quarta-feira, 25 de julho de 2012

Gestao de Projetos utilizando Front End Loading

Front End Loading 

O Front End Loading ou simplesmente FEL é um processo muito utilizado em projetos de mega empreendimentos, tecnicamente denominados de projetos de capital. Estes projetos requerem grandes investimentos e os processos FEL são utilizados com o objetivo de minimizar os riscos de investimentos em projetos não viáveis e sem atratividade para a organização, porque se  investe uma fortuna no projeto e o benefício leva anos para ser confirmado.

Normalmente o FEL é utilizado no setor industrial como, por exemplo, mineração, energia e petroquímica onde os projetos são de alta complexidade e de altos custos.

Este processo de planejamento permite que os patrocinadores possam resolver riscos e decidir comprometer recursos para maximizar a chance do projeto ser bem sucedido, o Front-end loading (FEL), também referenciado como pre-project planning (PPP), front-end engineering design (FEED), inclui planejamento e desenho nas fase inicial do ciclo de vida do projeto, no momento quando a abilidade de influenciar mudanças no desenho é relativamente alta e o custo para efetuar estas mudanças é baixo.

O processo também se utiliza de stage-gates, onde o estágio passa por uma validação formal no ciclo de vida do projeto antes de receber fundos e proceder para o próximo estágio de trabalho.

Um dos motivos para utilizar o FEL é a oportunidade que esta ferramenta oferece para potencializar o nivelamento e o agrupamento dos projetos, de acordo com o seu estágio de maturidade, proporcionando tranquilidade e segurança, à direção executiva da organização, para a tomada de decisão referente à autorização do investimento.

O processo FEL é uma importante ferramenta no gerenciamento de projetos que estrutura e sistematiza suas fases de desenvolvimento. Além disso, estabelece critérios utilizando as melhores práticas de gestão para execução de cada etapa do projeto reduzindo custos desnecessários e aumentando a qualidade dos resultados do projeto.

Através da metodologia FEL é possível desenvolver uma definição detalhada do escopo dos projetos alinhando-os plenamente aos objetivos estratégicos da empresa (cliente) e ajuda a avaliar a maturidade de um projeto com base em sua fase de desenvolvimento.

Deve ser iniciado na concepção do projeto, pois assim seus benefícios poderão exercer um maior e melhor impacto sobre os custos potencializando os pontos fortes e identificando e reduzindo os pontos fracos.

Assim, com a boa gestão dos projetos e com a utilização sistemática da metodologia FEL, a lucratividade dos negócios é aperfeiçoada tanto para a empresa (cliente) quanto para os fornecedores de materiais e serviços, permitindo uma melhor programação das tarefas com significativas economias de tempo e recursos.

A metodologia FEL define o ciclo de vida do projeto em 3 fases:

Desenvolvimento, Execução e Operação (Independent Project Analysis, 2010). A fase
de Desenvolvimento é dividida ainda em três estágios. A saber:

• FEL 1 – Análise do Negócio;
• FEL 2 – Desenvolvimento do Escopo;
• FEL 3 – Planejamento da Implantação.

As transições de um estágio para o outro são denominadas gates ou “portões de passagem”. Estes gates representam pontos de tomada de decisão quanto à aprovação do projeto para a próxima fase, retorno para melhor definição, ou cancelamento.  Veja a figura exemplo abaixo:






No desenvolvimento de software há uma diferença fundamental não é desejável a superposição das fases , uma vez que o estudo das alternativas somente pode ser levado adiante com segurança quando a análise do negócio  estiver concluída. O motivo é a existencia de versões, como um software. No caso do desenvolvimento de software, é desejável iniciar o desenvolvimento de uma nova versão, com correções e melhorias, mesmo antes daanterior ter sido lançada.

Quer saber mais ?

http://pt.scribd.com/doc/68507341/6/Metodologia-de-gestao-de-projetos



Bom uso !
Twitter: nelsonrosamilha
http://br.linkedin.com/in/rosamilha

http://www.facebook.com/nelsonrosamilha (página de projetos e excelência operacional)

Um comentário:

  1. Ótimo conteúdo para implementar em nossa empresa para que saiba tudo sobre gestão agil de projetos, bom conteúdo

    ResponderExcluir