sábado, 31 de agosto de 2013

O uso de Frontloading em Projetos Lean de Inovação com o método 5 D



Naquele artigo comentei sobre uma ferramenta a ser utilizada que é o Frontloading utilizado na fase 1-Definir.


                                                          Nesta etapa é estabelecido a estratégia de inovação conectada ao objetivo do projeto e identificado sua abrangência. Como no início do projeto sabemos pouco sobre ele, é estabelecido um workshop com os principais interessados no projeto de modo que a equipe possa antecipar e criar um alto nível de conhecimento compartilhado entre eles deste modo será mais fácil criar uma grande solução.






A grande vantagem desta ferramenta é que ela não é de uso exclusivo de projetos de inovação, vocês irão perceber isto quando terminarem de ler este artigo e, poderão concluir o mesmo que eu.

Frontloading é uma abordagem para acelerar e nivelar o conhecimento do escopo do projeto, além do impacto no negócio,   reforçar isto através de um workshop com os principais interessados no projeto antes de se avançar para a fase 2-Descobrir proporciona imenso valor agregado.

 Por definição, o risco é maior no início do projeto em função do pouco conhecimento que se tem do mesmo, é possível juntamente com a equipe e principais stakeholders diminuir ou mesmo eliminar este risco criando durante este workshop um   alto nível de conhecimento compartilhado.

Quais os passos a serem executados?

  1. Revise os objetivos do projeto,
  2. Elabore questões que você e equipe gostariam que fossem respondidas de modo que os usuários recebam uma solução excelente, mas lembre-se formule perguntas específicas ao invés de temas ou palavras chave. Lembre-se que ao elaborar as perguntas você sempre deve levar em consideração perspectivas como:
    • Clientes: 
    • Usuários e outras partes interessadas 
    • Contexto: político, econômico, social. 
    • Fatores tecnológicos 
    • Competição: mercado e a situação da concorrência 
    • Colaboradores: parceiros e fornecedores
    • Empresa: estratégias, capacidades e recursos
  3. Apresente estas questões para a equipe/grupo procurando separar estas questões

    por área/disciplina (quem sabe você não utiliza aqui um diagrama de afinidades)
  4. Para cada disciplina/área priorize estas questões utilizando o critério de importância x urgência,

    você pode utilizar o quadro visual ao lado e post-it para agrupar as questões.
  5. Discuta maneiras de achar respostas às questões elaboradas e  assinale estas questões a um responsável, uma lista simples como por exemplo:

  6. Utilize estas questões como base para  planejar a fase 2 – Descobrir e deixe estas questões visíveis a todos em um mural (lembre-se uma imagem vale por mil palavras),
  7. Compartilhe as respostas no mural de maneira que todos possam ter a mesma base de conhecimento e entendimento

O Frontloading é uma técnica que pode ser utilizada também em gestão de escopo de projetos onde a necessidade de criar a EAP é fundamental, pensando um pouco fora da caixa esta técnica pode ser utilizada na criação dos pacotes de trabalho, levantamento de requisitos e sendo bem criativo por que não na identificação dos riscos dos projetos. É para isto que servem as ferramentas certo ? 

Em meu próximo artigo irei ensinar em como utilizar-se do Muro de Conhecimento


Curta a página de Excelência Operacional e Gestão de Projetos no Facebook, clicando em:http://www.facebook.com/nelsonrosamilha, e,  siga-me no twitter: nelsonrosamilha (vagas e frases de gestão)

BOM USO !

Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha
http://br.linkedin.com/in/rosamilha 
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário