerente de projetos alocado para gerenciar “o parafuso da porta”, ao invés da porta inteira, quando o projeto termina dá a sensação de que nada foi feito.....

Mas nós sabemos que apesar de tudo, projetos problemáticos tem sim um lado positivo, te torna resiliente, cria cicatrizes,te amadurece e voce se torna referência na empresa (ou nas próximas). 



É claro que vale a oportunidade !






Resolvi inovar um pouco e montei uma apresentação demonstrando quais passos considero importantes para voce recuperar projetos problemáticos. 


Espero que voces leiam e aproveitem !

Aproveitem, clicando aqui.

Curta a página de Excelência Operacional e Gestão de Projetos no Facebook, clicando em:http://www.facebook.com/nelsonrosamilha, e,  siga-me no twitter: nelsonrosamilha (vagas e frases de gestão)

BOM USO !

Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha
http://br.linkedin.com/in/rosamilha

BOM USO !
Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®

rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilhahttp://br.linkedin.com/in/rosamilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário