Estes dias estava voltando para São Paulo em uma viagem e avião e naqueles minutos de viagem fiquei pensando em inovação....assunto da moda mas na minha opinião difícil de colocar em prática, principalmente quando falamos de projetos.
Nossos clientes e nós gestores queremos o mesmo:
Acabei encontrando um método dinamarquês de projetos de inovação Lean muito interessante que irei discorrer aqui.
Nossos clientes e nós gestores queremos o mesmo:
- Entregar duas vezes mais rápido que o cliente necessita,
- Proporcionar produtos e serviços que atendam e excedam a expectativa do cliente
- Destacar-se de nossos concorrentes e sermos únicos,
- Proporcionar uma visão única do projeto onde todos os membros da equipe lutem e acreditem nele.
- Foco na solução - faça a coisa certa
- Foco na melhoria - faça melhor o tempo todo
- Foco no processo - faça certo
Acabei encontrando um método dinamarquês de projetos de inovação Lean muito interessante que irei discorrer aqui.
Método 5 D
- Definir - Nesta etapa é estabelecido a estratégia de inovação conectada ao objetivo do projeto e identificado sua abrangência. Como no início do projeto sabemos pouco sobre ele, é estabelecido um workshop com os principais interessados no projeto de modo que a equipe possa antecipar e criar um alto nível de conhecimento compartilhado entre eles deste modo será mais fácil criar uma grande solução. Uma ferramenta muito utilizada é a de frontloading, que irei discorrer em um próximo artigo.
- Descobrir - Este é o momento de coletar e compartilhar detalhes do escopo do projeto e entender as inovações, para ajudar nesta fase você pode utilizando-se de:
- entrevistas presenciais que irão ajudar a criar um entendimento comum do escopo,
- gemba walk (entenda seu habitat), entrevista com especialistas internos e externos à empresa (não fazemos isto com nossos colegas da comunidade ?),
- mapeamento de tendências técnicas utilizada para processar e definir os fatores importantes que devem ser considerados durante seu trabalho junto ao usuário ,
- mapeando dos competidores
- Dirigir - mapeia as oportunidades identificadas e determine qual a direção a ser tomada, nesta etapa você poderá se utilizar do "Muro de Conhecimento" (irei detalhar esta técnica em meu próximo artigo) que é uma forma visual de partilha de conhecimentos com a equipe do projeto durante todo o processo de inovação. O Muro (ou parede) é usado para descobrir e interpretar afinidades entre informação e, conseqüentemente, a identificação de oportunidades de inovação. Lembre-se que todo este conhecimento deve ser "conectado" as necessidades do grupos de usuários em termos de seus objetivos, o comportamento e características pessoais. O objetivo final é produzir uma lista de critérios e requisitos alvo para um conceito novo. Um critério de conceito é uma indicação qualitativa de uma necessidade do usuário ou uma restrição de negócios que define a direção para o desenvolvimento do conceito e para a avaliação. Um requisito é alvo uma indicação quantitativa de um critério que consiste de uma métrica e uma medida de desempenho.
- Desenhar - etapa onde começamos a determinar como será desenvolvido o trabalho, duas técnicas podem ser utilizadas:
- Matriz de Desenho - forma estruturada de explorar as possíveis soluções para um desafio. Isto é feito através de quebrar um produto, serviço ou experiência em alternativas menores sub-elementos e gerando para cada um deles.
- Description Concept é uma forma de comunicar conceitos gerados em uma página. Ele inclui uma visualização do conceito, uma descrição de proposição de valor,o segmento alvo, possivel roteiro, figuras-chave do mercado, business case, riscos e consequências internas
- Desenvolver - nesta etapa começamos a dar vida ao projeto, é muito importante relembrar o princípio Lean descrito acima, algumas técnicas utilizadas são:
- Prototipagem rápida - é uma abordagem para a comunicação de idéias ou de trabalho feito em projetos, a fim de obter um feedback rápido a partir de experimentos ou das partes interessadas no projeto antes de detalhar a solução. protótipos devem ser feitos mais cedo e com freqüência durante o processo de inovação ou execução do projeto.
- Sessões de feedback, vários tipos de partes interessadas podem fornecer feedback sobre seus conceitos. As sessões podem ser realizadas várias vezes durante o projeto, mas deve começar cedo o suficiente para que você tenha tempo agir sobre o feedback.
Integrar todas estas fases requer gestão, não vou elaborar ou descrever métodos de gestão vou apenas lembra-lo que gestão envolve processo e controle e , se você não mede então você não controla, então você esta abandonado a própria sorte.
Aguarde meu próximo artigo, onde irei detalhar as ferramentas e técnicas.
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BOM USO !
Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
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