O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950. Na indústria, seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas. A metodologia 5S tem sido desenvolvida de forma eficaz e participativa nas empresas através de fundamentos de fácil compreensão e capacidade de apresentar resultados expressivos. Isso responde a questão daqueles que se perguntam: “por que cada vez mais empresas investem na aplicação dos 5S?” A resposta é simples: porque é uma ferramenta baseada em idéias simples e que podem trazer grandes benefícios para as empresas.
1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO
CONCEITO: separar
o útil do inútil, eliminando o desnecessário.
Também pode ser
interpretado com Senso de Utilização, Arrumação, Organização, Seleção.
Nesta
fase, o trabalho começa a ser colocado em ordem, para que só se utilize o que
for realmente necessário e aplicável. Por isso, é importante ter o necessário,
na quantidade adequada e controlada para facilitar as operações.
É essencial saber
separar e classificar os objetos e dados úteis dos inúteis da seguinte forma:
• o que é usado
sempre: colocar próximo ao local de trabalho.
• o que é usado
quase sempre: colocar próximo ao local de trabalho.
• o que é usado
ocasionalmente: colocar um pouco afastado do local de trabalho.
• o que é usado
raramente, mas necessário: colocar separado, em local determinado.
• o que for
desnecessário: deve ser reformado, vendido ou eliminado, pois ocupa espaço
necessário e atrapalha o trabalho.
Vantagens:
• Reduz a
necessidade e gastos com espaço, estoque, armazenamento, transporte e seguros.
• Facilita o
transporte interno, o arranjo físico, o controle de produção.
• Evita a compra de
materiais e componentes em duplicidade e também os danos a materiais ou
produtos armazenados.
• Aumenta a
produtividade das máquinas e pessoas envolvidas.
• Traz maior senso
de humanização, organização, economia, menor cansaço físico e maior facilidade
de operação.
• Diminui riscos
acidentais do uso destes materiais pelo pessoal.
Todos da equipe
devem saber diferenciar o útil do inútil, o que é realmente necessário e o que
não é!
2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO
CONCEITO: IDENTIFICAR E ARRUMAR TUDO, PARA QUE QUALQUER
PESSOA POSSA LOCALIZAR FACILMENTE
Também pode ser
definido como Senso de Ordenação, Sistematização, Classificação,Limpeza.
O
objetivo é identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar
facilmente o que precisa e a visualização seja facilitada.
Nesta fase é
importante:
• padronizar as
nomenclaturas.
• usar rótulos e
cores vivas para identificar os objetos, seguindo um padrão.
• guardar objetos
diferentes em locais diferentes.
• expor visualmente
os pontos críticos, tais como extintores de incêndio, locais de alta voltagem,
partes de máquinas que exijam atenção, etc.
• determinar o
local de armazenamento de cada objeto
• onde for
possível, eliminar as portas.
• não deixar
objetos ou móveis no meio do caminho, atrapalhando a locomoção no local.
Vantagens:
• Menor tempo de
busca do que é preciso para operar, ler, enviar etc.
• Menor necessidade
de controles de estoque e produção.
• Facilita
transporte interno, controle de documentos, arquivos ou pastas, além de facilitar
a execução do trabalho no prazo.
• Evita a compra de
materiais e componentes desnecessários ou repetidos ou danos a materiais ou
produtos armazenados.
• Maior
racionalização do trabalho, menor cansaço físico e mental, melhor ambiente.
• Melhor disposição
dos móveis e equipamentos
• Facilitação da
limpeza do local de trabalho
A ordenação eficiente
do material de trabalho deve ser implantada com uma nomenclatura padronizada e
divulgada dos arquivos, pastas, documentos, salas, estoques etc e com a
indicação correta do local de estocagem. As pessoas devem saber onde procurar
cada coisa quando necessário e todos devem seguir as regras. É importante fazer
uma análise da situação atual da instituição, como as coisas estão organizadas
e onde. Sempre que possível, deve-se trabalhar para reduzir os estoques e definir
qual o melhor local para guardar cada coisa. A idéia principal nesta fase é:
“Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.”
3.º S - SEISOU - SENSO DE LIMPEZA
CONCEITO: MANTER UM AMBIENTE SEMPRE LIMPO, ELIMINANDO AS
CAUSAS DA SUJEIRA E APRENDENDO A NÃO SUJAR.
Também pode ser
definido como Senso de Zelo.
Cada
pessoa deve saber a importância de estar em um ambiente limpo e dos benefícios
de ambiente com a máxima limpeza possível. O ambiente limpo traduz qualidade e
segurança.
O desenvolvimento
do senso de limpeza proporciona:
• Maior
produtividade das pessoas, máquinas e materiais, evitando o retrabalho.
• Evita perdas e
danos de materiais e produtos.
Para isto, é
importante que o pessoal tenha consciência e habitue-se a:
• Procurar limpar
os equipamentos após o seu uso, para que o próximo a usar encontre-o limpo.
• aprender a não
sujar e eliminar as causas da sujeira.
• definir
responsáveis por cada área e sua respectiva função.
• manter os
equipamentos, ferramentas etc, sempre na melhor condição de uso possível.
• após usar um
aparelho, deixá-lo limpo e organizado para o próximo utilitário.
• cuidar para que
se mantenha limpo o local de trabalho, dando atenção para os cantos e para
cima, pois ali acumula-se muita sujeira
• não jogar lixo ou
papel no chão
• dar destino
adequado ao lixo, quando houver
Inclui-se ainda
neste conceito, de um modo mais amplo, manter dados e informações atualizados,
procurar ser honesto no ambiente de trabalho e manter bom relacionamento com os
colegas. Tudo isto é fundamental para a imagem (interna e externa) da empresa.
4.º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE
CONCEITO: MANTER UM AMBIENTE DE TRABALHO SEMPRE FAVORÁVEL
A SAÚDE E HIGIENE.
Também pode ser
definido como Senso de Asseio e Integridade.
Higiene
é manutenção de limpeza e ordem. Quem exige qualidade cuida também da
aparência. Em um ambiente limpo, a segurança é maior. Quem não cuida bem de si mesmo
não pode fazer ou vender produtos ou serviços de qualidade.
O pessoal deve ter
consciência da importância desta fase, tomando um conjunto de medidas, como:
• Ter os 3S's
previamente implantados.
• Capacitar o
pessoal para que avaliem se os conceitos estão sendo aplicados realmente e
corretamente
• eliminar as
condições inseguras de trabalho, evitando acidentes ou manuseios perigosos
• humanizar o local
de trabalho numa convivência harmônica.
• difundir material
educativo sobre a saúde e higiene.
• respeitar os
colegas como pessoas e como profissionais,
• colaborar, sempre
que possível, com o trabalho do colega.
• cumprir horários,
• entregar
documentos ou materiais requisitados no tempo hábil.
• não fumar em
locais impróprios etc.
Ter a empresa limpa
e asseada requer gastos com sistema e material de limpeza. Requer manutenção da
ordem, da limpeza e principalmente disciplina. Cada membro da equipe deve ter
consciência da importância de se trabalhar num local limpo e organizado.
As vantagens são:
• melhor segurança
e desempenho do pessoal.
• prevenção de
danos à saúde dos que convivem no ambiente.
• melhor imagem da
empresa internamente e externamente.
• elevação do nível
de satisfação e motivação do pessoal para com o trabalho.
Algumas medidas
importantes e úteis nesta fase também podem ser: colocar avisos ou instruções
para evitar erros nas operações de trabalho, bem como designações, avisos e
identificação dos equipamentos (recursos visuais). Quando importantes, os
avisos devem ser vistos à distância, bem destacados e acessíveis a todos do
setor. É importante nesta fase conferir se o programa está sendo realmente
implantado, verificando cada etapa, se o pessoal está preparado e motivado a
cumprir o programa.
5.º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
CONCEITO: Fazer dessas atitudes
um hábito, transformando os 5s num modo de vida.
Atitudes
importantes:
• Usar a
criatividade no trabalho, nas atividades.
• Melhorar a
comunicação entre o pessoal no trabalho.
• Compartilhar
visão e valores, harmonizando as metas.
• Treinar o pessoal
com paciência e persistência, conscientizando-os para a importância dos 5s's .
• De tempos em
tempos aplicar os 5s's para avaliar os avanços.
É importante
cumprir os procedimentos operacionais e os padrões éticos da instituição,
sempre buscando a melhoria.
A
auto-disciplina requer a consciência e um constante aperfeiçoamento de todos no
ambiente de trabalho. A consciência da qualidade é essencial.
Com o tempo, a
implantação do programa traz benefícios como:
• Reduz a
necessidade constante de controle.
• Facilita a
execução de toda e qualquer tarefa/operação.
• Evita perdas
oriundas de trabalho, tempo, utensílios etc.
• Traz
previsibilidade do resultado final de qualquer operação.
• Os produtos ficam
dentro dos requisitos de qualidade, reduzindo a necessidade de
controles, pressões
etc.
Roteiro Sugestivo para implantar o 5S:
1ª etapa: equipe de implantação
Formada por 3
pessoas, no mínimo, de diferentes setores da instituição e 1 pessoa da alta
administração. A equipe tem que ter disponibilidade para conduzir o processo, orientar,
esclarecer dúvidas e fazer visitas rotineiras de acompanhamento.
2ª etapa: Planejamento
Equipe de
implantação pode elaborar um cronograma, um plano de orientação, determinar as
ferramentas que serão utilizadas e dividir as atividades. As tarefas e as responsabilidades
devem ser distribuídas e todos devem se comprometer com os prazos de
cumprimento.
3ª etapa: Fotos e registros
É importante
registrar a situação atual da organização, em todas as áreas, especialmente
onde forem percebidas necessidades de melhoria. Posteriormente, a equipe deve
se reunir e discutir as falhas, as ações corretivas, dar sugestões de melhoria
baseadas nas fotos. É importante a opinião de cada um, principalmente por que
pertencem a áreas diferentes na empresa.
4ª etapa: Reunião
A equipe pode
convidar o pessoal da instituição para uma reunião, compartilhar os dados e
mostrar o compromisso e a disposição para implantar o método. Nesta reunião, a
equipe pode iniciar o trabalho de conscientização do pessoal, da importância do
programa 5S para a melhoria do trabalho. A equipe também pode explicar os
objetivos do trabalho, mostrar as vantagens do programa e os benefícios.
5ª Etapa: Implantação
Após esta reunião
de sensibilização do pessoal com a equipe responsável, o programa começa a ser
efetivamente implantado. As responsabilidades são divididas de acordo com as áreas
de trabalho, bem como os mapas de acompanhamento do trabalho. Em casa fase, o
pessoal envolvido deve se reunir para definir as atividades, esclarecer as
dúvidas, citar exemplos, etc. A interação da equipe com o pessoal envolvido é
importante, para que não fiquem dúvidas a respeito do programa e para que tudo
corra bem na fase seguinte.
6ª Etapa: Acompanhamento
A equipe
organizadora planeja e se organiza para fazer visitas nas áreas de implantação
com pelo menos um membro da equipe organizadora supervisionando a visita. Nas
visitas, os quesitos necessários para a implantação do programa devem ser acordados,
conforme a orientação do colaborador. Os pontos positivos, como os negativos
devem ser apontados, pois o pessoal deve ser motivado a seguir as orientações.
O ideal é que a equipe faça um mapa de acompanhamento mensal para verificar os
benefícios, os resultados , as mudanças. É essencial que todos sigam o programa,
desde os gerentes e diretores aos técnicos de apoio. Com o tempo, cada
integrante vai diagnosticar a importância dos conceitos e de sua aplicação,
tornando a metodologia um hábito no trabalho. Dessa forma, o sistema vai se
consolidando, junto com o Sistema da Qualidade.
Os técnicos e
funcionários novos, que forem se incorporando à empresa, também se habituarão a
aplicar os conceitos, uma vez que entrarem num sistema já implantado. A
gerência, setor ou empresa deve também se responsabilizar por planejar reuniões
periódicas com os membros da equipe para verificar como está sendo seguida cada
fase do programa e as melhorias que podem ser feitas. Isso garante a motivação em
sempre manter o hábito da metodologia e a manutenção do programa sempre implantado.
Os treinamentos dos membros da equipe, técnicos e funcionários, devem ser periódicos
e o acompanhamento deve ser constante. Com os novos treinamentos, a equipe pode
verificar os resultados, avaliações do pessoal, as melhoras e o que ainda pode
ser feito. Também é uma oportunidade de reciclagem dos conhecimentos de cada um
e harmonização da equipe.
Pondo em prática o método 5S:
1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO
Cada pessoa deve
saber diferenciar o útil do inútil. Só o que tem utilidade certa deve estar
disponível. Dê atenção a tudo que estiver dentro de seu ambiente de trabalho
(máquinas, ferramentas, estoques, móveis, papéis, etc.) e defina o que é
necessário através de instruções claras para que todos possam separar o útil do
inútil.
Algumas perguntas
podem ser elaboradas para direcionar este processo:
1. O que pode ser
jogado fora e o que deve ser guardado?
2. O que pode ser
útil para outro setor ?
3. O que pode ser
consertado ?
4. É possível
trabalhar de forma mais econômica, racionalizando o tempo?
Após colocar em um
local determinado aquilo que será descartado, convide as pessoas de outros
setores para que escolham, entre os itens disponíveis, o que de fato lhes
interessar.
2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO
Analisar como as
coisas estão guardadas, onde e por quê. Arrumação é importante para agilizar o
acesso aos documentos e outras coisas em seus devidos lugares. Administrar bem
o patrimônio da instituição é essencial, principalmente no que se refere a
organização e identificação de:
• Laudos,
• Relatórios,
• Atas,
• Documentos em
geral,
• Pareceres,
• Dados
estatísticos,
• Arquivos e pastas
de documentos.
Sempre que
possível, eliminar ou diminuir o processo burocrático de ações ou documentos,
procurando aproveitar o tempo e economizar trabalho desnecessário. Cada um deve
ficar responsável pelo seu espaço, sem prejudicar o espaço do outro. Sempre
deve-se questionar se algo está bom o suficiente ou se é possível ser melhorado.
Para haver corretas
armazenagem organização e identificação de estoques e utensílios de trabalho, devem
ser feitas algumas perguntas:
1. É possível
reduzir os estoques ?
2. O que está à mão
precisa mesmo estar ali ?
3. Os nomes das
coisas estão padronizados ?
4. Qual o melhor
local para cada coisa e por que?
5. O que é
necessário está à mão?
3.º S - SEISOU - SENSO DE LIMPEZA
Levante sugestões
para a melhoria e limpeza do local de trabalho. Marque, se possível, o dia da
limpeza definido, para que todos se organizem. É importante que todos
participem, fazendo a limpeza básica em conjunto, jogando papéis fora, fazendo pequenos
consertos etc. Compartilhe idéias com os colegas, discuta as alternativas
propostas e valorize o trabalho de cada um.
O que deve ser
verificado e avaliado para elaboração de um ambiente organizado e propício, com
a metodologia 5S implantada:
1. Apresentação dos
funcionários - devem se apresentar com boa aparência usando trajes limpos, não
rasgados.
2. Piso e área
externa ao setor (corredores) devem estar limpos, secos e organizados, sem
acúmulo de materiais e sucatas, devem possuir linhas demarcando as áreas de
circulação.
3. Higiene - o ambiente
deve estar limpo, sem acúmulo de materiais orgânicos ou inorgânicos. Deve estar
livre também de materiais/ equipamentos que provoquem contaminação química. O
pessoal deve cuidar da higiene pessoal e usar os devidos equipamentos de segurança
(onde aplicáveis), para garantir a integridade física. É importante também o
cuidado com as máquinas, aparelhos, equipamentos e utensílios.
5.º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
As dicas de prática
do método 5S devem tornar-se hábitos na instituição, entre os funcionários, em
todos os setores para que o programa seja mantido e o controle fique mais
fácil. Em cada etapa, é essencial que o método seja verificado, a implantação
tem que estar em constante verificação; isto também e importante para a próxima
fase, pois são todas interligadas.
A última etapa de
uma série é o ponto de partida para a primeira etapa da próxima. A fase de
auto-disciplina, principalmente é uma das mais importantes e cruciais do programa,
pois é a fase em cada um dos envolvidos terá que desenvolver seu próprio senso
de ordenação e assumir o compromisso com a metodologia.e com suas atividades. Cada
um fazendo a sua parte contribui para o desenvolvimento de todo o programa e a manutenção
da qualidade. Cada um deve estar ciente de suas responsabilidades, ter suas
funções definidas e ser treinados para que haja eficiência na prestação dos
serviços, segurança no local de trabalho e incentivo à capacidade criativa.
Custo de Implantação do Método 5S:
O custo para a
implantação do programa não é alto e os recursos podem ser alocados do
orçamento da empresa ou do setor. De acordo depoimentos de instituições em que
com o método já foi implantado ou está em implantação, não houve dificuldades
para o custeio ou necessidades de compra excessiva de itens. Algumas fases
podem ter o custo mais elevado que outras, o que dependerá também do número de
pessoas envolvidas no processo, do nível de compromisso da equipe,da estrutura
física e da situação atual da empresa. Quanto mais rápido o pessoal se mobilizar
para implantar o programa e se dedicar, menores serão tempo e gastos para
implantar.
Idéias principais do Método 5S:
- ‘Se
você sabe e não faz, é como se você não soubesse.”
- “Os
três primeiros S, ou seja, as 3 primeiras fases, são a base para o sucesso
daimplantação do programa.”
- “Ordenar
é identificar.”
- “O
ambiente mais limpo não é o que mais se limpa, e sim o que menos se suja.”
- “Organização
do pessoal reflete organização do ambiente.”
- “Todo
o trabalho tem de ser feito em equipe.”
- “ A tolerância também é uma ferramenta de trabalho, desde que usada na medida certa.”
Bom Uso !
Twitter: nelsonrosamilha (siga-me , todo dia tem algo novo de gestão de projetos que pode ajudá-lo, inclusive, vagas de empregos)
Linkedin: http://br.linkedin.com/in/rosamilha
Creio que no ponto de pratica do método esteja faltando o 4.º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE, ele pula do 3º para o 5º.
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